CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Plataforma BeActive reúne as principais metodologias ativas

Inovação de caráter inédito no Brasil surge como importante ferramenta educacional de ensino e de aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Plataforma BeActive reúne as principais metodologias ativas
BeActive é uma plataforma inovadora de metodologias ativas

Surge no Brasil a BeActive, a primeira plataforma on-line que reúne as principais metodologias ativas: que são estratégias facilitadoras do ensino e da aprendizagem. A inovação que junta recursos antes esparsos, chega para proporcionar vários benefícios aos professores e alunos. Resultado de longo e intenso trabalho de aplicação de novas tecnologias. Envolvendo pesquisadores em educação e outros profissionais vinculados à Unoeste, a BeActive está disponível gratuitamente para brasileiros e outras nacionalidades de língua portuguesa, sendo que em breve será disponibilizado o recurso de tradução para outros idiomas.

A plataforma junta ferramentas que eram separadas e permite que a gestão do processo ocorra do começo ao fim, do planejamento à avaliação; conforme afirma a pedagoga e doutora em educação Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e aponta outro aspecto relevante: o do professor ter o feedback imediato sobre como cada aluno aprende. O bacharel em sistemas da informação e também doutor em educação Sidinei de Oliveira Souza assegura que a BeActive proporciona segurança na aplicação de metodologias ativas, por juntá-las em uma única plataforma que permite, inclusive, a utilização entre elas.

Professores e alunos têm acesso à BeActive. Por questões de gestão, aluno não tem a mesma visão que o professor, a quem cabe o controle da plataforma. Porém, ao aluno são ofertadas amplas possibilidades de participação e interação. A BeActive oferece vários serviços, aos quais serão incorporados novas funcionalidades, como parte do constante processo de renovação; anuncia o Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão; diretamente envolvido na elaboração da nova plataforma, inclusive na condição de ser formado em engenharia eletrônica, mestre em informática industrial e doutor em engenharia elétrica.

A BeActive disponibiliza amplos recursos para trabalhar com as metodologias Team Based Learning (TBL), a aprendizagem baseada em equipe; Problem-Based Learning (PBL), a aprendizagem baseada em problema; e Peer Instruction (PI), a instrução por pares. A BeActive nasceu, com a ideia surgida em treinamentos de professores, incluindo o Encontro Pedagógico de Docentes (Enped) realizado a cada início de ano letivo na Unoeste. O Dr. Adilson conta que a proposta foi apresentada ao pró-reitor administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, que entendeu o grau de inovação a ser alcançado e aprovou o investimento.

A produção da BeActive contou com a atuação dos desenvolvedores de sistemas Diego de Souza Machado e Luiz Henrique do Espírito Santo Santana. Dentre os próximos avanços estão planejados a inserção da metodologia Project Based Learning (PoBL) ou a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e a Gamification Based Learning (GBL) ou Aprendizagem Baseada e Games (ABG), com a gamificação da plataforma para o uso de jogos que envolvam cooperação e resolução de problemas.

ServiçoClique aqui e para acessar a BeActive.  

Foto: Homéro Ferreira Dr. Sidnei, Diego, Dra. Danielle, Luiz Henrique e Dr. Adilson
Dr. Sidnei, Diego, Dra. Danielle, Luiz Henrique e Dr. Adilson

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem