CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educa Pontal contribui com atividades de valorização da vida

Setembro Amarelo e concurso do Conviva SP estão inseridos na parceria Unoeste e Diretoria de Ensino de Mirante


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Educa Pontal contribui com atividades de valorização da vida
Professores Ana Paula, Kelly e Josué com estudantes de Mirante do Paranapanema

A Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema oferece suporte através de extensão universitária e estimula a participação da comunidade estudantil de escolas estaduais dos oito municípios de sua área de abrangência a participarem do concurso A Arte da Vida: Viver com saúde – Valorização da Vida, promoção da saúde mental e emocional. 

Como parte do material de base para os projetos em desenvolvimento, nesta quinta-feira (22) ocorrem duas ações do Setembro Amarelo e relacionadas ao concurso. Foram realizadas na Unoeste, através do programa Educa Pontal e durante visita à Feira de Profissões por alunos do ensino médio das escolas estaduais José Quirino Cavalcante, de Mirante; e Professora Takako Suzuki, de Narandiba.

Arcos de girassóis 

Os alunos mirantenses deixaram mensagens de valorização da vida nos arcos de girassóis e os narandibenses distribuiram fitinhas amarelas, também com palavras de estímulo à vida, para visitantes da feira que ao longo desta semana tem 10 mil agendamentos, com a média de 2 mil por dia. As ações tiveram orientação do professor universitário e artista plástico Josué Pantaleão da Silva.

Os mirantenses estiveram acompanhados das professoras de geografia Kelly de Oliveira Cabral e de ciências e biologia Ana Paula Aparecida da Costa Guirão. Ambas são egressas da Unoeste. Por Narandiba estiveram presentes os professores de química Lucas Conceição de Oliveira, de biologia Adriele Paiva, e de física Ariane Carlos Gonçalves.

Além das ações do Setembro Amarelo, estão programadas atividades com o professor Josué, também inseridas na parceria permanente da Diretoria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, através do Educa Pontal que é vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, que oferece mestrado e doutorado; e aos cursos de Pedagogia presencial e Pedagogia a distância.

Abraçando o Conviva 

Em relação à Unoeste, o Setembro Amarelo faz parte do Mês da Responsabilidade Social, de inicitiva da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que tem o apoio do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU) em conexão com o Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep). Nas ações do concurso, o Educa Pontal abraça o Conviva-SP.

Esse abraço já ocorreu em outras ocasiões, inclusive durante o período mais grave da pandemia do coronavírus junto ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, da Secretaria da Educação (Seduc) do Estado de São Paulo, que é o Conviva SP e que pela Diretoria tem como responsável a professora especialista em currículo Denise Costa,  integrante da equipe do dirigente professor Enio Magro. 

Foto: Homéro Ferreira Alunos fixam mensagens de valorização da vida em um dos arcos de girassóis na Unoeste
Alunos fixam mensagens de valorização da vida em um dos arcos de girassóis na Unoeste

O Educa Pontal tem a coordenação da professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos; com o envolvimento direto da coordenadora do programa de Educação, Dra. Camélia Santina Murgo; do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; e da coordenadora de ações extensivas gerais professora Cidinha Martines. 

Atividades artísticas 

O concurso com foco no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do estudante, por meio do Conviva SP, envolve as mais de 5 mil escolas estaduais, vinculadas a 91 Diretorias de Ensino. Dentre as finalidades está a de estimular educadores a promoverem o reconhecimento e a valorização de atividades artísticas que expressem elementos associadosà valorização da vida e à promoção da saúde mental e emocional.

Conforme edital do concurso, no âmbito estadual as três escolasvencedoras receberão incentivo para construção de espaço de convivência nas suas dependências, a partir daação de parceiros. Haverá ampla divulgação das atividades vencedoras. A premiação ocorrerá em cerimônia específica, em dia, horário e local a serem definidos, provavelmente no final de outubro ou começo de novembro.

Nas escolas do Pontal do Paranapanema, região conhecida pelas usinas hidreléticas (a maior delas é a de Porto Primavera) e por concentrar o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil (117), conforme a professora Denise Costa as atividades para o concurso são de pintura, colagem, video (inclusive no TikTok), fotografia, música, poseia slam (espaço livre), dança e teatro, entre outras.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem