CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos da Unoeste recebem selo “Prudente Inclusiva 2022”

Reconhecimento concedido pela Prefeitura de Presidente Prudente é pelo compromisso institucional assumido em defesa dos direitos das pessoas com deficiência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Cursos da Unoeste recebem selo “Prudente Inclusiva 2022”
Receberam o selo o coordenador de Fisioterapia Carlos Freitas, a diretora geral do Nead Sônia Sato e a professora de Educação Física Janaína Bezerra

Os cursos de Educação Física nas modalidades presencial e EAD, além de Fisioterapia da Unoeste, foram homenageados pela Prefeitura de Presidente Prudente no Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência (20) e receberam como reconhecimento o selo “Prudente Inclusiva 2022”. O selo, que é uma consideração pelo compromisso institucional assumido em defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcD), foi concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. A solenidade foi realizada no auditório da 29ª subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente. 

A entrega dessa certificação foi criada pela lei municipal nº 30/2022, com o objetivo de incentivar a participação da sociedade prudentina na luta pela inclusão da PcD. E quando essas atitudes e conscientização acontecem, acabam se tornando contribuições no que diz respeito as barreiras que limitam a mobilidade desse público nos aspectos arquitetônicos e urbanísticos, principalmente.

Além da Unoeste, outras instituições como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Ministério Público do Trabalho (MPT), entidades, empresas e representantes da sociedade civil que respeitam e prezam pela inclusão, também foram homenageadas. A cerimônia de entrega integrou uma das ações da 2ª Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência 2022. Essa programação especial foi instituída pela Prefeitura de 19 a 24 de setembro, semana que contou com várias atividades acerca da inclusão, a exemplo de cursos, capacitações, palestras, festival paralímpico e a entrega do selo propriamente dita.

Educação Física Presencial

Pela modalidade presencial de Educação Física da Unoeste foi a professora Janaína Duarte Bezerra que representou o coordenador do curso, professor Marcelo Crepaldi, na solenidade realizada na OAB. Mesmo assim, Marcelo falou da importância do recebimento deste selo. Disse que é uma honra recebê-lo, e que ele representa fundamentalmente o reconhecimento ao engajamento da equipe de docentes, alunos e funcionários nas ações inclusivas e desafiadoras às quais se dedicam em diversas frentes e projetos.

“Creio sim que nossas ações refletem um olhar especial para este público específico, e esta homenagem é também fruto do comprometimento de todos. Seguimos com propósitos que advém da missão da instituição, as quais as ações extensivas desenvolvidas pela universidade devem beneficiar significativamente a sociedade. Continuaremos com o desenvolvimento de nossos projetos e em constante sintonia na parceria em ações com a Coordenadoria Municipal da Pessoa Com Deficiência e instituições parceiras em atividades extensivas. Estamos abertos também a outras possibilidades que possam surgir”, enfatizou.

Educação Física EAD

O coordenador do curso de Educação Física na modalidade EAD, professor Dr. Carlos Augusto de Carvalho Filho, diz que receber o selo na Educação a Distância é a comprovação da qualidade e do compromisso que a Unoeste tem com a comunidade em geral, independentemente da modalidade de ensino. “No caso do curso, por este ser um do mais novos da EAD, é a certeza deste compromisso. Nosso intuito é que ações que os cursos presencial ou EAD executem estejam sempre ligadas até porque são os mesmos professores, mesma grade e mesma filosofia de trabalho. Vamos continuar a ajudar a comunidade das pessoas com deficiência e trazer a elas oportunidades que possam melhorar suas vidas em todos os âmbitos”, destacou.

Na condição de também coordenador municipal da Pessoa Com Deficiência, ele elogiou a Unoeste ao classificá-la como uma das maiores incentivadoras de ações inclusivas. “Quanto ao curso de Educação Física EAD, a cada semestre que passa ele toma corpo. Será com certeza por meio dessas ações, um diferencial não só na comunidade aqui de Prudente como também em todas as localidades onde estão espalhados nossos mais de 100 pólos, tornando-se assim uma universidade multiplicadora de ações inclusivas pelo país a fora”, completou, acrescentando que desde a criação do curso de Educação Física EAD já foram mais de 10 ações extensivas e inclusivas, mobilizando alunos e professores do curso nas modalidades presencial e EAD.

Foto: Cedida/ Coord. da Pessoa com Deficiência Solenidade que homenageou Unoeste pelo compromisso em defesa da PcD foi realizada no auditório da OAB de Presidente Prudente
Solenidade que homenageou Unoeste pelo compromisso em defesa da PcD foi realizada no auditório da OAB de Presidente Prudente

A diretora geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, Sonia Sanae Sato, ressaltou que o recebimento do selo é motivo de muito orgulho para o núcleo, já que representa o reconhecimento do engajamento do curso nas ações de inclusão social e de emancipação de pessoas com deficiência. “O recebimento desse selo vem fortalecer o compromisso do curso de contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Assim, o curso, por meio de suas ações inclusivas e de diversidade, continuará trabalhando por uma sociedade mais justa e igualitária”, garantiu.

Sônia também lembrou que conscientizar as pessoas sobre inclusão ainda não é uma tarefa fácil. Razão pela qual a conquista do selo tem grande significado. “O curso ao comunicar à sociedade o comprometimento assumido com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, acaba sensibilizando e/ou fortalecendo iniciativas e práticas inclusivas”. 

Fisioterapia

O coordenador do curso de Fisioterapia da Unoeste, professor Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, também comemorou a obtenção do Selo “Prudente Inclusiva 2022”. Para ele, a conquista nada mais é do que o resultado do comprometimento do curso para com as pessoas com deficiência. “É muito gratificante saber que estamos ajudando as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida, e principalmente contribuir para que a pessoa com deficiência tenha condições de ‘competir’ em igualdade, ter os seus direitos reconhecidos. A Unoeste tem uma missão muito importante, contribuir para o desenvolvimento da cidade de Presidente Prudente e região. E o curso de Fisioterapia sempre que é requisitado pelo Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência procura realizar atividades para esse público em específico. 

No caso da Fisioterapia, o curso sempre realizou palestras, orientações e atividade em educação em saúde com professores, família, avaliação e tratamento para as pessoas com deficiência. Independente de receber alguma premiação, o curso de Fisioterapia sempre terá por objetivo o de formar um profissional com responsabilidade social”, concluiu.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem