Administração doa 1,4 mil peças de roupa para o Fundo Social
Ação com alunos da Business School Unoeste (BSU) tem foco em gestão e competências comportamentais
Em campanha de arrecadação de agasalhos, calouros do curso de Administração da Business School Unoeste (BSU) arrecadam e doam ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente 1.456 peças. Na ação com duração de dois meses ocorreu a oferta de conteúdos disciplinares e estímulo para o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais e de gestão. A doação foi recebida pela administração municipal como contribuição de impacto na vida de pessoas que precisam de ajuda para se proteger do frio que é sempre intenso nesta região com predominância de altas temperaturas.
Associado ao ensino e a pesquisa, o projeto de extensão recebeu o nome de “Campanha do agasalho: Doamor porque cabide não sente frio”. Durante os meses de abril e maio as cinco disciplinas do primeiro termo estiveram juntas no desenvolvimento da ação, na qual os alunos trabalharam com planejamento, organização, direção, controle, comunicação, gestão de conflitos, estabelecimento de metas e indicadores de produção. “Tudo o que estava sendo estudado em sala de aula foi colocado em prática na ação”, conta o orientador do projeto professor Valdecir Cahoni.
“Mais do que incentivar o voluntariado entre os alunos, comportamento necessário para um futuro gestor, a ação teve como objetivo colocar em prática o tripé da universidade que é o de interligar o ensino, a pesquisa e a extensão. Durante as aulas ensinamos nossos alunos de suas responsabilidades com a sociedade e que ser voluntário é um meio de retribuir a oportunidade que estamos tendo dentro da Universidade. A extensão é uma oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula e por fim com os resultados obtidos ainda realizamos a pesquisa que desenvolve o senso crítico de nossos gestores”, conta o orientador.
Metodologias ativas
Conforme a coordenadora do curso de Administração, professora Nancy Okada, o projeto veio de encontro à filosofia da Business School Unoeste e também com as novas diretrizes curriculares, voltadas ao desenvolvimento de competências comportamentais. “Aqui no curso de administração, eu juntamente com a minha equipe de trabalho, procuramos colocar no mercado um profissional que esteja preparado para lidar com as mais diversas situações dentro de sua empresa. Por isso hoje em sala de aula utilizamos as mais diversas metodologias ativas de ensino e aprendizagem”, explica.
Ainda de acordo com a coordenadora, constantemente os alunos são desafiados a resolverem problemas reais em empresas de Prudente região. A extensão desenvolve o senso de solidariedade para com a comunidade, como parte do compromisso de responsabilidade social da Unoeste, e que a pesquisa constrói novos modelos de gestão. O aluno Paulo Augusto dos Santos Nascimento atuou como um dos líderes do projeto e afirma que a prática ajudou a desenvolver muitas competências que na teoria não seria possível.
“Foi preciso colocar em prática todos os meios de comunicação para que a ação pudesse ter êxito e o que aprendi com o projeto já estou colocando em prática na empresa em que trabalho”, conta Paulo. A também líder Laura Beatriz Bachega Oliveira comenta que o planejamento e a execução da ação foram um grande desafio. “Comecei a fazer o curso de Administração porque tenho o sonho de ter o meu próprio negócio. Eu vi no projeto uma oportunidade de desenvolver minhas competências de liderança”, pontua.
Além do esperado
Laura diz ainda que foram constantes os conflitos nas equipes, mas que final o resultado foi além do esperado. “Se não fosse a prática com certeza eu não teria conseguido desenvolver muitas competências que julgo necessárias para ser uma empresária bem sucedida. Até a minha formatura eu espero participar em muitos outros projetos como esse”, opina. Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues da Silva esse é um tipo de ação que vai inspirando outras pessoas para ajudar quem tanto precisa.
“Quando começam os ventos de outono a demanda do Fundo Social é dobrada. Tivemos dias de atender mais de 100 famílias e cada uma delas leva de 50 a 60 peças para as várias pessoas em suas casas”, conta Lucimara para exemplificar o quanto significa a ação dos alunos do curso de Administração da BSU e de outras ações nesse mesmo sentido. Os agasalhos recebidos têm formas diferentes de destinação e uma delas é a entrega pessoal e presencial; sendo a outra a de envio para entidades assistenciais, igrejas católicas e evangélicas e associações de moradores; atingindo todas as regiões da cidade.
Há também o envio para escolas, quando de solicitação dos gestores escolares, diante de crianças de chinelos e sem agasalho. No ano passado, somente na entrega presencial foram mais de 11 mil peças. Esse tipo de atendimento alcança em média 15 famílias por dia. O Fundo está realizando a Campanha do Agasalho 2022 com o tema “Aquecer é Acolher”, que teve início dia 10 de maio e irá até o final deste mês com pontos de arrecadação espalhados pela cidade e as realizações de mutirões na praça do Centenário, no Parque do Povo; sendo a último no dia 25 de junho das 9h às 13h. A entrega da BSU ocorreu esta semana, recebida por Lucimara e pela assessora Sara Manea Ferreira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste