Mutirão de Saúde reúne centenas de pessoas em Guarujá
Serviços gratuitos foram oferecidos pela Unoeste em parceria com a prefeitura, no campus da universidade
Prevenção, orientação e cuidados com saúde. Com esses objetivos, centenas de pessoas da cidade de Guarujá compareceram ao novo campus da Unoeste, localizado no bairro Enseada, para o 1º Mutirão de Saúde e Comunidade. A ação, realizada pela universidade em parceria com a prefeitura e outras entidades, contou com diversos serviços para todas as faixas etárias. Estiveram envolvidos professores e alunos dos cursos de Medicina e da Biomedicina semipresencial.
O casal Maria Gorete Barbosa e Delcides Pereira de Oliveira, que mora no mesmo bairro, aprovou a realização do evento. “Achei uma maravilha! Assim fica mais fácil cuidar da saúde, mais prático pra gente. Aqui no Guarujá é muito difícil ter mutirões como esse, então acredito que a Unoeste veio contribuir muito neste aspecto também”, relata Maria.
Laiene de Oliveira esteve no mutirão com seus três filhos: Eloá, Abraão e Davi. Ela conta que aproveitou todas as atividades, inclusive levou as crianças na Liga de Pediatria para medir, pesar e receber orientações. Ela também passou por atendimento na saúde da mulher enquanto os filhos se divertiam com as atividades recreativas. “Achei excelente! Aqui conseguimos receber vários atendimentos em um único dia e lugar. Todos nós fomos bem atendidos”, destacou.
O motorista Geovaldo Conceição de Mattos contou que quando soube da atividade com diversos atendimentos gratuitos não pensou duas vezes e compareceu logo cedo para aproveitar. “Tenho pressão alta e a gente relaxa para buscar acompanhamento nas Usafas porque precisamos agendar. E aqui foi só chegar e receber os atendimentos. Já conferi minha pressão, fiz teste de diabetes, recebi orientação de alimentação, então tá muito bom. Tem até vacina!”.
Dentre os serviços ofertados, estiveram: prevenção ao câncer de pele, parasitoses e acidente vascular cerebral (AVC); orientações sobre limpeza de feridas e úlceras de pressão; higienização oral; saúde mental, da mulher, da criança e do adolescente; testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis; vacinas da Covid-19, gripe e sarampo; corte de cabelo, barbearia, entre tantos outros. O entretenimento esteve presente com pintura de rosto para as crianças, apresentações de lutas e dança, entre outras atividades.
A Dra. Erika Magalhães Suzigan, coordenadora da Faculdade de Medicina campus Guarujá, afirma que organizar o evento não foi tarefa fácil, mas que graças ao empenho dos professores, alunos e parceiros o mutirão tomou proporções maiores do que o esperado. “Pretendíamos algo até mais singelo, mas através das demandas da população e do que fomos vendo que havia de necessidade em uma ação comunitária, fomos crescendo. Foram mais de 15 tendas. Estamos reforçando a assistência que a gente tanto zela e promove nas nossas aulas, que é a importância de estar em contato com a população para que possamos promover a transformação”, completou.
O evento contou com a participação da prefeita em exercício, Adriana Machado e da secretária adjunta de saúde, Alessandra Taveira Fernandes. “A academia [universidade] norteia o sistema, pois ela forma profissionais que pensam no coletivo, que trazem renovação com todo respaldo e embasamento científico necessário. É uma alavanca para retornarmos o avanço na saúde de excelência que tanto buscamos”, pontua Alessandra que é enfermeira há 25 anos e também enalteceu a parceria com a Unoeste.
Futuros profissionais
Os estudantes participaram ativamente da organização ao lado dos docentes. Todas as ligas acadêmicas estavam presentes com tendas individuais, proporcionando acolhimento diferenciado à comunidade conforme cada necessidade apresentada.
Tatiana Brito, Gabriel Genuíno, Jocieli Ferreira e Jailma Avelino, todos alunos da Biomedicina EAD semipresencial, marcaram presença para orientar a comunidade sobre ectoparasitos. “A principal abordagem é sobre sarna e piolho, pois esses são os que mais acometem a comunidade”, pontuam os acadêmicos, os quais destacaram a qualidade do ensino da Unoeste. “O curso é semipresencial, mas estudamos muito aqui no campus. São várias aulas práticas aqui na universidade durante a semana. E a estrutura é incrível”, frisou Gabriel, que é do 5º termo, da 1ª turma dessa graduação no campus de Guarujá.
Valter Rodrigues Araújo Filho é aluno do 6º termo de Medicina e atuou na triagem do mutirão. Segundo ele, como os alunos da Unoeste estão em contato com a comunidade desde o 1º termo do curso, por meio das atividades realizadas nas unidades de saúde, o acolhimento no mutirão ficou mais fácil. “Já estamos constantemente em contato com a população e isso é fundamental para a nossa futura profissão”, frisou.
A mesma ideia é compartilhada com a estudante do 3º termo da Medicina Bruna Bozzani. Mas ela também ressalta que o diferencial do mutirão é que são várias áreas de atendimentos. Afirma que eventos como esse fortalecem a prestação do serviço de saúde. “Logo no início da triagem percebemos que muitas pessoas não tinham tomado ainda a dose de reforço da vacina contra a Covid. Então, imediatamente levamos essa demanda para a secretaria de Saúde e eles liberaram a vacina para todos”. Outro ponto destacado pela futura médica é o contato com as patologias. “Recebemos uma criança com microcefalia, gêmeos com hiperatividade e epilepsia, enfim, é um momento de muita aprendizagem. Criamos muita expectativa neste mutirão e ele está cumprindo o que queríamos com a população”, frisou.
Parceiros
Entre os parceiros na realização do evento estiveram a Legião da Boa Vontade (LBV), Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth, Rotary Club Guarujá, Prefeitura de Guarujá, Laboratório Clínico Menzen, Restaurante Tahiti, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG), Clínica Integrada Orocaciall, Instituto de Cirurgia Estética Facial, Instituto Sorridents, OAB Guarujá e Instituto Núcleo Guarujá - corte de cabelo e barbeiro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste