Formação continuada contempla educação especial e inclusiva
Professores têm os seus conhecimentos ampliados em como lidar com os estudantes público-alvo deste segmento
Pelo programa Educação Pontal e em atenção à demanda da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema é realizada mais uma etapa de formação continuada em educação especial e inclusiva. As primeiras ações ocorreram durante o ano passado. Neste semestre está sendo realizado workshop com quatro encontros on-line sobre o assunto. No próximo semestre haverá avaliação e compartilhamento sobre as práticas, através de relatos de experiências.
A coordenadora do Educa Pontal, professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, conta que o programa lançado em outubro de 2019 junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste atende solicitações da Diretoria que tem sede em Mirante e abrange oito municípios do Pontal do Paranapanema, servidos por 29 escolas estaduais e com especificidades regionais, incluindo o fato de ser a região com o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil.
Além das questões como as de inclusão e de uso das tecnologias, o Educa Pontal contempla os eixos formativos dos programas Inova Educação e Conviva SP; e do Novo Ensino Médio SP, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino infantil, fundamental e médio. A também coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste, Dra. Danielle, comenta sobre a demanda em atendimento.
Programação do workshop
O pedido foi formulado pelo dirigente regional de ensino, professor Enio Magro juntamente com a coordenadora do núcleo pedagógico para a área de educação especial, professora Solange Marques Rodrigues. “Iniciamos o trabalho de formação continuada no ano passado, trazendo desde o conceito de educação especial e inclusiva até o detalhamento referente de como lidar com os estudantes público alvo da educação especial”, conta a Dra. Danielle que anuncia a programação do workshop.
A primeira atividade no dia 13 deste mês foi conduzida pela Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, sobre desenho universal para aprendizagem; que é quem fará no encerramento dia 24 de junho mediante a abordagem de estudo de caso relacionado a currículo inclusivo. Na próxima sexta-feira (27), a Dra. Danielle e Daniela Lázari irão abordar plano de ação individual; sendo que no dia 10 de junho a Dra. Danielle retornará para falar sobre flexibilização curricular. As atividades são sempre das 9h às 11h.
“As formações da Educação Especial da Diretoria de Mirante em parceria com a Unoeste no Educa Pontal nos permite refletir a necessidade dos professores em promover mudanças, de modo que consiga possibilitar a todos, sem exceção, um ensino de qualidade que respeite as diferenças e especificidades dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial, à igualdade de oportunidades e a participação na sociedade”, comenta a professora Solange.
Suporte científico e profissional
“Acredito que a equipe de formação tem buscado proporcionar estratégias de reflexão aos nossos professores, por meio de discussões com suporte metodológico, científico e profissional”, pontua e conta que são 27 professores da educação especial envolvidos no workshop, já que nem toda escola estadual do Pontal tem essa clientela para atender. Com a formação aberta aos municípios parceiros, estão participando professores de escolas das redes municipais de Narandiba e Mirante do Paranapanema.
O feedback obtido junto aos professores participantes, em mensagens registradas eletronicamente, é de que as ações anteriores e o workshop tem causado grande impacto, com expressiva contribuição para a formação continuada através da teoria e prática. Conforme a coordenadora Solange os professores estão empolgados com o suporte que estão recebendo, suas manifestações são de elogios à equipe da Unoeste e afirmam que está sendo bastante enriquecedor.
As ministrantes dos workshop são professoras vinculadas aos cursos de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, que oferta mestrado e doutorado, com atuação no grupo de pesquisa Políticas e Práticas de Educação Inclusiva, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Há também na organização o envolvimento de alunos do mestrado e da Pedagogia EAD. A abordagem utilizada é teórico-prática, propondo aos participantes reflexão e análise quanto ao paradigma de educação especial na perspectiva da inclusão.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste