CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa apresenta resultados positivos em sustentabilidade

Em 7 anos de implantação, Unoeste Sustentável contribuí com a melhoria do meio ambiente, saúde e qualidade de vida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Programa apresenta resultados positivos em sustentabilidade
Universidade realiza diversas ações por meio do programa Unoeste Sustentável

Comprometida com a responsabilidade social e ambiental, além de possibilitar um ambiente inovador que contribua com a formação dos alunos, a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo realiza ações de preservação da natureza e sustentabilidade.  Em sete anos de implantação, o programa Unoeste Sustentável apresenta números relevantes. Somente em 2021, em Presidente Prudente, foram tratados 74.376,00 m³ de água para consumo humano. No campus de Jaú o número chega a 5.303,00 m³. As quantidades são equivalentes a mais de 40 piscinas olímpicas, sendo que cada uma conta com 1.890 m³ de água.

Para o professor e coordenador da Divisão de Saneamento Básico da universidade, André Turin Santana, as ações refletem em melhorias em diferentes aspectos. “O Saneamento ambiental é o conjunto de práticas e serviços que tem como objetivo contribuir para a melhoria do meio ambiente, saúde e qualidade de vida. No setor é realizado o tratamento e controle de qualidade das águas e efluentes, gerenciamento dos resíduos e gestão ambiental, funções que são subdivididas nos setores da Central de Resíduos e Laboratório de Análise de Água”, explica.

De acordo com os dados fornecidos pelo departamento da universidade, além do tratamento de água para consumo humano, outros números agregam valor ao trabalho institucional:

Presidente Prudente

Foram aproximadamente 5,3 mil amostras de água e efluentes analisados; 357 toneladas de resíduos de serviços de saúde processadas; 16 toneladas de papel, papelão, plástico e vidros encaminhados para reciclagem; além de 204 kg de resíduos químicos; 24 m³ de resíduos de madeira encaminhados para queima em caldeira; descarte correto de 150 kg de pilhas e baterias; 1.150 lâmpadas com mercúrio encaminhadas para o programa de logística reversa da Reciclus, associação responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas; e oito acompanhamento de vistorias da Vigilância Epidemiológica no campus 2.

Jaú

No campus de Jaú os números seguem a tendência de crescimento e retorno positivo para a instituição. Foram pré-tratados 4.242,40 m³ de esgoto encaminhado para a rede coletora do município; 450 kg de resíduos de serviços de saúde e 20 kg de resíduos químicos encaminhados para destinação final.

Guarujá

No litoral, o campus da Unoeste também apresenta bons índices. Em um ano foram 52,13 kg de resíduos de serviços de saúde e 19,40 kg de resíduos químicos que tiveram destinação final adequada. 

Unoeste Sustentável

Sabendo da importância do seu papel na sociedade, a Unoeste possibilita a realização de ações que buscam minimizar os impactos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Segundo a coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, a universidade utiliza de ferramentas para aprimorar as ações. “Aqui na Unoeste utilizamos o Plano de Logística Sustentável (PLS), como uma ferramenta administrava para que a universidade consiga apresentar as ações de sustentabilidade e gestão ambiental”.

Ela comenta que durante a pandemia as iniciativas prosseguiram. “Até 2021, algumas metas foram atingidas, mesmo com a paralização por conta da pandemia. E logo mais vamos implantar a coleta seletiva nos blocos B2 e B3, semelhante ao que ocorre no bloco B1, no campus 2. Foram realizadas também ações junto aos ingressantes, ações de orientação e reuso de água que foram acionadas durante o ano e outras estão em discussão por parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do programa de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem