Mutirão sobre saúde da mulher resulta em 125 atendimentos
Evento do Outubro Rosa foi realizado pela Liga Acadêmica de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Unoeste
Com as ofertas consultadas e exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo do útero, o Mutirão Outubro Rosa de Saúde da Mulher resultou em 125 atendimentos durante a manhã de sábado (29). A realização de iniciativa da Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Lagom), da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, ocorreu no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, ao lado do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.
A presidente da Lagom, Myllena Geronino Nascimento, contou que a organização teve a parceria do responsável pelo laboratório, o enfermeiro Bruno Alexandre Soto, e da Prefeitura Municipal. Estiveram envolvidos 15 estudantes inscritos no projeto de extensão e outros seis como integrantes da liga. Os profissionais envolvidos foram os médicos ginecologistas e obstetras Dr. João Marcelo Coluna, Dra. Paola Ferro e Dra. Renata Martino.
Relacionado ao Outubro Rosa, o projeto tem caráter anual. A liga faz outras ações que são classificadas por sua presidente como fundamental para a prática estudantil e para a aproximação com os pacientes. O Dr. João Marcelo, professor do curso de Medicina da Unoeste, disse que o projeto tem como foco principal a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.
Ganho de ambas as partes
Porém, conforme o professor, as ações de atendimento à comunidade são permanentes, desde o início do curso, com atuações na rede municipal de saúde, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no programa Estratégia Saúde Família (ESF). Ações nas quais os estudantes são orientados e acompanhados por professores preceptores e pelos médicos que atuam na saúde básica.
O Dr. João Marcelo afirmou que a atuação prática, com o estudante em contato com os usuários do serviço público de saúde, representa ganho muito grande na aprendizagem. “O preparo do futuro profissional tem sido bastante significativo; o que pode ser verificado com os maiores índices de aprovação nas provas de residência”, comentou, para enaltecer a excelente formação médica proporcionada pela Unoeste. Ganha o estudante, ganha a comunidade.
Moradora do Brasil Novo, Edna Donaton esteve no mutirão. Ela contou que a UBS do seu bairro é muito boa, mas que resolveu fazer a prevenção ao câncer da mama e ao câncer de colo do útero nessa ação da Unoeste, por estar ocorrendo em um sábado de manhã. “Isso é muito bom. O atendimento foi 10. Muito bom mesmo”, disse a mulher que, assim como as demais, voltará ao ambulatório para buscar resultado dentro de 60 dias.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste