Mutirão especial das crianças tem mais de 2 mil atendimentos
Realização na zona leste ofereceu prevenção e orientação à saúde, além de atividades lúdicas, circo e música
O programa Mutirão pela Vida realizado na manhã de sábado (8) ofertou serviços gratuitos de prevenção e orientação de saúde, incluindo ainda outras atividades, na edição especial “O Parque é das Crianças - de todas as idades”. Foi no Parque do Povo da Zona Leste de Presidente Prudente, no trecho entre os jardins Brasília e Nova Planaltina, das 8h às 12h. O evento ocorreu em a alusão ao Dia das Crianças, que será comemorado na quarta-feira (12) desta semana. As atividades foram de esporte, lazer, inclusão, educação, arte, cultura, tecnologia e sustentabilidade. Mais de 2 mil atendimentos foram prestados.
Os serviços e as atividades mobilizaram dezenas de alunos e professores de vários cursos e do Programa Anjos da Unoeste. A realização envolveu a Prefeitura, especialmente através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, além da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), Fatec e Unoeste. Também participaram artistas do Circo Dione, a convite do prefeito Ed Thomas, e a bateria da Bola de Neve Church (igreja), com a batucada abençoada.
Quatro horas de atividades
A edição especial contou ainda com o Ônibus Biblioteca. Teve animação musical com dois professores da universidade: Everton Tomiazi, do curso de Música; e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância. Outros cursos representados foram os de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Química, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Enfermagem, Medicina, Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia.
A programação com quatro horas de duração teve ainda pintura em tela, exposição sobre a fauna e flora regional, identificação de fatores de risco para diabetes em crianças, orientação postural e psicomotora para crianças e adolescentes, avaliação nutricional, obesidade infantil, posse responsável de animais, saúde bucal, brinquedoteca itinerante, contação de histórias, aferição de pressão arterial, fabricação de sabão em garrafa pet e orientação sobre cultivo de horas comunitárias; dentre outras.
Aprovação de participantes
Para Caíque Henrique Amâncio da Silva, de 11 anos, e morador da vila Líder, foi uma manhã gostosa. O menino que estuda o 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Alayde Tortorella de Faria Motta participou de várias atividades, dentre elas a orientação de como desengasgar criança. Moradora do jardim Brasília há 22 anos, Priscila de Souza Wiezel disse que foi um dia diferente e agradável para todos, incluindo moradores de bairros circunvizinhos.
Conforme Priscila, as festas comunitárias na quadra coberta do parque do povo geralmente são realizadas no final de ano e no Dia das Crianças. Porém, esta foi a primeira vez com o oferecimento de serviços de saúde. “Isso de trazer saúde para a vila é muito importante. Tem gente que não tem tempo de ir ao postinho [Unidade Básica de Saúde] para ver a pressão”, comentou ela que levou seu filho João Lucas, de sete anos, para participar das atividades.
Sorteio de obra de arte
Na atividade de pintura em tela, o professor e artista plástico Josué Pantaleão produziu um quadro relacionado ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer para mulheres. Por volta das 11h50 o quadro foi sorteado entre as mulheres que preencheram cupons, tendo como ganhadora Almira Matos, moradora da vila Líder. Ela já tinha ido embora, mas deixou o telefone, pelo qual foi comunicada sobre a entrega da obra de arte.
O sorteio foi acompanhado pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e pelo professor do curso de Agronomia, Neimar Rotta Nagano. Também prestigiaram o evento a secretária municipal da Educação, professora Sirlei Oliveira; o membro do Conselho de Administração e a diretora superintendente da Acipp, respectivamente, Ricardo Anderson Ribeiro e Maria Eugênia Crivellaro Leandro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste