CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Tutoria e Docência On-line é opção para professores

Iniciativa oferta aprimoramento para profissionais de educação em todo Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Curso de Tutoria e Docência On-line é opção para professores
Dayene: mesmo depois da pandemia, tutoria e docência on-line permanecerão na atuação dos professores

O crescimento da educação a distância e o advento do ensino remoto em todos os níveis escolares, excetuando o infantil, criaram uma necessidade comum aos professores: o preparo para o trabalho com o ensino on-line. No sentido de atender essa imprescindibilidade dos profissionais da educação em todo Brasil, a Unoeste abre a oportunidade de aprimoramento com o curso de extensão Tutoria e Docência On-line. As inscrições podem ser feitas aqui. 

Totalmente a distância, com carga de 180 horas e duração de 90 dias, a iniciativa está programada para trabalhar os seguintes conteúdos: fundamentos do ensino a distância; planejamento e organização do ambiente virtual; materiais didáticos; tutoria; produção de vídeos; aulas ao vivo em ambiente virtual; avaliação; engajamento e motivação dos alunos.

Conforme a coordenadora acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, Dra. Dayene Miralha de Carvalho Sano, se antes os professores tinham a opção de escolher atuar no ensino presencial ou a distância; agora há a necessidade de polivalência. Sendo assim, desde o ano passado o curso de tutoria foi ampliado para a docência, contemplando questões como o planejamento de disciplinas no ambiente virtual. 

O feedback das turmas anteriores é de que os professores tiraram grande proveito do conteúdo e das práticas do curso. De tal forma que seus alunos foram beneficiados pelo diferencial do preparo profissional para utilizar e aplicar nas aulas remotas ao vivo, os conteúdos disponibilizados para acesso e as atividades. Cada disciplina oferta aula ao vivo, atividades e material didático para consulta a qualquer momento.

Dayene chama a atenção para um aspecto importante: o de que as tecnologias como recursos didáticos estarão sempre presentes na vida do professor, mesmo quando terminar a pandemia do coronavírus. O que reforça o valor do aprimoramento em tutoria e docência on-line, para que o profissional da educação se mantenha ou amplie as suas oportunidades ou venha ingressar no mercado.

Exclusivamente sobre a educação a distância, os profissionais da educação precisam levar em consideração o crescimento exponencial dessa modalidade; superior a 19% conforme a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021 do Instituto Semesp. O curso de aperfeiçoamento em Tutoria e Docência On-line contempla todo esse universo e as aulas para a nova turma estão com início previsto em 1º de setembro.

Serviço 

As inscrições para o curso Tutoria e Docência On-line podem ser feitas no site da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem