CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ferramenta de tradução em libras beneficia usuários de site

Hand Talk foi um dos fatores de decisão de escolha de estudante deficiente auditiva para cursar a pós em Psicomotricidade na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin



Acessibilidade. Este foi um dos fatores determinantes para que a aluna da pós-graduação lato sensu em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem, através da Educação a Distância (EAD), Diomara Dias, escolhesse a Unoeste para se especializar. A estudante, de 47 anos, que também é professora do ensino fundamental da rede estadual, representa o Grupo de Deficientes de Bauru (SP), sua cidade atual. Ela possui deficiência auditiva e parabenizou a universidade por disponibilizar a ferramenta Hand Talk, que oferece tradução em libras na página da instituição.
  
Diomara conta que começou sua especialização no início de 2019 e que conheceu o site da Unoeste pouco antes de se matricular a fim de indicar o portal para seus amigos também deficientes auditivos. “Acredito que ações inclusivas como esta se tratam de um grande exemplo a ser seguido, tendo em vista que por várias vezes esbarrei em dificuldades de informações por não existir uma preocupação em atender a todos os usuários, deficientes ou não”, salienta.

De acordo com a estudante, o país precisa de iniciativas como esta da Unoeste, que se mostra empenhada em tornar acessível às informações necessárias a todos os interessados. “Parabenizo toda a equipe responsável por isso e agradeço a universidade por disponibilizar essa ferramenta. Como deficiente auditiva, acredito que esta iniciativa mereça mais divulgação porque realmente é eficaz no que se propõe”, diz.

A professora, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste, e membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da universidade, Dra. Danielle Santos, explica que o núcleo atua na definição das ações de acessibilidade, em suas diferentes vertentes: estrutural ou física, pedagógica, atitudinal, comunicacional e outras, que se fazem presentes para o atendimento do público com deficiência da instituição.

“Por meio de um plano de gestão do NAI, são realizados diálogos com gestores, professores, funcionários, estudantes e outras pessoas que fazem parte da Unoeste, no sentido de garantir que a acessibilidade seja norteada de todas as nossas ações, desde o momento em que o estudante tem interesse por algo, bem como acesso ao nosso vestibular, matrícula e desenvolvimento dos estudos”, informa Danielle.

A ferramenta Hand Talk está em funcionamento desde 2018. “Todas as ações do NAI visam o feedback positivo dos usuários. Ao saber que as pessoas, independentemente de suas características, conseguem acessar nossos meios de comunicação e com eles sentir-se incluídas, podemos ter a certeza de que impactamos efetivamente o público que já faz parte da Unoeste, e também o público que procura a instituição para sua formação”, revela a professora Danielle.

De acordo com o coordenador de Web da Unoeste e também integrante do NAI, Eduardo Rizo, depois do incentivo do núcleo sobre oferecer alguma ferramenta que permitisse acessibilidade em Libras, foi feita uma pesquisa sobre as disponíveis no mercado e a mais simples e eficaz foi a Hand Talk. “Fizemos vários testes e essa foi a ferramenta que mais apresentou resultado positivo, segundo nossos especialistas. O primeiro idioma do surdo muitas vezes é a Libras e não o português, então, oferecer uma tradução perfeita para esse público era nosso principal objetivo”, completa.
 
Como utilizar – O Hand Talk está localizado do lado direito superior da sua tela com a imagem de duas mãos simbolizando o movimento em Libras. Ao clicar, o personagem da ferramenta já se apresenta e a partir daí qualquer usuário pode navegar no site da Unoeste facilmente conforme forem feitas as solicitações com os cliques.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.