Alunos da Facopp pesquisam programa do Barbosa da Silveira
Apresentador do programa “Os Ouvintes Querem Ouvi-lo” há 35 anos, o jornalista e sociólogo, vira objeto de estudo de futuros jornalistas
Alunos do 8º termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Unoeste realizam Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o programa “Os Ouvintes Querem Ouvi-lo”, do sociólogo e jornalista Barbosa da Silveira, levado ao ar aos domingos das 11h30 às 12h30, pela Rádio Comercial de Presidente Prudente.
O objetivo desse estudo é a longevidade do programa, que no dia 16 de abril deste ano, completou 35 anos no ar, e também pelo apresentador que no mesmo dia completou 40 anos da coluna “Sociedade em Tópicos”, no jornal “O Imparcial”.
De acordo com o professor da disciplina de Radiojornalismo e orientador do TCC, Homéro Ferreira, é importante fazer um resgate histórico de um programa tão rico em experiências humanas como este. “Além disso, acrescenta lições de vida ao aluno e experiências de atuação profissional”.
Em fase de produção, o TCC é elaborado por Andréa Mori, Andréia Chaves, Selma Maciel e Bruno Furquim. O estudo do programa e do apresentador começou a ser desenvolvido em maio deste ano, e após o fichamento das obras literárias utilizadas na fundação metodológica, começou a ser efetivamente produzido no mês de agosto.
Para complementar a pesquisa, os futuros jornalistas têm acompanhado o programa apresentado por Barbosa da Silveira aos domingos, têm ouvido algumas das mais de mil personalidades entrevistadas pelo locutor, e também, o próprio Silveira já concedeu duas entrevistas aos acadêmicos. Além disso, junto à direção da emissora de rádio e com o auxílio de Nilton e Maurício Mescoloti, são coletadas entrevistas, trilhas, vinhetas, utilizadas pelo programa ao longo dos 35 anos.
Entre os depoimentos colhidos estão o do jornalista Geraldo Soller e da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan, que destacam o caráter humanitário do programa, onde entrevistados falam sobre suas lições de vida.
“O trabalho já reúne depoimentos emocionantes e vários outros são buscados entre os profissionais das mais diferentes áreas. A conclusão do trabalho está prevista para o final de outubro e a defesa pública programada para novembro, em dia a ser definido”, completam os autores do trabalho.
Colaboração: Tayla Venturini – aluna do 6º termo de Comunicação Social/Jornalismo da Unoeste
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste