Em visita, vice-cônsul da Suécia exalta inovações da Unoeste
Peter Johansson conheceu laboratórios em Presidente Prudente antes de ministrar palestra “Estude na Suécia”, no Auditório da Fipp

“Nunca vi em uma cidade brasileira e tão pouco em uma cidade sueca o que eu conheci na Unoeste”, disse o vice-cônsul da Suécia em São Paulo, Peter Johansson, durante visita aos campi de Presidente Prudente, na tarde desta terça-feira (8). Ele pôde conhecer os laboratórios e discutir possibilidades de colaboração entre a universidade e o Consulado, antes de comandar a palestra “Estude na Suécia”, no Auditório da Faculdade de Informática (Fipp), no campus 1, voltada para a comunidade acadêmica.
Peter Johansson começou a agenda na cidade por volta das 14h. Ele se reuniu com representantes da Unoeste - entre eles os pró-reitores Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, e Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, além de representantes do Núcleo de Educação à Distância (NEAD).
No encontro, foi apresentada a história da universidade, o papel que ela desempenha no desenvolvimento das regiões em que atua ao longo dos seus mais de 50 anos e quais projetos estão em andamento nos cursos.
Já Peter, trouxe informações sobre as possibilidades que a Suécia oferta aos estudantes, um panorama sobre o desenvolvimento do país e a importância de ter um ensino dinâmico, que integra pessoas de várias partes do mundo. Também explicou os trabalhos que o Consulado desenvolveu em Rancharia - no dia anterior, ele esteve na cidade para a inauguração da 1ª Sala Sloyd Experience no Brasil, um projeto que desenvolve trabalhos de marcenaria com crianças da rede municipal de ensino.
Após a reunião, o grupo fez uma visita pela estrutura do campus 1. O vice-cônsul foi à Arena Lab, à Sala Betha e aos laboratórios de anatomia. Ainda pôde ter contato com tecnologias que são desenvolvidas para ampliar o aprendizado dos alunos, principalmente dos cursos da área da saúde. Na sequência, visitou o campus 2 e pôde conhecer a maquetaria no bloco B3, sendo recebido pela Arquitetura e Engenharia Civil.
“É impressionante que tenha toda essa tecnologia aqui. Pessoas engajadas, professores que vestem a camisa, que querem transmitir a tecnologia... E com tecnologia de ponta”, conta Peter, que está há 18 anos em terras brasileiras.
O vice-cônsul ainda destacou que Suécia e Brasil completam 200 anos de relações diplomáticas e que a colaboração entre eles sempre foi benéfica.
“Para um sueco, Presidente Prudente é uma cidade grande. Nasci em uma cidade com 14 mil habitantes. Nós saímos de um outro contexto lá, mas a Suécia é um país que tem crescido economicamente desde o século 19 e há muita troca de experiência que ainda pode ser feita”, explica Peter.
“Sempre é um imenso privilégio receber autoridades como o vice-cônsul. Aproveitamos a oportunidade para estreitar ligações e, quem sabe, trabalharmos com parcerias envolvendo a mobilidade internacional, tanto na graduação como na pós-graduação. Para nós, é muito salutar, muito significativo”, afirma o pró-reitor Acadêmico.
A visita também reforça o processo de internacionalização da Unoeste, que traz benefícios tanto aos alunos quanto à instituição.
“Esse encontro mostra o potencial da Unoeste em firmar novos convênios e oportunizar para os estudantes da universidade, num intercâmbio de internacionalização, além de aprofundar conhecimentos e adquirir elementos da cultura de outros países. Na maioria das vezes, esses alunos recebem propostas e, depois de formados, migram para esses países ou passam um longo período neles. Isso principalmente em quem atua na área de tecnologia e na saúde. Essa visita vai colaborar para que nos próximos anos a gente consiga enviar mais alunos para o exterior”, explica o diretor de Educação a Distância da Unoeste, Pedro Sergio Mora Filho.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste