Unati retoma aulas com novas atividades
Unoeste Guarujá oferece atividades semanais que estimulam saúde, socialização e o envelhecimento ativo

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa da Unoeste em Guarujá, deu início ao seu quarto ano de atividades com uma aula inaugural animada, repleta de informação e celebração. O evento, realizado na última terça-feira (18), marcou o começo do semestre letivo de 2025, recebendo novos alunos e aqueles que se rematricularam.
O programa da Unati oferece uma programação diversificada até o dia 5 de junho, com encontros às terças, quartas e quintas-feiras, abordando temas como ciências humanas, ergonomia, psicologia, história do Guarujá, inteligência artificial e muito mais. Além disso, as atividades incluem aulas de música, aquarela, segurança jurídica, estética, lazer e exercício físico, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável.
Para a coordenadora do projeto, Aline Cacozzi, o impacto positivo na vida dos participantes é visível. "A maioria não é de Guarujá, veio para cá recentemente, e tinham em mente que estariam sozinhos, dentro de casa, isolados, sem amigos, sem o meio social, e a Unati proporcionou para eles essa identificação, esse pertencimento e essa sociabilização", destacou Aline. Ela também celebrou o fato de que os vínculos formados no projeto transcendem os muros da universidade, com encontros e atividades organizadas pelos próprios alunos.
Laços que vão além da sala de aula
A Unati não apenas promove aprendizado contínuo, mas também fortalece os laços sociais, como relatou a aluna Maria Elisa Rangel Braga. "O mais importante é a socialização. São os amigos que a gente faz aqui, que a gente está sempre junto. A gente sai daqui e também tem coisas fora daqui, que a gente joga, joga bingo, joga baralho, sabe? Então é muito gostoso".
Outro depoimento que revela o impacto social do projeto é o de Nilva Pereira dos Santos. "O que mudou depois que eu entrei no Unati foi a sociabilidade. Muitos amigos. Porque senão você fica muito sozinha. Agora eu tenho uma vida social muito cheia. Até os alunos que já saíram do Unati continuam conosco e fazemos uma folia gostosa. Ninguém fica sozinho".
Um futuro de expansão e parcerias
A coordenadora Aline Cacozzi revelou que o objetivo é ampliar o acesso ao Unati por meio de parcerias com projetos sociais, para que mais pessoas possam usufruir dessa oportunidade de convivência e aprendizado. “Acho que isso é o importante quando a gente fala que o projeto da Unati tinha como objetivo trazer um envelhecimento ativo, saudável e proporcionar uma qualidade de vida”, completou.
Serviço
Os encontros da Unati são abertos para pessoas da terceira idade e ocorrerão até 5 de junho, às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 15h30, na Unoeste Guarujá, localizada na Rua Albertino Pedro, 75, Enseada.
Os interessados em ingressar no Unati podem obter mais informações diretamente no site da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste