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Sistemas de Informação Unoeste é nota máxima no MEC

Em recente avaliação do órgão federal o curso obteve nota máxima em todos os indicadores avaliados; com esta nota o curso mantém histórico de excelência em avaliações curriculares


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Foto: Ector Gervasoni Sistemas de Informação Unoeste é nota máxima no MEC
O coordenador de Sistemas de Informação, Haroldo Alessi comemora a nota máxima no MEC

Conceito Máximo! Dessa forma, é que o Ministério da Educação (MEC) classifica o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste. Na recente avaliação de reconhecimento de curso foram considerados diversos indicadores das três grandes dimensões Organização Didático-Pedagógico, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. Dessa maneira, a graduação mantém excelência em todas as avaliações feitas pelo órgão federal.

O coordenador da graduação, Haroldo Cesar Alessi pontua que foram apreciados documentos institucionais para a verificação do funcionamento das atividades acadêmicas. “No período, os avaliadores realizaram reuniões com a coordenação de curso, com docentes, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com os dirigentes, técnico-administrativos, com os discentes e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Além disso, foram analisados os 17 indicadores da dimensão: 1) Organização Didático-Pedagógico; 15 indicadores da dimensão 2) Corpo Docente e Tutorial; e 10 indicadores da dimensão 3) Infraestrutura. Em todos eles o curso obteve conceito 5 (nota máxima), o que resulta em conceito final – nota 5”. 

Ele explica no curso o aluno aprende a planejar, analisar, gerenciar e implementar modernas soluções de tecnologia. Administrar de maneira eficaz o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores de um local. “Desde o ano de 1999, a graduação é referência em ensino, sendo uma das melhores do Brasil. O conceito máximo reforça a tradição e a qualidade do ensino da Unoeste. Destaca-se que o curso possui diversos laboratórios com ampla estrutura para o desenvolvimento de projetos da área computacional, além de ter à disposição dos acadêmicos equipamentos de última geração, que estão em sintonia com as exigências do mercado”. 

Por fim, Haroldo destaca os diferenciais do curso oferece alguns diferenciais, a exemplo, da carga horária prática, onde as atividades em laboratório possuem quase 100% das disciplinas da área de formação básica em computação e tecnologias são realizadas em laboratórios; disciplinas específicas da área alocadas nos 1º e 2º. “As aulas são ministradas por duplas de professores objetivando mais atenção e preparo aos estudantes. Além disso, a baixa rotatividade do corpo docente é uma característica pouco comum em cursos de instituições privadas”.

O coordenador enfatiza ainda, o estágio supervisionado obrigatório está inserido na matriz curricular. “Todas as nossas conquistas são motivos de celebração e refletem a nossa qualidade: CC 5 (Conceito de Curso), Enade 5 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), CPC 5 (Conceito Preliminar de Curso), IDD 4 (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado)”.

O diretor da Fipp, professor Moacir Del Trejo ressalta que o curso é bastante tradicional. "Somos um dos primeiros a ser implantados no país e o primeiro da região. Temos um histórico de destaque nas avaliações do MEC e receber essa nota é uma satisfação muito grande. Além disso, somos procurados por empresas que ofertam vagas de estágios e empregos para os alunos desde o primeiro termo. Acredito que estamos cumprindo o papel de proporcionar uma formação de excelência aos nossos alunos”.

Foto: Cedida Ana Lígia afirma que a qualidade do curso e da universidade foram motivos da escolha
Ana Lígia afirma que a qualidade do curso e da universidade foram motivos da escolha

Participação acadêmica

Ana Lígia de Lima Moreira, 34, está no 2º termo da graduação e conta que optou pela área devido ao constante crescimento de oportunidades no mercado de trabalho. “A reputação da Unoeste, além da infraestrutura adequada e a qualidade do corpo docente me fizeram escolher pela instituição. Aqui eu encontrei diversas vantagens, desde grade curricular alinhada com as demandas do mercado, laboratórios bem equipados e a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão. Outro destaque é o suporte acadêmico dos professores, uma biblioteca completa tanto física quanto on-line, além do suporte direto de professores e monitores quando necessário e o contato próximo com empresas da área”.

A acadêmica integrou o grupo de alunos que participaram das reuniões com os avaliadores do MEC. “Fiquei muito feliz pelo convite feito pelo professor Haroldo para ser uma das representantes neste momento tão importante para o curso. Na reunião, os avaliadores do órgão regulador fizeram várias perguntas, o que nos permitiu apresentar os pontos fortes da instituição. Fiquei impressionada com o reconhecimento que os avaliadores demonstraram em relação à infraestrutura que a universidade oferece. E é extremamente gratificante saber que o curso recebeu nota máxima, pois isso atesta a qualidade do ensino e o compromisso da instituição com a excelência acadêmica. Isso também fortalece minha confiança na escolha que fiz ao estudar aqui”, conta a aluna.

Rener Gabriel Pires Nascimento, 24, está no 8º termo e também integrou a comissão institucional. “Eles procuraram saber várias coisas sobre o curso e ficaram bem impressionados com a estrutura que o campus fornece para nós alunos. Percebi surpresa deles com os laboratórios e todas as iniciativas que a coordenação propõe, a exemplo da Semana de Computação e Informática (Infoeste). É muito bacana perceber que todo o esforço da coordenação e da universidade foram reconhecidos e que a gente tem a nota máxima”, destaca.

Para o aluno, o curso possibilita ampla formação e oferece oportunidades a todos os estudantes. “Participo do Talentos Fipp, no qual eu comecei a trabalhar em uma das empresas que foram incubadas na faculdade. E vi que a formação do curso de Sistemas de Informação me ajudou muito por tratar bastante de temas do mercado de trabalho. Com isso, eu consegui identificar vários dos processos corporativos e me destaquei. Fui angariado como trainee, posteriormente como júnior e, agora, já estou como sênior nessa empresa, e tudo isso antes de terminar o curso”, finaliza.

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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