Prêmio que valoriza inclusão recebe inscrições de educadores
Podem concorrer projetos no contexto do Programa Braille Bricks, sobre alfabetização de crianças com deficiência visual
Educadores que têm desenvolvido projetos no contexto do Programa Braille Bricks são chamados para se inscreverem em premiação de reconhecimento e valorização às práticas pedagógicas dessa metodologia voltada ao aprimoramento da alfabetização de crianças com deficiência visual. O 2º Prêmio Lego Braille Bricks é uma realização da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), que desde 1946 atua em prol da inclusão social de crianças jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão.
A organização sem fins lucrativos, que surgiu como Fundação para o Livro do Cego no Brasil e com sede em São Paulo, promove a premiação em parceria com Lego Foundation, sediada em Billund, na Dinamarca. O apoio é do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social, vinculado à Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp) e do Programa de Pós-graduacão em Educacão da Unoeste.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 deste mês. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Técnico-Científica (CTC), formada por especialistas em educação e inclusão. Além de troféu, o que ficar na 1ª colocação receberá R$ 10 mil. As premiações de 2º e 3º lugares serão, respectivamente, de R$ 5 mil e R$ 3 mil. As escolas dos finalistas serão contempladas com recursos pedagógicos a serem utilizados com seus alunos.
Iniciativas exitosas
Nesse envolvimento de caráter interinstitucional, de importância em avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Dr. Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Estatística, da FCT/Unesp, diz que o Programa Braille Bricks, por sua importância na alfabetização, é utilizado em 30 países. A Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen destaca a relevância do Prêmio por reconhecer iniciativas exitosas de uso do kit Lego Brille Bricks na alfabetização de pessoas com ou sem deficiência visual.
Conforme a pesquisadora, o envolvimento da Unoeste ocorre desde a primeira edição do Prêmio, através de acordo de cooperação com a FDNC, em colaboração com as atividades relacionadas ao processo formativo para o uso do Lego Brille Bricks. Processo relacionado à pesquisa que desenvolve com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A inserção da Unoeste decorre de convite da presidente Programa Braille Bricks Brasil na FDNC, Ika Fleury.
Impacto regional
A Dra. Elisa diz que a importância desse envolvimento para o Programa de Pós-graduação em Educação está relacionada com experiências de pesquisas vinculadas ao processo formativo para alfabetização inclusiva por meio do uso do kit Lego Braille Bricks. O que possibilita uma ponte entre escolas e o Programa, através de alunos do mestrado e do doutorado. Atualmente são quatro alunos envolvidos na atuação junto a professores de escolas das redes municiais de diferentes cidades.
“As pesquisas possibilitam desenvolver, verificar e analisar os resultados obtidos, proporcionando maior experiência”, explica. Nos cursos de Pedagogia presencial e on-line, que têm a coordenação da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e mantêm relações com o Programa, é trabalhada a alfabetização inclusiva por meio do uso do kit Lego Braille Bricks em atividades na Brinquedoteca instalada na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste).
Serviço
Clique aqui e faça sua inscrição no 2º Prêmio Lego Braille Bricks.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste