CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

6ª temporada do Cinema e Gastronomia traz Café das Estações

No Auditório Primavera convidados da noite apreciaram opções de cafés para as quatro estações do ano; projeto de extensão reúne alunos de Gastronomia e Comunicação Social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa 6ª temporada do Cinema e Gastronomia traz Café das Estações
Jardim de Sabores: 3º episódio da 6ª temporada do Luz, Câmera e Cocção

Combinando a paixão pela culinária, a criatividade audiovisual e a celebração das estações, a 6ª edição do Festival Cinema e Gastronomia apresentou na noite dessa segunda-feira (17) no campus 2 da Unoeste a nova temporada do programa “Luz, Câmera e Cocção”. Com o tema “Café das Estações”, alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, em parceria com o curso Tecnólogo em Gastronomia, ambos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, desenvolveram durante o semestre a produção, execução e apresentação do projeto de extensão. 

O projeto é uma iniciativa que combina a arte culinária com o mundo audiovisual e tem como objetivo as interseções entre o preparo de alimentos e a produção de conteúdo audiovisual, criando uma experiência sensorial única. Estiveram envolvidos na produção dessa sexta temporada quinze alunos que foram divididos nas funções de chef, subchef, coordenador de produção, ajudante de coordenador de produção e ajudantes de cozinha na área de gastronomia. Já os alunos de Comunicação Social realizaram as funções de cinegrafista, making-off, roteirista, videografismo, editor de imagens e pós-produção. A supervisão e orientação são de responsabilidade das professoras Thaisa Sallum Bacco e da Chef Mari Sato.

Nesta 6ª edição, o projeto trouxe os episódios com os pratos: 1º) Tarde de Outono – deliciosa torre de panqueca, toast de abacate com um bom café coado; 2º) Café que Aquece – bolinho de chuva recheado com goiabada, chipa e um irish coffe; 3º) Jardim de Sabores – foccacia garden, bolo super macio de mel com lavanda e Golden milk com várias especiarias; e 4º) Frescor do Verão – espetinhos de frutas, lanche enrolado e um delicioso Orange coffe. Os episódios serão disponibilizados no canal do YouTube da TV Escola diariamente a partir desta terça-feira (18).

Para a Chef Mari Sato, coordenadora do curso de Gastronomia, a edição teve um diferencial e um desafio. “Pela primeira vez, o maior número de alunos participantes era do primeiro termo. Então, além de toda a produção que exige habilidades básicas do curso precisávamos explicar cada etapa para eles e somente quatro alunos já estavam mais à frente no curso. A comunicação entre eles foi fundamental para chegarmos nesse resultado. Eles foram aprendendo juntos, a enxergar o melhor ângulo, o tempo de cada receita, produziram o roteiro juntos, a tabela de cenas. A integração dos cursos foi a mais profunda que tivemos”. 

Sato destaca que outro ponto foram as opções de pratos que tiveram mais itens para ser produzidos. “Foi a temporada com mais itens para degustação, a cada estação um salgado, um doce, mais uma bebida, então teve maior quantidade, um maior volume de produção. E as receitas, todas foram escolhas dos alunos que ou pesquisaram ou foram adaptando o que eles já tinham visto. Cito aqui o bolo de lavanda que ficou super fofinho, é uma receita maravilhosa que foi um aluno que trouxe, a panqueca foi outra produção e construção da equipe”, comenta a Chef que aprovou todo o menu apresentado na noite. 

Foto: João Paulo Barbosa Abertura do Festival de Cinema e gastronomia no Auditório Primavera no campus 2
Abertura do Festival de Cinema e gastronomia no Auditório Primavera no campus 2

A professora doutora Thaisa explica que a cada edição são trabalhados pontos importantes para a execução do projeto e que são ações que já preparam o aluno para a atuação profissional. “Iniciamos com a formação da equipe, é feito um pré-preparo com a capacitação deles, fazemos um piloto de todas as receitas, depois a gente começa a elaborar os roteiros de cada episódio. Depois é que vamos para a gravação, edição, avaliação de um episódio. Realizamos esse processo de uma forma que o estudante possa aprender os mais diferentes recursos para se aprofundar na linguagem utilizando de uma análise reflexiva, crítico-reflexiva de cada ação, em cada etapa do projeto. As reuniões são semanais, e aí uma semana a gente faz análise, avaliação, e na outra semana gravação”. 

Na 6ª edição do projeto, Thaisa comenta que é perceptível a evolução do aluno nesse processo.  “Quando a gente adota esse tipo de metodologia, a gente vê que o crescimento do estudante, não só técnico, não só da disciplina em si, mas como ser humano é incrível. Esses estudantes estão apenas a quatro meses na universidade e conseguiram realizar uma noite para família, com os amigos, com profissionais, com imprensa, que com certeza vai marcar a história deles. Eu imagino o quanto eles estão motivados e isso é o que deixa o professor feliz. Não tem recompensa maior para um professor do que ver o aluno dando valor ao seu próprio conhecimento”. 

Participação ativa

Jonathan Ferreira Monari é aluno de Publicidade e Propaganda e conta que foi interessante participar dessa edição. “Acabei de entrar na faculdade, ainda estou no primeiro termo, mas logo de cara já ter esse contato com as câmeras, com o set de gravação, ter que escrever roteiro e pensar em cenário e em tudo mais, foi muito interessante porque é uma área que eu me interesso bastante e uniu duas coisas que eu gosto muito, que era gastronomia, a parte da culinária, de gravar, preparação dos pratos, tirar foto. Atuei como cinegrafista dos episódios, filmagens dos detalhes e fiz o quadro de dicas que é um momento divertido que aparece no meio dos episódios. Foi muito bom ver o crescimento de todos, melhorando a qualidade dos vídeos e o pessoal da gastronomia também, que foi se soltando mais, perdendo a timidez e conseguindo cozinhar na frente das câmeras”.

Também ingressante no ensino superior, a Maria Clara Tenório Daguano é aluna da Gastronomia e afirma ter sido uma experiência muito legal. “Quando entrei na faculdade já falaram do projeto, só que eu não imaginava que seria tão legal como foi realmente participar. Tanto da parte criativa, da gente pensando no tema, nos pratos e tudo mais, a combinação. Café da tarde eu adorei o tema, tanto que eu fiz parte da sugestão. Estar envolvida nesse projeto agregou conhecimento na parte de comunicação, porque eu não tenho muito contato com essa parte de gravação. E foi bom aprender como é, como me comportar diante da câmera e tudo mais, foi muito interessante. Tenho a sensação de orgulho, porque é uma etapa cumprida, uma tarefa muito bem sucedida. Foi muito bom ver minha família e os demais convidados comendo e adorando tudo que a gente ofereceu aqui”. 

Aprovação externa

Carlos Eduardo Migoto é egresso da Escola de Comunicação da Unoeste e durante a faculdade participou do projeto. “Eu tive a oportunidade de participar desse projeto que é muito bem feito com a supervisão da professora Thaisa. É um projeto que é tão bem estruturado que além de acrescentar conhecimento a pessoa ele prepara o aluno para o futuro profissional. Tenho muito orgulho de ter feito parte desse projeto e ver aqui hoje a apresentação é muito gratificante”. 

Já o egresso do curso de Gastronomia Rafael Gonçales Camargo adorou a temática. “Primeiramente queria agradecer a Sato por ter me feito o convite e agradecer a todo mundo por ter me recebido aqui como convidado. Foi muito boa essa temática que eles abordaram. Para a formação dos alunos a ideia desse projeto ajuda adquirir conhecimento e tudo foi muito bem executado, as técnicas usadas, a comida ficou muito boa. Parabenizo todo mundo e adorei ter voltado a universidade”. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem