Palestras debatem saúde e participação social
Na sexta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unoeste promoveu palestras no campus de Guarujá para alunas, docentes e colaboradoras, trazendo convidadas especiais para discutir questões cruciais relacionadas à saúde feminina e à participação da mulher na sociedade. O evento não apenas proporcionou reflexões fundamentais sobre a saúde e o papel da mulher na sociedade, mas também fortaleceu a parceria entre a Unoeste e as iniciativas locais em prol do bem-estar e empoderamento feminino.
A Dra. Adriana Machado, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, apresentou um panorama abrangente da saúde da mulher, destacando sete pontos essenciais: saúde ginecológica, reprodutiva, gravidez e pré-natal, cânceres mais comuns, saúde mental, pré e pós-menopausa e saúde da mulher idosa. "Precisamos de cuidados muito mais cedo do que os homens. Hoje em dia, o 'doutor Google' está aí para competir com os médicos. Por isso, é fundamental o acolhimento no atendimento", ressaltou a médica, alertando para o aumento de casos de sífilis e câncer de colo do útero na região devido à falta de busca por atendimento primário para prevenção de doenças.
Geane Maria da Silva, presidente do Conselho da Mulher de Guarujá, compartilhou sobre o papel e as estratégias do conselho na cidade. "Determinamos estratégias, como o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que está sendo desenvolvido", explicou, enfatizando a importância da ampla participação da sociedade, incluindo representantes da Educação. A Unoeste, por meio das participações de Rosineide Maria de Oliveira (gerente administrativo do campus Guarujá) e Ismênia Delgado (colaboradora da universidade), integra o conselho ocupando duas cadeiras.