Santista troca carreira no futebol pela Medicina
Ex-jogador de clubes na Espanha, decidiu deixar os gramados para realizar o sonho de ser médico
O estudante Gustavo Aparício começou sua trajetória no futebol ainda criança, jogando na escolinha do Santos, e viu o sonho de se tornar jogador profissional se tornar realidade com passagens por clubes como o Málaga City e o Club Vélez na Espanha. Porém, a pandemia trouxe uma nova perspectiva sobre seu futuro. Gustavo decidiu que era hora de mudar de caminho e investir em um sonho que, até então, parecia distante: a Medicina.
“Comecei a jogar futebol desde criança, na escolinha do Santos, e sempre sonhei com a carreira de jogador. Mas, quando a pandemia aconteceu, percebi que talvez fosse o momento de reavaliar tudo”, conta Aparício.
A experiência de ter família na área da saúde, que sempre apoiou suas decisões, ajudou na escolha de trocar o futebol pelo jaleco. “Meus pais sempre me incentivaram a seguir meu próprio caminho, e foi aí que tomei a decisão de iniciar a faculdade de Medicina na Unoeste. ”
A mudança, contudo, não foi simples. Adaptar-se ao ritmo intenso dos estudos e ao ambiente universitário exigiu dedicação e resiliência. Gustavo revela que a transição foi desafiadora, especialmente no início. “No começo, me questionava quase todos os dias. A rotina de estudos é bem diferente da vida no futebol, mas o apoio da minha família foi fundamental para que eu continuasse firme. ”
A transição, que para muitos pode parecer radical, encontrou em Gustavo um propósito mais profundo: o desejo de contribuir de maneira duradoura com a sociedade. “O futebol, mesmo com todo o sucesso, não é uma carreira para sempre, mas a Medicina é. E o que me move é a possibilidade de impactar a vida das pessoas, seja cuidando delas ou, quem sabe, ajudando outros atletas no futuro”, diz ele.
Com a chama da paixão pelo esporte ainda acesa, Gustavo pretende seguir na área de ortopedia e medicina do esporte, áreas em que sua vivência como jogador será um diferencial. “Ter passado por lesões me ajuda a entender o que esses pacientes sentem e esperam. ”
Para ele, a sensação de poder cuidar de pessoas é um combustível que o motiva a seguir em frente, mesmo nas dificuldades. “Imaginar que posso ajudar outros atletas a se reabilitarem me dá forças para continuar”, afirma. Hoje, Gustavo está mais certo do que nunca de que, assim como no futebol, o empenho e a dedicação são os principais atributos para alcançar seus objetivos, só que agora em outra arena.
Faça Unoeste agora!
Conceito máximo pelo MEC, a Unoeste está com as inscrições do Vestibular de Medicina abertas até 27 de novembro, oferecendo aos candidatos a chance de ingressar em uma instituição que valoriza trajetórias inspiradoras e apoia a realização de sonhos. Assim como Gustavo Aparício, novos alunos podem encontrar na universidade o apoio e o ambiente necessários para fazer a diferença na área da saúde.
A prova presencial será no dia 30 de novembro (sábado). Neste vestibular, o candidato pode escolher a cidade onde deseja realizar a prova no momento da inscrição, sendo esta escolha independente das opções de onde ele deseja estudar. Outra novidade é a chance de concorrer nos três processos seletivos de Medicina (Presidente Prudente, Jaú e Guarujá), indicando a ordem de sua preferência como 1ª, 2ª e 3ª opção.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste