Cuidados a quem cuida: evento oferece bem-estar a cuidadores
Atividade curricularizada foi oferecida por alunos do 6º termo de Psicologia para cerca de 200 cuidadores profissionais e familiares no campus 2 da Unoeste
Na noite dessa quarta-feira (6), o curso de Psicologia da Unoeste realizou no campus 2 de Presidente Prudente a atividade "Stress-Cuidando do Cuidador”. A iniciativa, desenvolvida pelos alunos do 6º termo como parte da disciplina de Psicodrama, teve como objetivo oferecer um espaço acolhedor e de cuidados a geralmente quem cuida, ou seja, os cuidadores, sejam eles profissionais ou familiares, que tiveram a oportunidade de aprenderem técnicas de manejo do estresse.
Os grupos se dividiram entre os auditórios Azaléia, Buriti, Carvalho, Ipê, Jacarandá e na sala 211 do Bloco B3. Tendo como proponente a professora doutora Zilda Rodrigues Nogueira, a atividade destacou a importância de cuidar daqueles que assumem sempre o papel de ajudar e cuidar do próximo. “Quando pensamos em cuidadores, englobamos não só os profissionais, mas também mães, familiares e outros tutores, que muitas vezes vivem níveis elevados de estresse e raramente têm a oportunidade de expressar suas emoções ou pedir ajuda”, comentou a professora.
Segundo ela, estudos têm apontado que muitos cuidadores enfrentam problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e sobrecarga emocional. Por isso durante a atividade, os profissionais e familiares que cuidam foram envolvidos em um workshop que utilizou o psicodrama como metodologia principal. Esse método proporciona uma experiência dinâmica e interativa, permitindo que os cuidadores expressem suas emoções e reflexões sobre os desafios do cuidado.
A curricularização da atividade reforça o compromisso da universidade em integrar a comunidade às práticas educacionais. “Essa ação representa um aprendizado profundo para os alunos, que puderam aplicar técnicas de manejo de grupos e auxiliar na saúde mental dos participantes, fortalecendo, assim, seu desenvolvimento profissional”, afirmou a Dra. Zilda.
O evento “Stress-Cuidando do Cuidador” foi um marco na formação dos futuros psicólogos, que puderam experienciar a relevância do cuidado com quem cuida e expandir o impacto de sua atuação para além das salas de aula, promovendo bem-estar e suporte à comunidade local. A estudante Layza Borges conduziu a dinâmica de aplicação de dramatização psicodramática no Auditório Azaleia. Ela falou da importância desse atendimento à comunidade externa na formação dos acadêmicos.
“É de suma importância porque a disciplina de psicodrama que está dentro da nossa grade curricular nos restringia antes a fazer esses atendimentos somente com os próprios alunos. Agora a nossa turma se torna a primeira a fazer esse tipo de apresentação de uma maneira que é curricularizada. Nós expandimos nossa atuação para alcançar a comunidade geral, e nisso conseguimos colocar em prática toda a bagagem teórica que a gente estuda, e o que é mais legal: com as pessoas da comunidade. Então de certa forma agregamos o nosso conhecimento e também conseguimos trazer um bem-estar para os demais envolvidos”, frisou.
Aprovação da comunidade
Durante as dinâmicas em todos os auditórios e que ocorriam simultaneamente, a programação incluía momentos de troca entre os participantes que foram divididos em grupo. O propósito era fortalecer a sensação de pertencimento dos cuidadores e reduzir o sentimento de solidão que é comum a quem se dedica intensamente ao cuidado do outro.
Agente de apoio educacional na Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez, que fica no Parque Cedral de Prudente, a moradora de Santo Anastácio Cristiane Maria Rodrigues Leão tem uma rotina que requer atenção máxima. É que há cinco meses ela cuida na escola de duas crianças que têm autismo – uma de quatro e a outra de seis anos. Ao ser convidada para o workshop, ela conta que se sentiu abraçada pelo curso de Psicologia da Unoeste.
“Eu acho interessante esse olhar pra gente, mesmo porque temos que estar bem para poder cuidar, precisamos ser cuidados para transferirmos esse cuidado aos outros. No meu caso, dependendo da criança que cuido, há um desgaste emocional diário. Por isso, considero esse olhar para o agente muito importante”, destacou ela.
O também agente de apoio educacional Rafael Alexandre Parra, que cuida de três crianças especiais – uma com deficiência física e outras duas com autismo – na Escola Municipal Professor Ditão, no Jardim Everest, foi outro participante que elogiou o trabalho realizado pelos alunos do 6º termo de Psicologia.
“É muito legal e importante essa iniciativa porque diante de tantas tarefas que temos a fazer ao longo do dia, acaba ficando para trás o fato de que quem cuida também precisa ser cuidado. E a nossa saúde mental precisa estar bem porque nosso trabalho exige muita concentração e cuidado. Que mais iniciativas assim possam ser realizadas”, elogiou ele.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste