Campanha “Doação Nota 1000” incentiva doação de sangue no HR
Iniciativa do Departamento de Segurança da Unoeste é realizada pelo terceiro ano consecutivo e mobiliza vigilantes, fiscais, seguranças, controladores de acesso, população acadêmica e comunidade externa
O Departamento de Segurança da Unoeste deu início nesta segunda-feira (18) à campanha "Doação Nota 1000". Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a ação tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e a população para a importância da doação de sangue, especialmente em um período crítico em que os estoques costumam diminuir devido às festas de fim de ano e ao aumento das viagens e acidentes.
A iniciativa segue até a próxima sexta-feira (22) e tem como meta reforçar o estoque de bolsas de sangue no Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, que de setembro para cá viu as doações caírem em torno de 30%. De acordo com a coordenadora do local, Cláudia Cavali Santello, o ideal seria que a captação de bolsas fosse de 1.200 por mês. Mas, atualmente, esse número tem girado em torno de 800 bolsas/mês.
O Major Edson Aparecido Torchi Duro, supervisor do Departamento de Segurança da Unoeste, destaca a importância do engajamento ampliado este ano. “Nos anos anteriores, focamos na parceria com a Santa Casa. Este ano, priorizamos o Hospital Regional em colaboração com o Instituto RH, estendendo a campanha para todo o corpo discente, docente e funcionários da Unoeste, além de grupos de igrejas e amigos dos vigilantes. A intenção é reforçar as doações para o período de fim de ano, quando a demanda aumenta”, enfatizou.
O engajamento dos colaboradores do Departamento de Segurança é um ponto forte da campanha. Com mais de 100 funcionários, entre vigilantes, fiscais, seguranças e controladores de acesso, muitos deles fazem da doação uma prática constante. “Toda vez que realizamos a campanha, nossos colaboradores abraçam a causa com entusiasmo. Só não doa quem não pode por questões de saúde ou intervalos obrigatórios entre doações”, acrescenta o Major Torchi Duro.
A coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do HR destaca que a campanha “Doação Nota 1000” reforça o compromisso da Unoeste com a saúde e bem-estar da comunidade, promovendo um ato de solidariedade e incentivo à doação voluntária. Ela salienta ainda a importância que campanhas como essa têm para manter os estoques de sangue estáveis. “O sangue tem validade e precisamos de doadores todos os dias para que o estoque se renove. Principalmente agora, época de fim de ano, onde há aumento nos índices de acidentes e a necessidade de sangue cresce. Quando há mobilizações como essa da Unoeste, a quem somos gratos, as pessoas se sensibilizam e lembram da importância da doação”, destacou.
Fazer o bem sem olhar a quem
Doadores frequentes, como o vigilante Laudelino do Nascimento Leite, que trabalha no Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste, são um exemplo da importância da doação regular. Aos 49 anos, Laudelino doa sangue desde 2016 e acredita que ajudar o próximo é um ato de amor e responsabilidade social. “Muitas pessoas têm receio, mas posso garantir que é seguro e tranquilo. É uma forma de praticar o bem, é um ato de amor”, declara ele.
O vigilante Adeíldo Rosa Araújo, de 46 anos, participou pela primeira vez da campanha e vê na doação de sangue uma oportunidade de fazer o bem. “É sempre bom ajudar o próximo. Hoje estou aqui como doador, mas pode ser que um dia eu precise. E, se temos essa possibilidade e saúde para doar, por que não doar?”, questionou.
Quem pode doar?
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 60 quilos e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, inclusive aos feriados.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste