CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biblioteca da Unoeste oferece quebra-cabeças interativos

Iniciativa neste mês de novembro mobiliza estudantes em quatro Unidades de Informação nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá; depois de montados, quebra-cabeças serão sorteados entre os participantes de cada campi


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Emerson Sanchez Biblioteca da Unoeste oferece quebra-cabeças interativos
Quebra-cabeças de mil peças remonta a obra “Som da Chuva”, do pintor israelense Leonid Afremov

Reta final de ano e muitos acadêmicos já sentem batendo àquele cansaço que é comum nesta época, e que se torna ainda mais desafiador pela proximidade das provas finais que também já estão chegando. Mas para quem é aluno da Unoeste nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá pode deixar um pouquinho essa tensão de lado e se “distrair” numa das unidades de informação da Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecilia Guarnieri Denari”, com o projeto “Biblioteca das Coisas”. 

A iniciativa, implementada em fevereiro deste ano, disponibiliza jogos de mesas, a exemplo de quebra-cabeças, damas, dominó e xadrez, em espaços que até então eram utilizados somente para estudos e pesquisas bibliográficas. Mas agora em novembro o foco está em novos quebra-cabeças interativos que foram adquiridos recentemente. E o mais legal é que ao passo em que eles forem sendo montados, serão sorteados entre os participantes em cada unidade de informação.

A ideia é atrair alunos para novos desafios didáticos e de relacionamento com seus colegas de curso. Será também uma oportunidade para os participantes exercitarem a concentração e a memória visual. De acordo com a coordenadora da Rede de Bibliotecas, Regina Liberati Silingosvchi, os novos quebra-cabeças estão à disposição dos alunos da Unoeste desde o dia 1º deste mês. E o modelo a ser sorteado em cada uma das quatro unidades onde estiver rolando a ação é o mesmo em todas: o quebra-cabeças de mil peças que remonta uma das obras do pintor israelense Leonid Afremov, chamada de “Som da Chuva”.

“O quebra-cabeça interativo faz com que vários alunos participem e compartilhem o jogo em momentos diferentes. O objetivo é procurar estimular a socialização e relacionamento entre os alunos, e também no compartilhamento de materiais, além de ampliar o papel da biblioteca na vida da comunidade acadêmica”, destacou Regina ao falar da importância dessa iniciativa.

Relatos dos próprios alunos têm revelado que os jogos existentes nas unidades da biblioteca da Unoeste geram a atenção, concentração e exercitam a memória de quem participa da interação. “A montagem do quebra-cabeça interativo traz muitos benefícios para a aprendizagem do aluno e também ajuda no raciocínio lógico, na coordenação motora, na capacidade de criar estratégias, e principalmente na socialização e relacionamento entre os alunos, fazendo com que eles interajam uns com os outros”, complementou ela.

Todos os jogos do projeto estão disponíveis nas bibliotecas desde o dia 7 de fevereiro deste ano. De lá pra cá, a adesão tem sido surpreendente, tanto que logo após a disponibilização dos primeiros quebra-cabeças nas bibliotecas, no dia seguinte muitos já estavam montados, relembra ela. “Fizemos um quadro em cada biblioteca com a finalização dos primeiros quebra-cabeças”. 

O “Biblioteca das Coisas” oferece aos universitários outros jogos, a exemplo do caiu perdeu (blocos de madeira), damas, dominó, jogo de trilha, xadrez, uno, entre outros.

Adesão imediata

Assim que o novo quebra-cabeça foi disponibilizado na biblioteca do campus 1 de Prudente, os amigos de turma Lucas Veronezi Vilela e Milene Vitória Sampaio Sobral, ambos do 5º termo da Medicina, montaram as primeiras peças. “Eu sempre venho a biblioteca porque é mais tranquilo para estudar e agora que colocaram os jogos, os quebra-cabeças aqui, ajuda a distrair, principalmente nessas semanas que antecedem as provas. Eu sempre gostei de montar quebra-cabeças, tanto que já participei e ajudei a montar dois aqui. Eu gosto bastante”, contou Lucas, na expectativa de que possa ser um dos sortudos. “Esse é grandão, vai ficar bem bonito lá em casa”, brincou.

A colega dele também explicou porque gosta sempre de estar na biblioteca montando quebra-cabeças. “Achei uma alternativa muito interessante porque a Medicina tem uma carga horária extremamente elevada, então a gente passa muito tempo na faculdade estudando. Esse aqui acaba sendo um momento em que a gente consegue relaxar, se distrair um pouco. E eu acho que isso acaba contribuindo muito para o nosso desenvolvimento pessoal, nosso raciocínio lógico e também para controlar a ansiedade que é comum principalmente nesse período que antecipa as provas”, opinou a Milene que também curtiu a obra Leonid Afremov. “Levá-lo montado e emoldurado para a casa seria incrível”.

Foto: Emerson Sanchez Lucas Vilela, aluno da Medicina Prudente: “Sempre gostei de montar quebra-cabeças, tanto que já participei e ajudei a montar dois aqui”
Lucas Vilela, aluno da Medicina Prudente: “Sempre gostei de montar quebra-cabeças, tanto que já participei e ajudei a montar dois aqui”

Na Unidade de Informação 6 que fica no campus de Guarujá, a estudante de Medicina Camila Souza Santos também aproveitou a novidade para montar o quebra-cabeça interativo. “São práticas que ajudam a gente desestressar porque o curso é puxado e às vezes precisamos dessas válvulas de escape. Eu sempre gostei de montar quebra-cabeça e não consegui trazer nenhum da minha cidade pra cá. Achei ótima a iniciativa do sorteio e estou aqui montando porque quero ele na minha parede”, revelou ela, que saiu de Uberaba, Minas Gerais, para fazer o curso médico na Unoeste Guarujá.

Já na Unidade de Informação 5 que fica no campus de Jaú, quem aderiu ao desafio de montar o quebra-cabeças foi a estudante do 6º termo de Medicina, Maria Vitória Videira São João. Na montagem, ela contou com a ajuda das amigas Louise Bodoni Cardoso e Livia Gimenez Campagnucci. “Acho que a dinâmica de montarmos o quebra-cabeça acaba sendo um momento de distração entre as aulas, onde ficamos com nossos amigos de uma forma mais descontraída. Acaba tirando um pouco o foco em matérias e aulas, embora momentâneo. Super legal a iniciativa da rede de bibliotecas”, opinou ela.

Regras do sorteio

Todos os alunos da Unoeste poderão participar do sorteio dos quebra-cabeças interativos, mas precisarão "contribuir" para a montagem deles. A ação vai ocorrer durante todo o mês e para concorrer, além de ajudar na montagem, é preciso também preencher a listagem no balcão de atendimento das bibliotecas disponibilizando nome completo, RA (Registro Acadêmico), indicar o curso em que está matriculado e deixar o número do telefone para contato. 

“Após o quebra-cabeça ficar pronto, vamos sortear o vencedor e depois enviar para confecção do quadro com moldura. Importante dizer ainda que o sorteio será realizado em dois dias úteis após a conclusão da montagem do quebra-cabeça, às 14 horas, na unidade de informação onde a montagem do quebra-cabeça foi realizada”, explica Regina, enfatizando ainda que caso o quebra-cabeça não seja finalizado na data estipulada, o prazo será estendido até a conclusão do mesmo. Com isso, a data do sorteio será no mesmo dia da finalização da montagem do quebra-cabeça.

Horários de funcionamento

As bibliotecas que estarão participando têm horário de funcionamento diferentes. A Unidade de Informação 1, que fica no campus 1 de Prudente, e Unidade de Informação 3 que funciona no campus 2 de Prudente, funcionam das 7h às 22h15 de segunda a sexta-feira, e de sábado das 8h às 12h. Já a Unidade de Informação 5 que fica no campus de Jaú funciona das 7h às 22h de segunda a sexta-feira e sábado não tem expediente. Por fim, a Unidade de Informação 6 que fica no campus de Guarujá funciona das 7h às 21h de segunda a sexta-feira, e sábado das 8h às 12h.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem