Universidade: conquiste mais que um diploma
Um discurso que está se tornando mais comum entre os adolescentes, alguns pais e no mercado de trabalho é de que “não é mais necessário” um diploma de faculdade para ser bem sucedido profissionalmente. Alguns casos de youtubers, influenciadores e empreendedores podem criar essa ilusão de que basta uma ideia e disposição para trabalhar. Certamente não é a regra.
A passagem pela universidade vai muito além de um caminho de dois a seis anos para pegar o diploma no final. Para cada profissão, todo o conhecimento está ali organizado, atualizado, testado e aprovado. Os professores especializados em suas áreas específicas te auxiliam a obter e se apropriar do conhecimento num período condensado (cada disciplina) para que possa aplicar futuramente. A alternativa é obter esse conhecimento com outros profissionais e/ou na internet, porém sem a mesma organização, sequência lógica e completude, num prazo indefinido.
Na universidade há também os estágios, as atividades de extensão e a pesquisa que você pode realizar nos próprios campi ou em locais externos, sempre sob a orientação de um professor supervisor. Essa aplicação dos conhecimentos sob orientação é um meio eficaz de obter experiência e segurança para a futura atuação profissional.
Mas a riqueza da universidade vai além, pois você tem contato com 20 ou mais professores com diferentes experiências, opiniões e valores, com suas recomendações de livros para ler (além dos obrigatórios), filmes para assistir, lugares para conhecer etc, tudo como contribuição extra e gratuita para seu desenvolvimento profissional e pessoal. O único requisito é que você esteja receptivo, eventualmente analise suas próprias opiniões e seus valores, adaptando-os às novas perspectivas.
E há também as possibilidades de network com os professores, outros colegas de turma, participantes de eventos, de visitas técnicas, nos estágios. O número de pessoas com quem você tem contato em sua passagem pela universidade chega a centenas. Uma dessas pessoas pode se tornar seu sócio, te indicar para um estágio, emprego e participar de sua vida pós-universidade. Seu horizonte com 30 graus de visão se amplia para 90, 120, 180 graus ou mais e sua evolução dá um salto. Definitivamente a universidade te oferece muito mais que um diploma.
Jair Rodrigues Garcia Júnior é fisiologista e professor da Unoeste.