CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante recebe bolsa da Fapesp para pesquisa

Estudo da Unoeste analisa o impacto da poluição do Porto de Santos na saúde neuromotora de bebês


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação/ Unoeste Estudante recebe bolsa da Fapesp para pesquisa
Amanda Sarabando foi contemplada pela bolsa FAPESP na realização da pesquisa

A aluna Amanda de Almeida Macedo Sarabando, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), foi recentemente contemplada com uma bolsa de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

O estudo intitulado “Efeitos da Poluição Atmosférica no Desenvolvimento Neuromotor Infantil em Crianças de até 1 Ano de Idade no Município do Guarujá”, tem como objetivo trazer informações sobre os impactos da poluição atmosférica, em especial aquela gerada pelas operações do Porto de Santos, no desenvolvimento neuromotor de bebês.

Coordenada pela professora de medicina Marceli Rocha Leite, a pesquisa se concentrará em diferentes bairros do Guarujá, como Jardim Conceiçãozinha e Boa Esperança, que apresentam níveis mais altos de poluição, em comparação com áreas como Perequê e Vila Rã, onde a exposição é menor. 

Utilizando a Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS), a equipe realizará avaliações do desenvolvimento neuromotor das crianças aos 3, 6, 9 e 12 meses, buscando entender como a exposição a poluentes, especialmente material particulado, pode impactar a saúde dos recém-nascidos. “É uma oportunidade de gerar dados robustos e sensibilizar a sociedade sobre um problema que afeta diretamente a qualidade de vida de populações vulneráveis", destaca Amanda Sarabando. 

O projeto visa não apenas alertar sobre os riscos associados à poluição, mas também promover a conscientização sobre a importância de ações efetivas para melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias. À medida que o estudo avança, espera-se que os dados coletados sirvam como um chamado à ação para enfrentar essa questão crítica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem