Pocket Book oferta auxílio para práticas inclusivas
O Pocket Book “Por uma educação das diferenças” oferece conteúdo que pode auxiliar professores, gestores e pesquisadores da área da educação em práticas inclusivas e de contribuição aos direitos humanos, à diferença e à condição de ser diferente. Produto acadêmico de caráter interinstitucional, originário na disciplina eletiva Paradigma da Educação para as diferenças, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste. A apresentação oficial da publicação on-line (no formato livro de bolso) ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) em uma das salas da pós-graduação, no campus 2 da Unoeste.
Organizado pela professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, a produção literária científica tem o 1º capítulo produzido pelo professor pelo Dr. Ademir Henrique Manfré, professor pesquisador vinculado à Unoeste. O 2º capítulo é de autoria do Dr. José Eduardo Evangelista Lanuti, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Dra. Maria Teresa Éger Mantoan, da Universidade de Campinas (Unicamp). Outros cinco capítulos são de mestrandos e doutorandos em Educação da Unoeste e do campus da Unesp em Presidente Prudente.
Estudantes envolvidos pelo Mestrado são os seguintes: Adriana de Oliveira, André Luiz Rossetti de Melo, Cíntia Benites Fabel, Henrique Turra de Andrade, Jiane Maria dos Santos Gouveia e Vinícius Fagundes Vargas. Pelo Doutorado: Charles Kendi Sato, Gilda Pereira da Silva, Isabela Samogim Santos, Rafael dos Santos Reis, Renata Benisterro Hernandes e Wanderson Lago Vaz. A apresentação do livro foi prestigiada por convidados, incluindo a coordenadora do programa de pós da Unoeste, Dra. Camélia Santina Murgo.
Os três pesquisadores colaboradores da publicação atuaram como conferencistas convidados da disciplina. Os textos por eles produzidos remetem às bases profundas do que entendem ser uma pedagogia das diferenças, que leva a pensar sobre a lógica do indivíduo, das suas singularidades e da legitimidade da diferença de um em relação ao outro. Os mestrandos e doutorandos exploraram nos seus textos o caráter colaborativo dos seminários temáticos realizados no 2º semestre de 2022.
A produção acadêmica foi cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unoeste vai disponibilizar em sua página virtual o link de acesso ao Pocket Book “Por uma educação das diferenças”. Presente no evento, a bibliotecária Renata Moraes de Sá sugeriu pelo menos três cópias imprensas para deixar na Rede de Bibliotecas Unoeste `Cecília Guarnieri Denari’, na unidade do campus 2, onde fica o Programa de Pós-graduação em Educação. O livro já está disponível na internet.
Serviço – Acesse o Pocket Book Por uma educação das diferenças, neste link.