CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra grupo de trabalho do Coren-SP

Universidade é representada na realização de novos estudos sobre a saúde mental de trabalhadores da enfermagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/ Marketing Unoeste Unoeste integra grupo de trabalho do Coren-SP
Mariana Vastag: representante da Unoeste e do interior paulista em nova realização do Coren-SP

Em meados do ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus atingia alto grau de tensões e angústias no Brasil, a Unoeste e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) realizaram a pesquisa “O Impacto da Pandemia Covid-19 na Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem do Estado de São Paulo”. A universidade esteve representada pela professora pesquisadora Mariana Carolina Vastag Ribeiro Oliveira que anuncia agora dois fatos novos: a criação pela entidade classista do Grupo de Trabalho de Saúde Mental, que vem no rastro da pesquisa de 2020 e no qual está inserida; e a realização junto aos profissionais de enfermagem do Setembro Amarelo.

A pesquisa realizada em São Paulo teve impacto no território nacional, por conta de ser o estado que concentra ¼ dos trabalhadores dessa área da saúde: mais de 583 mil; dos quais 13.587 responderam o questionário disponibilizado on-line no site do Coren-SP. Os resultados foram impactantes: 80% dos participantes tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados com a Covid-19; sendo que 87% deles afirmaram ter sintomas de Burnout (algum sintoma emocional); 58% disseram ter sentido ansiedade leve, moderada ou severa; e 93% manifestaram o medo de contrair a doença e transmiti-la para familiares e amigos.

Manual e projeto 

O Grupo de Trabalho de Saúde Mental, criado através de portaria do Coren-SP, leva em consideração a condição de que os cuidados nesta área têm papel fundamental na saúde dos trabalhadores de enfermagem e que os projetos possibilitam orientação de procedimentos preventivos em suas práticas cotidianas. São os casos do Manual de Segurança do Paciente em Saúde Mental e Psiquiátrica e do projeto “Liderança e Práticas Gerenciais: Desenvolvimento de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiátrica”; a partir do qual serão realizadas oficinas de capacitação e autodesenvolvimento profissional.

Mariana é a representante do interior paulista no grupo formado por sete profissionais e coordenado pela Dra. Maria do Perpétuo Socorro Souza Nobre. Em outra portaria, também assinada pelo presidente James Francisco Pedro dos Santos e pela primeira secretária Eduarda Ribeiro dos Santos, foram designados os membros da comissão de organização do evento Setembro Amarelo. A campanha que surgiu em 2014 com o objetivo de reduzir os casos de suicídios no Brasil e que é atrelada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio que transcorre em 10 de setembro. Assunto pertinente aos trabalhadores de enfermagem: técnicos, auxiliares e enfermeiros.

Experiências exitosas 

A atuação do Coren-SP no Setembro Amarelo leva em consideração que os profissionais de enfermagem estão no grupo dos mais propensos aos problemas de saúde mental, em especial, a depressão e o risco de suicídio. Condições agravadas com o advento da pandemia, conforme os resultados da pesquisa realizada em parceria com a Unoeste. As atividades de prevenção ao suicídio e de incentivo ao autocuidado ocorrem junto ao programa Cuidando de Quem Cuida, coordenado por Patrícia Maria da Silva Crivelaro, mestre em enfermagem e especialista em saúde pública, saúde da família, saúde do trabalhador e ecologia humana.

Através de edital da comissão científica coordenada por Patrícia e vinculada ao Grupo de Trabalho de Saúde Mental é realizado o chamamento público de experiências exitosas voltadas para a saúde mental do trabalhador de enfermagem. Inscrições até o dia 19 de setembro no site do Coren-SP. Após análise, os trabalhos classificados serão apresentados em sustentação oral. Os três primeiros colocados receberão menção honrosa; incluindo para os dois primeiros live para apresentação do projeto no Coren-SP Sem Fronteiras; e acrescentando para o primeiro publicação de matéria na revista do Coren-SP. Os demais classificados também serão divulgados no portal do Coren-SP.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem