CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de revisão sistemática atende diferentes profissionais

Iniciativa responde à demanda por técnica de pesquisa apropriada ao momento da pandemia do novo coronavírus


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/ Marketing Unoeste Curso de revisão sistemática atende diferentes profissionais
Dra. Édima Mattos: sucesso no curso para a área de saúde despertou a demanda de profissionais de diferentes áreas

Estão abertas as inscrições do curso de extensão Revisão Sistemática com Metanálise nas Diferentes Áreas do Conhecimento. A iniciativa abre caminhos para a possibilidade de pesquisas consistentes, mediante análise minuciosa, ampla e profunda de publicações científicas. Nesse sentido, emprega-se a técnica de metanálise para comparar os resultados de diferentes estudos para a produção de novos conhecimentos. Com a oferta de conteúdo teórico e atividades práticas, o curso envolve pesquisadores brasileiros de instituições públicas e particulares, dentre os quais está uma pesquisadora internacional vinculada à Universidade do Minho (Uminho) de Portugal. Clique aqui para se matricular.

Integrante da comissão de pesquisadores da Unoeste que faz a gestão o curso, a Dra. Édima de Souza Mattos conta que oferta idêntica ocorreu no segundo semestre de 2020, mas exclusivamente para a área de Saúde e através do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats), da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Segundo ela, estiveram envolvidos mais de 100 participantes, sendo que profissionais de outras áreas e com atuação no ensino superior, manifestaram interesse pelo curso que foi atualizado e, agora, é oferecido para um público maior, que vai além dos que atuam no segmento da saúde.

A revisão sistemática com metanálise tem a proposta de capacitar os participantes, durante três meses e com carga de 100 horas. Dentre os tópicos a serem estudados estão a leitura, interpretação, utilização e elaborações que permitam dominar as suas aplicações em diferentes áreas. Para tanto, os alunos aprenderão a se basear nas evidências para formular e a avaliar políticas públicas, redigir e publicar artigos científicos. Além disso, terão a chance de conquistar outros benefícios de base científica com focos específicos e multiprofissionais em sistema de gestão integrada, saúde, enfermagem, meio ambiente, fisioterapia, farmácia, educação, psicologia, odontologia e medicina veterinária.

As aulas serão remotas, gravadas e postadas no Aprender, o ambiente virtual de aprendizagem da Unoeste. Além desses cuidados em tempos de pandemia, a própria revisão sistemática contempla a busca de informações e dados sem a necessidade do pesquisador ir a campo. De acordo com a Dra. Édima que compõe a comissão organizadora do curso juntamente com o Dr. Hermann Bremer Neto, Willian Hiroshi Suekane Takata e Cristoffer da Silva Santana. A convidada internacional é a Dra. Ângela Rosa Pinho Costa Maia, psicóloga com atuação na Uminho e que se ajunta a uma equipe de profissionais de alto gabarito que irão ministrar as aulas. 

Serviço 

Mais informações sobre o Revisão Sistemática com Metanálise nas Diferentes Áreas do Conhecimento você encontra no site da Unoeste ou pelos e-mails secretarianatsfamepp@unoeste.br e stephanie@unoeste.br.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem