CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bolsas Santander estimulam projetos em diferentes segmentos

Estudantes desenvolverão atividades em áreas social, de cultura internacional e de assistência ao idoso


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Bolsas Santander estimulam projetos em diferentes segmentos
Andressa Fernanda: assistência ao idoso, pelo programa Anjos da Unoeste

Entre os contemplados no processo seletivo do programa Bolsa Santander de Graduação estão dois estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e uma acadêmica de Medicina da Unoeste. A partir do segundo semestre deste ano eles irão desenvolver projetos individuais nas áreas de comunidade e sociedade, cultura internacional e assistência ao idoso. No total são dez alunos de diferentes cursos que receberão ajuda de custo durante 12 meses, no valor de R$ 300 por mês, ofertada pelo Banco Santander.
 
Além das fronteiras – Amanda Carolina Felicio Vantini  irá trabalhar projeto de cultura internacional junto ao Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica, o novo nome dado à Assessoria de Relações Interinstitucionais. Natural de Presidente Prudente e com a família morando em Assis, onde fez o ensino médio, Amanda faz Arquitetura e Urbanismo e conta que as cidades e suas edificações antigas sempre tocaram seus sentimentos, prendendo o seu olhar para edifícios históricos e na disciplina de História da Arte, no colégio.
 
Dinâmica, Amanda participou do URB COLAB, o Núcleo de Urbanismo de seu curso, experienciando a cidade a partir de práticas colaborativas; do projeto do Parklet; e da intervenção no pico da neblina. Nos últimos três anos, participou do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) publicando artigos científicos. Também participou do projeto Meninas na Stem e do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) da Unoeste, trabalhando nas jornadas, circuitos de palestras, oficinas e apoio aos alunos.
 
No projeto Cartografias Femininas, pesquisa a relação da mulher e o espaço público na praça 9 de Julho, no centro de Prudente. Entende que o curso de Arquitetura e Urbanismo compreende a individualidade de cada aluno, sendo capaz de estimular que liberem a criatividade, manifestando estilos "próprios". Afirma que a Unoeste oferece espaço e estrutura para todo o processo de desenvolvimento criativo, com a maquetaria marcando essa autenticidade. Satisfeita com a bolsa recebida, Amanda conta que sua intenção profissional é a de trabalhar na área da cultura e arte para cidades.
 
Interior da Bahia – Tiago Bonfim Dias irá trabalhar em projeto de envolvimento da comunidade e sociedade, junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Também aluno do curso de Arquitetura e Urbanismno, é procedente da Bahia, da cidade de Dom Basílio. Está morando em Prudente no bairro do Bosque e conta que a vocação da profissão que escolheu vem de seu pai, que é pedreiro. Ao fazer o curso técnico em Edificações, passou a ter contato com escritórios de arquitetura e urbanismo e se interessou pelo curso superior que está fazendo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além de aplicado nos estudos, Dias participa do Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas, tendo participado das seguintes atividades de extensão: Das paredes a convivência: Atividade no Centro de Formação e Promoção Humana de Mirante do Paranapanema (SP); Percurso Urbano “Linhas dos Saberes”: A história do complexo ferroviário de Presidente Prudente (SP); e Vaga viva – Implantação de um Parklet no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente (SP).

Na área de iniciação científica, tem uma pesquisa concluída e duas em andamento: Qualidade ambiental e urbana na habitação social em Presidente Prudente (SP): o caso do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Urbanidade Fragmentada: a produção arquitetônica dos clubes de lazer da cidade de Presidente Prudente (SP); e Paisagens Urbanas: As relações sociais no espaço público dos povoados rurais de Dom Basílio (BA).

Dias comenta que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste é dotado de um corpo docente competente e preparado para ministrar os conteúdos, transforma e estrutura o aluno para a vida profissional e ainda contribui na sua formação como cidadão. Afirma que a Unoeste é uma universidade com uma das melhores estruturas físicas que já conheceu, que ampara o aluno e possibilita diversas atividades acadêmicas. Dias recebeu a bolsa com felicidade e sua pretensão é seguir ativo na área acadêmica, na qual pretende atuar.
 
Situação invertida – Andressa Fernanda de Alcântara Ferreira utilizará a bolsa Santander para atuar pelo programa Anjos da Unoeste na área de assistência ao idoso, junto à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Natural de Presidente Prudente, está morando em Pirapozinho, onde fez o ensino médio no Colégio Prisma. Sua vocação para cuidar de idosos vem da criação com as avós, enquanto seus pais trabalhavam. Inicialmente era cuidada por elas, mas com o tempo, a situação se inverteu, de tal forma que passou a pesquisar sobre doenças, cirurgias e funcionamento do corpo humano.
 
Na Unoeste tem participado de muitas atividades de extensão e as últimas foram no ano passado, como presidente da Liga de Saúde da Família e da Comunidade com a realização do I Simpósio de Cuidados Paliativos.  Atualmente está escrevendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo tema é: “Apoptose hepática induzida pelo corante artificial amarelo tartrazina em ratos wistar”. Avalia seu curso como sendo incrível, pela estrutura que  proporciona e por professores excelentes.
 
Pelo fato de sua mãe ter feito fez três graduações na Unoeste, conta que sempre teve imenso carinho e admiração pela instituição. “Tenho grande satisfação, pois, além de poder fazer atividades que gosto, vou poder aliviar financeiramente minha família”, disse, ao ser questionada sobre a obtenção da bolsa Santander. Andressa, ao falar sobre a sua pretensão profissional, contou que gosta muito da área de cuidados paliativos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem