Iniciativa dos alunos da Unoeste Guarujá alertam a população
Alunos da Unoeste fizeram iniciativas para alertar a população de Guarujá sobre a importância da vacinação
Em 2020, o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) manteve o contato dos alunos com a sociedade, mesmo com os desafios proporcionados pela pandemia da Covid-19. Os alunos da Faculdade de Medicina da Unoeste de Guarujá (SP) fizeram diversas iniciativas inéditas para atingir a população alertando as pessoas sobre a respeito da importância da vacinação.
O tema escolhido foi abordado por meio de perfis em redes sociais, como o Instagram, vídeos virais para dispositivos móveis e banners expostos nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Os materiais abordavam sempre baseados na ciência, a importância da vacinação na prevenção de doenças, assim como a sua segurança, combatendo inúmeras as fake news compartilhadas na internet sobre o assunto.
Everton Lopes Rodrigues, professor de Saúde Coletiva da Medicina em Guarujá e coordenador do Papp, relatou o aprendizado em manter as atividades no contexto atual. “O grande desafio da pandemia foi trazer temas relevantes e próximos à prática. Como os alunos possuem no currículo a Medicina Baseada em Evidências eles sabem que sempre prevalece a ciência nas escolhas,” afirma.
O docente também abordou a importância da escolha da vacinação como o tema central das abordagens: “Os acadêmicos entenderam que a vacinação é um tema relevante e importante. E eles conseguiram traduzir, cada um dentro do seu nível e do seu termo com uma linguagem mais próxima da realidade. Isso envolve a comunicação, a interação e a habilidade de conversar com a sociedade de uma forma criativa”, conta.
O grupo da acadêmica do 4º termo Ellen Vilanova Alves Garcia produziu um banner informativo que está exposto na Usafa Vila Rã. “Discutir sobre essa temática é de fundamental importância para a manutenção da qualidade deste serviço ofertado na Usafa, visando uma captação precoce de crianças faltosas na unidade pelos profissionais de saúde. Considerando que tudo está de ponta cabeça, acredito que o Papp tentou se adaptar da melhor forma possível a fim de nos proporcionar um ensino de qualidade”, explicou a aluna.
Já o grupo do acadêmico do 4º termo Rangel Genovan Gandra produziu um vídeo curto de aproximadamente três minutos que está sendo exibido na sala de espera da Usafa Santa Rosa. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a ciência por trás das vacinas, destacando a eficiência e a segurança contidas nesta forma de imunização.
O universitário abordou a importância do Papp para a sua formação: “Por meio dele eu me coloco no futuro e sinto um pouco do que é ser médico, principalmente, inserido da comunidade. Ainda em construção, somos ensinados sobre o relacionamento ideal que devemos manter com a equipe de trabalho e com o paciente, assim como a compreender na prática as doenças e os tratamentos discutidos em sala de aula de forma humanizada. Me sinto satisfeito e tranquilo com relação ao meu aproveitamento neste semestre”, relata.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste