CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conferências do Enepe atingem mais de 10 mil visualizações

No evento 100% remoto, os números alcançados indicam maior impacto de público em relação aos anos anteriores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Conferências do Enepe atingem mais de 10 mil visualizações
Abertura do Encontro de Pesquisa: Silvia Helena Andreo

O balanço do 25º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) é altamente positivo. Foram mais de 4 mil inscritos pagantes: 47% a mais que na edição do ano passado, com 2.775.  A edição do jubileu de ouro foi marcada pelo uso das novas tecnologias por ser 100% remota. As conferências de aberturas atingiram mais de 10 mil visualizações durante o evento, no canal da Unoeste no YouTube.

Presentes nas quatro conferências, os pró-reitores Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico) e Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão) em seus pronunciamentos já chamavam a atenção para o sucesso do Enepe 2020, que envolveu pessoas de 15 estados brasileiros e todas puderam participar sem que para isso tivesse que se deslocar para Presidente Prudente como em outras edições.  

Para o coordenador executivo, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, o evento, de 19 a 23 de outubro, foi literalmente reinventado para vencer as adversidades decorrentes destes tempos de pandemia do coronavírus. Diz que o Enepe deste ano foi obra da insistência e da ação eficiente de todos que estiveram na organização e dos que apresentam diferentes temáticas. “A resposta da comunidade acadêmica surpreendeu”, afirma.

Os números 

Foram 4.552 inscritos e destes, 4.091 pagantes. Dos 1.759 trabalhos submetidos para avaliação, 1.479 receberam aprovação, sendo 200 reprovados e 60 cancelados. Origem dos trabalhos: 1.198 da Unoeste e 281 de outras instituições. Natureza: 941 resultados de pesquisa, 254 de ensino, 227 de extensão e 55 relatos de caso. Em apresentações on-line, pelo Google Meet, foram 1.463 e outros 16 em fóruns de discussão.

As apresentações de artigos completos por área foram 74 sociais, 56 humanas, 27 exatas, 25 saúde e nove agrárias. No Prêmio Científico foram 28 artigos completos da saúde, 12 de exatas, 10 de humanas, seis de agrárias e seis sociais. Lançamentos de livros foram sete, junto à Rede de Bibliotecas Unoeste. Em todos os momentos foram intensas as participações, em especial nas transmissões pelo YouTube através de milhares de manifestações pelo chat.

Proativo e emocional

Na noite de segunda-feira (19), a conferência de abertura do 25º Enepe foi com a especialista em novas estratégias do pensamento Branca Audrá Brandão, que falou ao vivo para mais de 700 pessoas, mas durante a semana as visualizações subiram para 3.856. No enfoque sobre o tema do evento, “Inteligência emocional e autodesenvolvimento”, chamou a atenção sobre a importância dos profissionais de qualquer área ser proativo na busca de eficácia de suas atuações, para além de suas competências e habilidades técnicas.

Ao abrir o 18º Encontro Anual de Extensão (Enaext), na manhã da terça-feira (20), os professores Dr. Ricardo Benetti e Larissa Ferreira Esteves discorreram sobre a experiência do projeto Telessaúde e as contribuições da inteligência emocional em tempos de pandemia. Projeto desenvolvido pela Unoeste em Prudente, em contribuição com o poder público municipal e com envolvimento de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no atendimento à população, oferecendo orientações. Um projeto que trabalhou intensamente com o emocional de atendentes e atendidos.

Inclusão e habilidades 

O 17º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) teve na conferência de abertura, na tarde da mesma terça-feira, o professor José Francisco de Almeida Pacheco, da Universidade do Porto, em Portugal. O renomado pesquisador internacional manteve a sua tradição de responder perguntas o tempo todo, de tal forma que entrou em assuntos de dentro e de fora da temática “Novas construções sociais de aprendizagem”. Direto ao ponto, em relação às questões sociais, afirmou que toda escola deve ser inclusiva, ou não é escola.

O 25º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) teve na conferência de abertura, na noite de terça, Silvia Helena Andreo, da NorthBrasil, empresa de desenvolvimento e treinamento corporativo. Para ela, devido às mudanças rápidas e bruscas, o mundo está mais complexo e mais incerto, o que contribui para que as pessoas em suas profissões sejam eternos aprendizes, as quais devem estar atentas para as habilidades mais relevantes no momento: adaptação, comunicação digital, prontidão digital e competências socioemocionais.

Todas as atividades do Enepe 2020 podem ser conferidas no Youtube da Unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem