Sarau em Libras é sucesso de público em sua 5ª edição
Além do teatro, música, dança e poesia, pedido de casamento surpresa emocionou a plateia
Mais do que cumprimentar alguém ou apalpar um objeto, as mãos têm o poder de transmitir mensagens, emoções e estabelecer uma conexão com outras pessoas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Considerada a língua materna das comunidades surdas, essa forma de comunicação ganhou destaque na 5ª edição do Sarau em Libras da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste). Realizado na noite da última sexta-feira (5), no Teatro César Cava, campus I da universidade, o evento contou com a participação das comunidades externa e interna.
Apresentações de teatro, música, dança e poesia envolveram a plateia que lotou o teatro. “Fiquei muito feliz pela participação intensa dos acadêmicos que se dedicaram de corpo e alma, desde a confecção dos figurinos e ensaios até as apresentações finais”, comenta Valéria Isaura de Souza, coordenadora do evento e professora responsável pela disciplina de Libras da Faclepp. Destaca ainda, a satisfação em estreitar a relação com a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região (ASSPP). “Essa parceria permitiu uma interação ímpar entre os universitários e os atendidos pela entidade”. No sarau, os surdos também tiveram a oportunidade de se apresentar. “Trazer a comunidade surda para a universidade, em especial, neste evento foi muito importante, pois iniciativas como esse sarau proporciona o acesso à língua de sinais”, conclui.
Alayne Rebeka de Souza, acadêmica do 3º termo de Pedagogia junto com os seus amigos de sala apresentou a música “Cê topa?” do cantor Luan Santana. “Foi recompensador visualizar o sorriso na plateia, principalmente da comunidade surda”, diz. Ela conta que, no ensino médio, já estudou com duas pessoas surdas, só que a relação era distante. “Nos dedicamos bastante para essa apresentação que nos aproximou desse público. Me apaixonei pelo trabalho dos surdos e também dos intérpretes. Sem dúvidas, existe uma relação de amor ao próximo muito grande. Estou feliz em poder compartilhar essa experiência com eles”, pontua.
Alan da Silva Santos foi um dos intérpretes que participou do 5º Sarau em Libras da Faclepp/Unoeste. Colaborador da universidade, diz que trabalha há cinco anos com a comunidade surda. “Comecei a fazer alguns cursos em Libras e fui me aperfeiçoando na área. Hoje, ofereço apoio para um acadêmico surdo do superior de tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste)”, relata.
Grandes emoções – No evento desta sexta-feira (5), os holofotes se viraram para Alan, quando surpreendeu a namorada Bruna Caroline Campos Cogo com um pedido de casamento em Libras. O intérprete expõe que o casal se conheceu depois que ele começou a atuar nessa função. “Como o meu irmão Wanderson é surdo, sempre tive contato com a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região (ASSPP), inclusive, foi a partir dessa relação que conheci a Bruna que também é surda e namora comigo há cinco anos”, conta. O gesto que emocionou toda plateia pegou Bruna de surpresa. “Fiquei muito feliz com essa declaração pública de amor. Sou muito tímida e, apesar do nervosismo aceitei o pedido, pois eu amo ele”, descreve.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste