Pesquisa Científica
Resumo:
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil, dentre elas a hipertensão arterial. A redução dos gastos energéticos por conta do mundo modernizado colabora com o sedentarismo, que por sua vez é um dos causadores da obesidade, outro fator contribuinte ao desenvolvimento de HA. Estudos demonstram a possibilidade de controlar a pressão sanguínea de pacientes apenas modificando seu padrão de respiração, esses exercícios inclusive podem ser realizados pelo paciente em sua própria casa. Analisando o assunto pelo contexto tecnológico, recursos terapêuticos têm sido adjuvantes, como é o caso da Realidade Virtual (RV) que disponibiliza uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, simulando ambientes reais por meio de ambientes virtuais interativos, os quais os usuários podem visualizar e manipular. Esse trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta para auxiliar o fisioterapeuta durantes as sessões de fisioterapia respiratória em pacientes cardiopatas, fazendo uso de ambientes virtuais e equipamentos eletrônicos para analisar o estado do paciente e dar um feedback em tempo real ao fisioterapeuta. Ao final do trabalho espera-se avaliar usabilidade da ferramenta por profissionais da área, visando obter avaliações que permitam melhorar, quantificar e qualificar esta aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.
Protocolo: | 4327 | Início e Fim: | Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
MATHEUS VIANA DA SILVA ALEXANDRE LEAL BUTTIN |
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Professor(es): |
FRANCIS LOPES PACAGNELLI ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO |
Resumo:
Este estudo de caráter qualitativo tem por objetivo investigar o potencial de um Jogo Digital Educativo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio fundamentais para o desenvolvimento da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, na perspectiva de contribuir no desempenho dos alunos dessa disciplina. Para tanto, pretende-se criar um Jogo Digital Educativo, como um recurso educacional para aprendizagem de conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e colocá-lo em condições técnicas de observação e análise por docentes do ensino superior. No tocante ao levantamento de dados, este estudo fará uso da técnica da observação participante, uma vez que esta técnica permite a participação do pesquisador no controle e análise das variáveis técnicas e pedagógicas do objeto em estudo, observando o processo de desenvolvimento do Jogo Digital Educativo no que se refere às suas reações aos estímulos e suas formas de adaptação. Além disso, serão convidados dois professores de Cálculo Diferencial e Integral para fazerem uso do Jogo Digital Educativo e emitirem suas impressões sobre o potencial do jogo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática por meio de um questionário. Para o desenvolvimento do estudo serão consideradas cinco etapas: planejamento do Jogo Digital Educativo visando estabelecer os requisitos técnicos e pedagógicos que deverão ser contemplados em seu desenvolvimento; implementação de um protótipo de um Jogo Digital Educativo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática; testes para o levantamento de dados referentes às interações dos professores de Cálculo Diferencial e Integral com o Jogo Digital; análise dos dados coletados para subsidiar o aprimoramento do Jogo Digital Educativo; divulgação dos resultados da pesquisa.
Protocolo: | 4265 | Início e Fim: | Mês/Ano: 1/2018 - 1/2019 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
WILLIAM HENOCH ALVES PEREIRA GABRIEL MARCHIZELLI GODINHO |
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Professor(es): |
SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA MONICA FURKOTTER |