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Jogos Digitais

Tecnologia | 5 semestres letivos | Noturno | Presidente Prudente
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • Guia do Estudante 4 Estrelas
  • Avaliação do MEC - CC 5

Pesquisa Científica


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Resumo:
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil, dentre elas a hipertensão arterial. A redução dos gastos energéticos por conta do mundo modernizado colabora com o sedentarismo, que por sua vez é um dos causadores da obesidade, outro fator contribuinte ao desenvolvimento de HA. Estudos demonstram a possibilidade de controlar a pressão sanguínea de pacientes apenas modificando seu padrão de respiração, esses exercícios inclusive podem ser realizados pelo paciente em sua própria casa. Analisando o assunto pelo contexto tecnológico, recursos terapêuticos têm sido adjuvantes, como é o caso da Realidade Virtual (RV) que disponibiliza uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, simulando ambientes reais por meio de ambientes virtuais interativos, os quais os usuários podem visualizar e manipular. Esse trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta para auxiliar o fisioterapeuta durantes as sessões de fisioterapia respiratória em pacientes cardiopatas, fazendo uso de ambientes virtuais e equipamentos eletrônicos para analisar o estado do paciente e dar um feedback em tempo real ao fisioterapeuta. Ao final do trabalho espera-se avaliar usabilidade da ferramenta por profissionais da área, visando obter avaliações que permitam melhorar, quantificar e qualificar esta aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 4327 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS VIANA DA SILVA
ALEXANDRE LEAL BUTTIN
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Este estudo de caráter qualitativo tem por objetivo investigar o potencial de um Jogo Digital Educativo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio fundamentais para o desenvolvimento da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, na perspectiva de contribuir no desempenho dos alunos dessa disciplina. Para tanto, pretende-se criar um Jogo Digital Educativo, como um recurso educacional para aprendizagem de conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e colocá-lo em condições técnicas de observação e análise por docentes do ensino superior. No tocante ao levantamento de dados, este estudo fará uso da técnica da observação participante, uma vez que esta técnica permite a participação do pesquisador no controle e análise das variáveis técnicas e pedagógicas do objeto em estudo, observando o processo de desenvolvimento do Jogo Digital Educativo no que se refere às suas reações aos estímulos e suas formas de adaptação. Além disso, serão convidados dois professores de Cálculo Diferencial e Integral para fazerem uso do Jogo Digital Educativo e emitirem suas impressões sobre o potencial do jogo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática por meio de um questionário. Para o desenvolvimento do estudo serão consideradas cinco etapas: planejamento do Jogo Digital Educativo visando estabelecer os requisitos técnicos e pedagógicos que deverão ser contemplados em seu desenvolvimento; implementação de um protótipo de um Jogo Digital Educativo para a aprendizagem de conteúdos de Matemática; testes para o levantamento de dados referentes às interações dos professores de Cálculo Diferencial e Integral com o Jogo Digital; análise dos dados coletados para subsidiar o aprimoramento do Jogo Digital Educativo; divulgação dos resultados da pesquisa.

Protocolo: 4265 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 1/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): WILLIAM HENOCH ALVES PEREIRA
GABRIEL MARCHIZELLI GODINHO
Professor(es): SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA
MONICA FURKOTTER
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