Pesquisa Científica
Resumo:
A presente pesquisa objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior em música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do ensino superior em música do período noturno. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do ensino superior e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial do estudante de graduação em música. Espera-se possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no ensino superior de música contribuindo, dessa forma, para refletir sobre propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente no período noturno.
Protocolo: | 6022 | Início e Fim: | Mês/Ano: 3/2020 - 12/2020 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
LUAN DE OLIVEIRA MARTINS BARBARA RIZO DE CARVALHO |
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Professor(es): | PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa objetiva refletir sobre o uso de metodologias ativas para o ensino de conteúdos de educação musical no ensino superior. Para tanto, selecionamos três abordagens: o PBL (Problem Based Learning), o TBL (Team Based Learning) e as Comunidades de Práticas (CoP). Em educação musical serão abordados as propostas metodológicas dos seguinte autores: Murray Schafer, H. J. Koellreutter e K. Swanwick. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresentaremos as três metodologias ativas descritas acima bem como as três abordagens metodológicas em educação musical. Na sequência, vamos descrever três atividades que envolvam cada uma das metodologias ativas de acordo com conteúdos em educação musical baseados nas propostas dos três autores. Por fim, faremos uma reflexão sobre as possibilidades do uso dessas metodologias ativas no ensino superior sinalizando seus limites e alcances. Esperamos que a pesquisa possa iniciar uma proximidade de abordagens envolvendo as metodologias ativas já comuns na Educação a Distância (EaD) com a área de Educação Musical e que contribua com alternativas de pensarmos em propostas inovadoras para o ensino superior presencial.
Protocolo: | 5032 | Início e Fim: | Mês/Ano: 11/2018 - 11/2019 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
TAIANA NARDI SENA MILLA CRISTIEN GREGORIO ALVES SANTOS LUAN DE OLIVEIRA MARTINS JAQUELINE COSTA DE OLIVEIRA GUSTAVO HENRIQUE COSTA DOS SANTOS LEONARDO HENRIQUE RIBEIRO PEREIRA VICTOR BISPO DOS SANTOS ANDREIA DE OLIVEIRA SOUZA FELIPE GABRIEL DE OLIVEIRA FERREIRA GUSTAVO AGUILAR LEANDRO |
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Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
O presente projeto de pesquisa configura-se como uma investigacao da inter- relacao entre musica e as neurociencias, estudando as correlacoes entre musica e emocao; musica, cognicao e aprendizagem. O objetivo geral e analisar atraves de uma revisao bibliográfica sistemática de que forma essas ciencias se correlacionam entre elas. Musica gera emocao e ativa várias estruturas cerebrais, dentre elas pode ser citada o sistema limbico, que e responsável pelas emocoes e comportamentos sociais, há tambem neste processo a liberacao do neurotransmissor dopamina responsável pela sensacao de prazer. Nos processos cognitivos e de aprendizagem, a musica vai alem do estudo do fazer musica, pois esta pode contribuir para a introjecao de regras e sociabilidade. Os exames de neuroimagem tem agregado muitos conhecimentos quando se trata da correlacao entre musica e neurociencias. A metodologia a ser utilizada, bem como, as fontes de pesquisa implicam em uma revisao bibliográfica sistemática (livros, artigos e periodicos), alem de todo material de referencia e apoio, será desenvolvida plena discussao do tema a partir do conhecimento individual dos componentes do projeto de pesquisa que inclui: medicos, estudantes de medicina e estudantes de musica. A justificativa que mais se destaca para realizar esta pesquisa, e o uso da musica para fins terapeuticos, datada de tempos ancestrais que apoia-se na capacidade da musica de evocar e estimular uma serie de reacoes fisiologicas. Quanto a forma de análise, será dada primazia a análise de conteudo, de modo, a fazer emergir as correlacoes entre musica e emocao; musica, cognicao e aprendizagem.
Protocolo: | 4196 | Início e Fim: | Mês/Ano: 1/2018 - 1/2019 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
FERNANDA LELI DILLIO CAROLINA CAPELASSO DE OLIVEIRA LETICIA SAYURI IKEDA MARIANA ALVES PINEZE TALLYRE SILVA MIYAZAKI NATALIA INGRID CARDOSO DOS SANTOS ALEXIA DOBRI BATALIOTTI KARLA ROBERTA GERVAZONI SILVA JOSE CARLOS SALMAZO JUNIOR RAFAELA DE LAZARI BIDOIA GABRIELA BEGA MANZANO RENATA AMARO DO NASCIMENTO SANTOS LETICIA NAKAMURA CUBATA YAGO FELIPPE BUENO CROSCIOLI CLAVIO HAMMER DE SOUZA FRANCO |
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Professor(es): | KELLY NOGUEIRA MARQUES |
Resumo:
O presente projeto de pesquisa centra-se no estudo da identidade da Música Brasileira no século XIX por José Maurício Nunes Garcia. O objetivo é destacar a importância deste compositor para o cenário musical brasileiro, seu espólio de obras e o momento histórico cultural. Sabendo que ele trouxe para suas composições o elemento nacional, surgido no encontro das matrizes culturais europeia, indígena e africana.
A pesquisa conta com aspectos relevantes que assumem uma intensidade crescente à medida que revelam o caráter do objeto desta investigação, de que é exemplo a partir da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808.
Verificaremos a partir das obras com conteúdo textual de José Maurício Nunes Garcia, como estes elementos fazem referência à música brasileira no século XIX.
A metodologia a ser utilizada, bem como, as fontes de pesquisa implicam em uma abordagem centrada na atitude (neste caso, na atitude composicional de José Maurício Nunes Garcia ), facilitando a apreensão do significado das estratégias e respectivas funções composicionais (textuais), a qual se baseia em exemplos em partitura, manuscritos, documentos, percepção auditiva, gráficos analógicos, e gravações. A justificativa que mais se destaca para realizar esta pesquisa, aborda a escassez de estudos aprofundados sobre a identidade da Música Brasileira no século XIX por este compositor (José Maurício Nunes Garcia) que foi o mais importante deles no início do século XIX. Quanto a forma de análise, daremos atenção a análise de conteúdo, de modo, a fazer emergir os principais conceitos, conhecimentos, influências e contexto histórico.
Protocolo: | 4134 | Início e Fim: | Mês/Ano: 11/2017 - 5/2019 | Programa: | PPD - Projeto de Pesquisa Docente |
Aluno(s): |
LAIANE VIEIRA DOS SANTOS GIOVAN PRATES TEIXEIRA |
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Professor(es): | KELLY NOGUEIRA MARQUES |
Resumo:
O presente projeto de pesquisa centra-se no estudo da Influência da Tecnologia nas obras instrumentais do compositor Luciano Berio. Com o objetivo de identificar e explorar os elementos composicionais quanto a influência da tecnologia nas obras. Nesse sentido, e importante explicitar o conteudo das estruturas sonoras, moldadas pela combinacao de timbres, pelas variacoes de intensidade e articulacao, pelas proporcoes entre as secoes e as possibilidades sonoras a partir do processamento eletronico. A pesquisa conta com aspectos significantes que assumem uma intensidade crescente a medida que revelam o caráter do objeto desta investigacao, de que e exemplo o Estudio de Fonologia de Milao onde Berio compos parte de suas obras. A pesquisa evidencia claramente as tecnicas e sonoridades eletronicas e a sua influência na musica instrumental, seja esta influência de forma idealizada nos trabalhos em estudio ou mesmo de modo espontaneo e natural, sem qualquer pressuposto. A metodologia a ser utilizada, bem como, as fontes de pesquisa implicam em uma abordagem centrada na atitude (neste caso, na atitude composicional de Berio), facilitando a apreensao do significado das estrategias e respetivas funcoes composicionais, a qual se baseia em exemplos em partitura, manuscritos, documentos, percepcao auditiva, gráficos analógicos, representacoes gráficas de software e gravacoes. A justificativa que mais se destaca para realizar esta pesquisa, aborda a escassez de estudos aprofundados sobre a influência da tecnologia nos trabalhos instrumentais de Berio (a eletronica como material musicalmente estrutural, a interatividade do compositor com equipamentos e as obras eletronicas). Quanto a forma de análise, será dada primazia a análise de conteudo, de modo, a fazer emergir os principais procedimentos composicionais, conceitos e conhecimentos.
Protocolo: | 3885 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
GIOVAN PRATES TEIXEIRA RAFAEL HENRIQUE DA SILVA |
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Professor(es): | KELLY NOGUEIRA MARQUES |
Resumo:
Nas últimas décadas tem se denominado por design de som todo o planejamento e execução da dimensão auditiva de diferentes tipos de produções artísticas ou não, como o audiovisual (cinema, vídeo e videogame) e teatro. Mas também se tem chamado assim o trabalho de criar sonorizações de espaços, para ocasiões específicas, ou ainda para ordenamento dos diferentes ambientes ou zonas de uma cidade (como nos estudos de urbanismo). A utilização de informação visual para representar a percepção auditiva é uma relevante ferramenta, assim como tem sido por toda a história, para o desenvolvimento humano. Esse projeto tem como objetivo levantar alguns problemas centrais nessa tarefa. Será um trabalho teórico partindo do relacionamento, e mesmo da possível ampliação, de dois pressupostos iniciais. Um que entende haver ganho com tal representação visual do que se escuta, principalmente pela perenidade trazida pela imagem visual. E outro que entende haver prejuízo da dinâmica da experiência perceptiva, ao se congelar aquilo que é efêmero. Isso será feito basicamente à luz de fundamentos da fenomenologia de C. S. Peirce e M. Merleau-Ponty. E espera-se, portanto, colaborar com o desenvolvimento do conceito de "design de som".
Protocolo: | 3663 | Início e Fim: | Mês/Ano: 4/2017 - 4/2018 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Professor(es): | ANDRE LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA |
Resumo:
Objetivamos investigar a função formativa da música nas Universidades europeias do século XIII. Por meio de levantamento bibliográfico o projeto pretende buscar no contexto medievo qual era o espaço da música na formação das universidades. A Música foi, nesse período, encarada como área de conhecimento e pertencente ao Quadrivium. Pretende-se pesquisar o espaço que a música encontrava e era realizada no contexto da formação das universidades e traçar possíveis paralelos com o ensino de música na atualidade nas universidades brasileiras.
Protocolo: | 3566 | Início e Fim: | Mês/Ano: 12/2016 - 5/2018 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
IGOR GUEDES LIMA EMMANUEL FERNANDES DA COSTA RAMALHO |
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Professor(es): | PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância do ensino da música na formação inicial do pedagogo. Nesse sentido procura estabelecer as vantagens que a música traz no processo de ensino e aprendizagem e ainda apresentar os novos desafios para a formação inicial do pedagogo quando enfoca o ensino de música. O trabalho tem como questionamento discutir de que forma o curso de Pedagogia proporciona conhecimentos musicais para uma boa atuação do pedagogo quando aborda a música em sua prática docente e pensar seus limites e alcances visto que a formação do pedagogo é não especializada em música. A hipótese adotada neste trabalho é que na formação do pedagogo, a música é fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos indivíduos garantindo uma nova prática pedagógica no ambiente escolar. Para tanto a pesquisa será bibliográfica e usará como fontes as Leis e outros documentos oficiais que estabelecem normas e diretrizes para o funcionamento dos cursos de graduação em Pedagogia no intuito de verificar qual o espaço que o conteúdo de música ocupa nesses documentos. Na sequência serão abordados também a importância da prática musical pelos educandos apontando para alguns conteúdos e metodologias em educação musical. Cientes de que os cursos de Pedagogia não formam o professor especialista em música, a pesquisa levantará alguns desafios para que esse conteúdo possa ser bem ministrado pelo professor generalista em sala de aula ainda que ele mesmo não seja músico de formação.
Protocolo: | 3559 | Início e Fim: | Mês/Ano: 11/2016 - 5/2018 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
MARCELO LUIZ ALVES DE ARAUJO CARVALHO KAYNA DOS SANTOS BEZERRA ANA CAROLINA BRAMBATI TEIXEIRA |
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Professor(es): | PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
O conceito de Paisagem Sonora traz atualmente uma discussão multidisciplinar. Em qualquer aplicação do conceito e da experiência de ouvir e produzir paisagem sonora, é sempre imprescindível que esta seja objeto de análise e descrições classificatórias dos ouvintes. É a partir dessa atividade analítico-descritiva que se iniciam as muitas práticas envolvidas com a produção, e planejamento de ambientes sonoros. Com o objetivo de estabelecer protocolos de descrição e classificação de paisagens sonoras enquanto inovação tecnológica de interesse e consequências interdisciplinares, esse projeto será realizado por meio de pesquisa bibliográfica e se ocupará da leitura de textos selecionados em periódicos acadêmicos especializados no assunto - tais como Soundscape Journal, Leonardo Journal, Bioscience Journal, entre outros, assim como anais de eventos como o InterNoise, ou o International Conference on Auditory Display, ou Geoinformatics for City Transformations. O que se pretende é contribuir para o estudo sistemático das classificações de paisagens sonoras.
Protocolo: | 2743 | Início e Fim: | Mês/Ano: 9/2015 - 11/2017 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FELIPE FACHIOLLI PEDRO | ||||
Professor(es): |
PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI ANDRE LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA |
Resumo:
A música sempre esteve presente na vida humana, e acompanhou o homem em toda sua história, e é também instrumento de subjetivação. Em virtude do atual sistema capitalista o consumo se faz presente em todas as esferas das relações humanas. Não há valorização do "ser" e sim do "ter", efetivando cada vez mais o consumo, até mesmo para que venha somente "parecer" que se tem algo, característica inerente à sociedade do espetáculo anunciada por Debord (1997). Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica embasada por autores que discutem o espetáculo, a sociedade de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade, o presente estudo busca relacionar o consumo da massa com a apreciação da música atuando na formação da subjetividade dos indivíduos. A partir de Adorno (2009) discute-se a Indústria Cultural como fenômeno de manipulação de decisões, ou seja, o sujeito consome não só aquilo que produz e gera lucro, mas aquilo que é lhe é imposto. Considera-se que a configuração atual do capitalismo produz a música não apenas como obra de arte mas também como produto, sendo apresentada aos sujeitos com o propósito de que seja consumida em massa, e trazendo importantes marcas nos modos de subjetivação do ser humano.
Protocolo: | 2382 | Início e Fim: | Mês/Ano: 12/2014 - 12/2015 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
THAUANE REZENDE SANTOS RAFAEL MOREIRA DE ALMEIDA VINICIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO |
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Professor(es): |
JOANA SANCHES JUSTO SABRINA LAURELEE SCHULZ TOFFOLO |
Resumo:
Diante da obrigatoriedade do conteúdo de música no currículo da Educação Básica, muitas são as discussões que buscam compreender a importância da música, e da arte em geral, para a formação humana, e as formas de garantir que este aprendizado aconteça de forma efetiva na escola. Compreendendo o desenvolvimento da percepção auditiva e musical como um dos objetivos da Educação Musical no contexto escolar, esta pesquisa investiga a possibilidade do uso de um jogo eletrônico de videogame como ferramenta metodológica para o ensino e treinamento da percepção musical. Assim, tem como objetivo geral analisar as possibilidades pedagógicas do jogo eletrônico Let`s Tap para o ensino e o treinamento perceptivo musical, e, a partir desta análise apontar as contribuições e os limites do uso deste recurso na escola. Esta é uma pesquisa qualitativa, que usará como instrumento de coleta de dados a ação dos pesquisadores em jogar o jogo, a observação e a pesquisa documental. Para alcançar os objetivos, os pesquisadores irão jogar o jogo, gravando em vídeo todas as músicas abordadas nas fases do jogo, e, posteriormente, transcrever cada música em partitura. A partir da transcrição das músicas será analisada como o jogo organiza e apresenta os diferentes níveis de dificuldades perceptivas e motoras, a fim de avaliar suas possibilidades e limites pedagógicos.
Protocolo: | 2234 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
KAREN RODRIGUES DA ROCHA WELLINTON RICARDO DE SOUZA BEATRIZ DE OLIVEIRA OGATA |
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Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA SHEILA REGIANE FRANCESCHINI |
Resumo:
O presente projeto tem por objetivo conhecer, analisar e descrever algumas propostas curriculares oferecidas por Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de música (bacharelado e licenciatura) na modalidade à distância. Para tanto serão pesquisados os currículos de curso superior em música das seguintes instituições: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de BrasíliaUniversidade Aberta do Brasil (UNB/UAB). Metodologicamente a pesquisa será bibliográfica iniciando pelo levantamento das fontes principais que são os currículos oferecidos pelas IES selecionadas. A produção textual apresentará ainda as relações políticas e pedagógicas propostas pelos cursos de música e como estas se articulam com a proposta da Educação à Distância (EAD). A pesquisa abordará questões relativas á Educação à Distância bem como as Leis que regulamentam sua prática nas IES e também discorrerá sobre as relações dialéticas que possam existir na relação de ensino e aprendizagem em música quando este acontece intermediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s), bases essas utilizadas pela prática atual da EAD.
Protocolo: | 2122 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): | TAIS LUCIANA SOUZA DA SILVA | ||||
Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo buscar, analisar e refletir sobre o real interesse do governo sobre a obrigatoriedade da música no Ensino Básico. A cultura escolar brasileira ainda mostra dificuldades em aceitar a música como conteúdo obrigatório e acredita que esta vai ocupar o espaço de disciplinas julgadas mais importante na formação do cidadão. Ou seja, a importância da música na escola ainda não foi incorporada a cultura escolar e isso é uma questão relevante ao refletirmos sobre a quem interessa o ensino de música nas escolas. Por outro lado o governo coloca a música e a cultura assim como a educação responsabilidade do terceiro setor no governo de Estado mínimo e condiciona o financiamento da educação no Brasil a agencias como FMI, Banco Central e Unesco. Nesse sentido questionar qual o interesse em ter a música como conteúdo obrigatório no ensino básico se mostra bastante pertinente. No intuito de responder a essa questão a pesquisa será bibliográfica e contará com diferentes textos que envolvem as Leis Brasileiras sobre a escola, a música e Políticas Públicas para a Educação no Brasil.
Protocolo: | 2119 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
RODRIGO PEREIRA NETO ALAN DOS SANTOS MIRANDA GEAN RODRIGO ESPINIANO |
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Professor(es): | PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a proposta metodológica do compositor canadense Murray Schafer e apresenta-la como importante abordagem metodológica a ser utilizada nas aulas de música nas escolas. A partir do conceito de Paisagem Sonora, Schafer recoloca o conceito perceptivo com base nos novos paradigmas educacionais e apresenta a audição como o centro de toda e qualquer atividade a ser desenvolvida nas aulas de música. Grande parte das metodologias para o ensino coletivo de música, como é o caso do ensino de música na escola, foca a audição em obras musicais diversas que pertencem em sua maioria, há um sistema musical específico nomeado tonal e de um período histórico também específico como foi a Idade Moderna. Sendo compositor contemporâneo e atento às novas formas de escuta e de estética musical, Schafer expande o fazer musical em sala de aula quando propõe a observação daquilo se chama de Paisagem Sonora, ou seja, ouvir todos os sons que nos rodeiam. Essa abordagem permite aos alunos desenvolver a percepção auditiva por meio da observação (fruição) catalogação (análise) e composição (criação estética) de sons. A percepção auditiva é parte fundamental para o início de qualquer trabalho com música e também importante para a manutenção da escuta como hábito. Destarte a pesquisa será bibliográfica no intuito de refletir sobre o uso da Paisagem Sonora em sala de aula, suas possibilidades e alcances para uma educação musical efetiva e de qualidade.
Protocolo: | 2111 | Início e Fim: | Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
MARCELO SALDANHA DAS NEVES ROBERTA NEGRAO DE FREITAS |
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Professor(es): | PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
Desde que os estudos em paisagens sonoras apareceram no Canadá, na década de 1970, os pesquisadores-músicos ocuparam-se do meio-ambiente próprio da cidade como seu objeto de estudos. É também a complexidade da composição das paisagens sonoras citadinas contemporâneas que a presente pesquisa circunscreve como seu objeto de investigação. Os conhecimentos relacionados à descrição e análise das paisagens sonoras encontram cada vez mais relevância em diferentes áreas de investigação científica tais como, música, artes, arquitetura e urbanismo, geografia, psicologia e mesmo em biologia (caso de estudos em bioacústica, por exemplo). Com vistas ao desenvolvimento de metodologia composicional para paisagens sonoras enativas, cujo nome especifica o suporte de autores ligados à abordagem enacionista da Ciência Cognitiva, o projeto apresenta uma primeira etapa nesse caminho. Consiste especificamente na classificação e análise de características das paisagens sonoras da cidade de Presidente Prudente, mostrando seus marcos sonoros e evidenciando processos significativos no cotidiano da cidade. A proposta será realizada por meio da integração de atividades como: 1) análises de mapas (com dados de aspectos distintos como organização política ou topográfica, ou ainda, da distribuição de microbacias e da finalidade de ocupação da terra); 2) realização de passeios sonoros nos locais selecionados nos mapas (com a devida gravação do áudio); 3) decupagem do material gravado e a confeção de tabela e mapas; 4) discussão sobre os marcos sonoros e suas constituições; 5) elaboração de relatórios de classificação e discussão dos diversos aspectos envolvidos na escuta, mapeamento e análise relacional das paisagens sonoras.
Protocolo: | 2028 | Início e Fim: | Mês/Ano: 4/2014 - 3/2015 | Programa: | PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica |
Aluno(s): | FELIPE FACHIOLLI PEDRO | ||||
Professor(es): | ANDRE LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA |
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo fazer um levantamento histórico e bibliográfico a respeito da presença da música no espaço escolar. Atualmente, por meio da Lei 11.769/08, a música apresenta-se como conteúdo obrigatório no ensino básico. Porém esta Lei não está, de forma alguma, introduzindo esta forma de arte na escola e sim garantindo a sua presença como conteúdo obrigatório dentre as outras formas de expressão artística. O que é possível perceber na prática é que muitas escolas brasileiras estão longe de cumprir a Lei oferecendo o ensino de música a seus educandos. Isso ocorre por diversos motivos dentre eles a falta de profissionais formados para executar tal tarefa ou ainda a distribuição dessas aulas na grade curricular de todo o ensino básico. Existe ainda outra questão própria da cultura escolar brasileira: para muitos professores, diretores, coordenadores e alunos a aula de Arte na escola já se apresenta bem resolvida com a presença marcante das Artes Visuais, ou seja, não é porque não há música que não há Arte na escola. Na LDB n° 9394 de 1996 foi destituída a antiga Educação Artística e esta disciplina passou a chamar Arte englobando quatro modalidades artísticas assim chamadas: Música, Artes Visuais, Teatro e Dança. Ao olharmos para a história do ensino de arte no Brasil percebemos que a música tinha seu espaço garantido na escola, até bem antes desta Lei de 1996, pois a própria Educação Artística (LDB de 1971) já assegurava seu conteúdo no espaço escolar. Destarte o presente projeto pretende levantar dados a partir da historiografia da educação brasileira, na história da Educação Musical Brasileira, na LDB, PCNs e outros documentos oficiais sobre onde, quando e porque a música desapareceu da escola, já que foi necessário outra Lei para tornar sua presença obrigatória. A pesquisa ainda abordará questões a respeito do porque o ensino de Arte tornou-se sinônimo de Artes Visuais e quais desafios a área tem pela frente para que a música ocupe, efetivamente, seu lugar no espaço escolar.
Protocolo: | 1554 | Início e Fim: | Mês/Ano: 4/2013 - 3/2014 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
ALEXANDRE ANDRADE DE MORAES EDGAR ALVES GOMES JOAO WESLEY ZENGO ANDRE DE MATOS SANTANA |
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Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa busca encontrar na comparação de algumas obras para piano compostas aqui no Brasil no período pós D. João VI com o repertório europeu de mesmo período, respostas para o desconhecimento da nossa própria música e nossa história. Acreditamos que uma análise histórico/estilística de tais obras possibilite um amplo conhecimento e divulgação de uma música brasileira, a qual é pouco conhecida por nossos alunos e de mesma forma, pouco tocada nas salas de concertos.
Protocolo: | 1553 | Início e Fim: | Mês/Ano: 4/2013 - 5/2014 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
MARIA LETICIA DA SILVA CAIO FERREIRA DE ALMEIDA THIAGO TELETKA LOPES JOSUE CAMPOS DE SENA |
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Professor(es): | SABRINA LAURELEE SCHULZ TOFFOLO |
Resumo:
O presente projeto refere-se a uma pesquisa que visa a investigar o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico para promover, pela Educação Musical, o desenvolvimento integral do aluno. Partindo da sensibilidade auditiva quanto aos parâmetros sonoros: Altura, Duração, Intensidade e Timbre, propõe analisar o uso dos Jogos Eletrônicos "Wii Music" (com o mini-game Pitch Perfect) e "Let´s Tap" (com o mini-game Rhythm Tap), ambos para o console Wii da Nintendo (2006). Pretende, também, verificar a possibilidade de, por eles, oferecer um ambiente rico, envolvente e prazeroso de aprendizagem, além de possibilitar uma percepção auditiva aguçada para reconhecer e compreender os referidos parâmetros sonoros. Serão participantes, quinze alunos de 12 a 14 anos que cursam o sexto ano de uma escola pública de Presidente Prudente, escolhidos por sorteio entre as existentes na cidade. A pesquisa terá a característica de uma investigação qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa. Como procedimento metodológico será realizada uma avaliação inicial, diagnóstica da capacidade auditiva e possíveis conhecimentos musicais dos alunos que a seguir jogarão, individualmente, os dois jogos. Uma segunda avaliação será realizada para determinar a presença e a natureza das mudanças conseguidas. Como resultado, espera-se verificar a importância e validade pedagógica de tais jogos.
Protocolo: | 1306 | Início e Fim: | Mês/Ano: 7/2012 - 5/2014 | Programa: | PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação |
Aluno(s): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA MARIA ELIZA DE OLIVEIRA SUELI FELICIO FERNANDES |
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Professor(es): | RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY |
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo questionar, analisar e mapear o conhecimento musical dos professores generalistas de algumas escolas da rede municipal de educação da cidade de Presidente PrudenteSP. Para tanto a pesquisa selecionará 10 escolas da rede municipal e questionará por meio de entrevista os professores responsáveis pela educação infantil, ou seja, os pedagogos. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e caracteriza-se sendo de campo já que os pesquisadores irão a cada escola e entrevistaram cada professor. Em entrevista semiestruturada, ou seja, aquela que utiliza um roteiro previamente elaborado, os pesquisadores pretendem verificar o conhecimento musical destes professores para propor futuramente ações em educação musical que possam auxiliá-lo e, consequentemente, tornar a presença de música na escola cada vez mais eficaz e gratificante para professores e alunos. Destarte a pesquisa será dividida em três etapas: a primeira será a elaboração de um questionário que por meio de perguntas objetivas e abertas buscará saber qual o nível de conhecimento musical dos professores bem como suas principais dúvidas e dificuldades. O questionário ainda abordará o posicionamento do professor em relação a importância da música na escola. Na segunda etapa os pesquisadores irão às escolas para então aplicar o questionário nos professores interessados em contribuir com esta pesquisa. Na etapa final, os dados coletados irão contribuir para a produção textual que apresentará os resultados da pesquisa e irá propor sugestões para que sejam sanadas quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam aparecer nas entrevistas. A presente pesquisa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente que autorizou a participação de seus professores para que a pesquisa fosse realizada.
Protocolo: | 1218 | Início e Fim: | Mês/Ano: 2/2013 - 11/2013 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
CRISTIANI MARIA FACCIO MARIA ELIZA DE OLIVEIRA SUELI FELICIO FERNANDES TAIANE HELENA ARRIGONI MIELE PERUCCI CARLOS ROGERIO FRANGIOTTI |
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Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |
Resumo:
A presente pesquisa se propõe a apresentar, dicutir e analisar diferentes metodologias desenvolvidas nos séculos XIX, XX e XXI para o ensino coletivo de música. A principal característica desta abordagem é focar no professor não especialista, ou seja, aquele professor que não possui conhecimento formal em música. Referímo-nos principalmente ao professor que vai atuar com a Educação Infantil e que, por ser responsável pela formação global da criança, precisa compreender diversas áreas do conhecimento humano onde incluimos aí a música. Partimos do princípio que, ao observarmos a atuação de professores da Educação Infantil muitos, se não quase sua totalidade, trabalham com música em suas aulas. As músicas são inseridas nos mais diferentes contextos e com os mais diversos objetivos mas é sempre marcante na vida do educando. Um bom trabalho em educação musical contribui de forma significativa nesta etapa escolar quando objetivamos formar cidadãos críticos, criativos e participantes da sociedade. Para tanto a pesquisa será dividida em duas estapas: na primeira será realizado levantamento bibliográfico sobre os autores selecionados. Nesta etapa cabe apresentar cada autor bem como sua proposta metodológica clarificando termos musicais para que seja de fácil compreensão. Na segunda etapa iremos exemplificar e sugerir atividades musicais que podem ser aplicadas em sala de aula dentro das metodologias apresentadas. A pesquisa terá uma abordagem teórica a partir de levantamento, leitura, fichamento e discussão sobre a bibliografia levantada de forma a alcançar o objetivo proposto. O resultado final será a apresentação de texto monográfico sobre as diferentes metodologias de ensino coletivo contribuindo para a formação do professor que atuará principalmente com a Educação Infantil.
Protocolo: | 929 | Início e Fim: | Mês/Ano: 11/2011 - 12/2012 | Programa: | PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica |
Aluno(s): |
HELITA AMELIA BELLETTI DA SILVA ANTONIO CASSIMIRO NETO REBECA MARIA ALFARO |
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Professor(es): |
LUCIANA CAROLINA FERNANDES DE FARIA PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI |