Feira de Profissões oferece novidade EAD e envolve a pós
Cursos semipresenciais geram boa repercussão e formação inicial e continuada de professores contribui com o ensino básico

Na Feira de Profissões 2025 o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste oferece como novidade as transformações de cursos exclusivamente remotos que passam a ser semipresenciais, desde o começo da segunda quinzena deste mês.
O evento tem o envolvimento da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) com os cursos voltados para a formação inicial de professores; envolvendo a pós-graduação que proporciona a formação continuada.
O diretor do Nead, Pedro Sérgio Mora Filho, diz que a participação na feira tem gerado boa repercussão ao proporcionar, aos alunos visitantes que são do ensino básico, informações sobre o ensino a distância e cursos semipresenciais.
A recente mudança de cursos a distância que passaram a ser semipresenciais, com data de 16 de setembro, permite ampla flexibilidade de horários para estudos dos conteúdos teóricos em proporções que variam de 40% a 60%, dependendo do semestre.
A presencialidade é equivalente, voltada às práticas curriculares em laboratórios e atividades de extensão. Pedro cita o exemplo dos cursos de licenciaturas em química e educação física; e biomedicina.
“Um diferencial está no teórico não presencial. O que permite flexibilizar os horários de estudos, compatíveis com os e de trabalho do aluno. Outro diferencial é a mensalidade do semipresencial que se encaixa na renda familiar”, afirma o diretor.
Projeto de desenvolvimento da vida
A diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira comenta que a Feira de Profissões tem sido uma das oportunidades de rever egressos que estão no mercado docente, aprovados em concursos públicos.
Um deles é o biólogo Guilherme Santos Francis Chini, graduado e pós-graduado pela Unoeste e que leciona na Escola Estadual de Ensino Integral Professor Oracy Matricardi, no conjunto habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente.
Na feira pela segunda vez, o egresso do curso de Ciências Biológicas e da pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado diz que estar presente tem como principal motivo desenvolver para a Unoeste o que ela lhe ensinou.
“É o ensino na Unoeste que permite proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem algo que contribui com o projeto de desenvolvimento da vida deles. A feira é o local perfeito para descobrirem seus interesses e objetivos”, diz o professor.
O geógrafo – também formado em pedagogia e educação especial – Carlos Henrique Gonçalves esteve pela 3ª vez na feira que classifica como excelente, em especial por receber alunos de escolas de periferia que têm pouco acesso a espaços diferentes.
“Muitos não fazem ideia do que seja cursos superiores, sejam tecnológicos ou de graduação. Mas, a oportunidade de estarem na feira despertam olhares diferentes do que querem e até pode mudar de área sobre o que estavam pensando”, pontua.
O professor Carlos Henrique leciona na Escola Estadual Dr. José Foz, na vila Marcondes. Além das graduações, possui pós-graduação em coordenação pedagógica e está fazendo mais uma graduação: a de matemática, a distância.
Mestrado e doutorado em Educação
Atuando junto ao estande da Faclepp (equipado com a brinquedoteca), a professora doutora Daniela Ferreira dos Santos é egresso do doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unoeste.
Gaúcha radicada em Maringá, está dando aulas nos cursos de Pedagogia presencial e EAD; e aprovada em recente processo seletivo de professores está integrando o corpo docente do PPGE que oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Também vinculada ao mesmo programa, na condição de aluna do mestrado, a pedagoga Aline Batista Rosa Rubini ainda comemora ter passado em 1º lugar no processo de seleção para alunos regulares e tem o sonho de ser professora na Unoeste.
A Dra. Daniela e a mestranda Aline entendem a Feira de Profissões como espaço de oferecimento de possibilidades para alunos do ensino básico, especialmente os do ensino médio, conhecerem os cursos ofertados e a extraordinária estrutura da Unoeste.
Sonho em Biologia e Pedagogia
Visitante pela Fundação Mirim, a aluna da Escola Estadual Professora Anna Antônio que fica no parque Castello Branco, Camilly Victoria de Oliveira Campos pretende fazer Ciências Biológicas, com foco em biologia marinha.
Ao visitar a feira, a estudante do 2º ano do ensino médio diz que a feira reforçou a sua intenção de estudar biologia. Ana Beatriz Dantas da Silva está decidida, desde criança, a ser professora. Por isso, sua escolha é pelo curso de Pedagogia.
Aluna da Escola Estadual Professora Idene Rodrigues dos Santos, onde faz o 3º ano do ensino médico, Ana Beatriz sonha em trabalhar em uma escola de ensino de infantil, mais conhecida como creche.
A Feira de Profissões 2025 da Unoeste acontece esta semana no campus , em Presidente Prudente, concentrada no Salão de Limoeiro, onde ficam os estandes dos cursos, e com oficinas em laboratórios e outros espaços.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste