Projeto global Hepatite Zero tem ação realizada em Prudente
Rotary Internacional contribui na busca por erradicar a doença que afeta 325 milhões de pessoas e mata 1,4 milhão por ano

A campanha global Hepatite Zero, iniciativa humanitária brasileira que entrou para o calendário oficial do Rotary Internacional, teve ação realizada em Presidente Prudente liderada por oito clubes e dois Rotaratcs.
As hepatites B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo e causam 1,4 milhão de mortes por ano, pelo fato de muitos não saberem que estão infectados e a doença evoluir silenciosamente.
As parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e Unoeste permitiram as aplicações de 200 testes de hepatite, 100 testes rápidos de HIV (vírus causador da Aids), distribuição de preservativos, 100 testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
A ação foi no calçadão, no Centro, durante a manhã de sábado (23). Os atendimentos foram prestados por agentes da saúde municipal e alunos do curso de Enfermagem da Unoeste, com acompanhamento docente.
Erradicação até 2030
Conforme o coordenador regional da campanha rotariana, Hullisses da Cruz Gonçalves, a intenção é erradicar as hepatites B e C em escala global até 2030 - doenças silenciosas que são detectadas com testagem.
As ações da campanha normalmente são realizadas e julho, durante o Julho Amarelo, mas em Prudente acabou ficando para agosto. Entre as razões, está a importante parceria da Unoeste. Foi preciso esperar a volta às aulas, após as férias de meio de ano.
Para o policial militar inativo Jaime Carlos Tadiotto, de 76 anos, morador do jardim Vale Verde II que tinha ido ao centro da cidade para passear, valeu a oportunidade de poder verificar algum sinal de hepatite.
Entende que o alerta é importante e que, se constata alguma alteração em relação aos testes aplicados e aferição de pressão, os encaminhamentos para o médico e exames clínicos são fundamentais para os cuidados a serem tomados.
A parceria da Unoeste envolveu também as instalações de tendas e de demais estruturas para atender as pessoas, em logística da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext); conduzida pelo pró-reitor Dr. Adilson. Eduardo Guelfi.
Contribuição social que incluiu o programa Anjos da Unoeste, de iniciativa do Dr. Gabriel Lima Carapeba, e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NDHU), que tem como responsável o Dr. Tchiago Inague Rodrigues.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste