CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Meio de ano: colações de grau movimentam Unoeste e economia

Salões da universidade têm agenda de eventos até o fim de julho; estudantes destacam importância deste momento e setores como hotéis e restaurantes apontam alta na demanda


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Meio de ano: colações de grau movimentam Unoeste e economia
Salão do Limoeiro recebeu colação de grau de Medicina em julho

Assim como o fim e o começo de cada ano, o período entre junho e julho é marcado pela realização das colações de grau e de festas de formatura em Presidente Prudente – cidade conhecida pelo público universitário, responsável por movimentar bastante a economia. Na Unoeste, essas celebrações distribuem-se por vários espaços dos campi e tornam-se inesquecíveis para muitos alunos. 

A história do Danilo Silva Martins Santos, que se formou em Medicina esse ano, mostra o quanto essas cerimônias são marcantes. Ele é categórico: “será algo que lembrarei para sempre na minha vida”.

Mais que o fim de uma etapa

Para entender esse sentimento tão forte, é preciso saber mais sobre o “Danilo criança”. Devido a problemas de saúde, ele sempre teve bastante contato com o ambiente hospitalar e profissionais de saúde. “Creio que isso foi o principal fator que despertou esse interesse pela Medicina em mim”, conta. 

Natural de Monte Aprazível (SP), ele começou a graduação em 2019 - mais exatamente no dia 7 de agosto daquele ano. Antes de fazer a matrícula, nunca tinha vindo até Presidente Prudente. Ao se mudar, vieram novos desafios.  

“Creio que um dos principais desafios, principalmente para quem não é morador de Presidente Prudente, é a adaptação inicial. Cidade nova, ambiente novo, pessoas novas... Porém, logo que fiz amizades, tudo ficou mais fácil”, relembra. 

As experiências ao longo faculdade fizeram essa história ganhar mais momentos significativos. “Um dos pontos fundamentais para minha formação foi a oportunidade de ter o Hospital Regional de Presidente Prudente como escola. Um hospital desse porte, 100% SUS, deu a mim e a todos colegas que se formaram junto comigo grandes aprendizados que levaremos para vida toda. Além disso, a estrutura que a Unoeste possui e os professores foram fundamentais para minha formação como médico e como pessoa”, diz.

Depois dessa jornada, o momento de celebrar chegou – e com surpresa. Na colação de grau da 49ª turma de Medicina Prudente da Unoeste, realizada no início de junho, no Salão do Limoeiro (campus 2) ele não só comemorou a conclusão dos estudos. Ele também conquistou o título de melhor aluno da turma

“Receber esse título foi uma sensação indescritível. Uma mistura de alegria e surpresa. Sempre me dediquei bastante aos estudos, mas não esperava ficar em primeiro lugar. Fiquei muito feliz e grato”, conta Danilo.

Toda essa surpresa pode ser comemorada junto à família. “Não tem preço ver meus pais, minha irmã, minha namorada e pessoas queridas vendo sua conquista e celebrando junto com você!”, finaliza. 

Foto: Ector Gervasoni Danilo Silva Martins Santos conseguiu o título de melhor aluno da 49ª Turma de Medicina
Danilo Silva Martins Santos conseguiu o título de melhor aluno da 49ª Turma de Medicina

Celebrações que se estendem até o fim do ano

Principalmente em julho, são feitas várias colações de grau de turmas que iniciam na graduação no segundo semestre e, então, conquistam o diploma universitário no meio do ano. 

Segundo o Departamento de Eventos Externos da Unoeste, em 2025, além das celebrações de Medicina, o Salão do Limoeiro receberá a colação dos demais cursos nos dias 30 e 31 de julho. 

Outro espaço que sediou um evento destes foi o Solarium, salão que também fica no campus 2 da Unoeste. O local recebeu os alunos dos Cursos Técnicos da Unoeste para este marco da etapa de formação. 

No fim do ano, como é de praxe, mais colações já estão previstas: a de Medicina deve ser realizada em dezembro e a dos demais cursos, em janeiro de 2025. 

Hoje a Unoeste oferece os seguintes locais para a realização de formaturas, colações, festas e outros eventos:

- Espaço Solarium (campus 2)

> Área total: 2.265m² (salão com 1.308m²)

> Capacidade: até 1.112 pessoas (alvará)

> Estacionamento para 600 veículos

- Salão do Limoeiro (campus 2)

> Área total: 2.895,30m² (salão com 1.437,39m²)

> Capacidade: até 1.800 pessoas (alvará)

> Estacionamento para 900 veículos

- Torre de Cristal (campus 2)

> Área total: 1.316,39m² (salão com 897,77m²)

> Capacidade: até 500 pessoas

> Estacionamento para 350 veículos

- Salão de Festas (campus 3)

> Área total: 266,87m² (salão com 102,22m²)

> Capacidade: até 80 pessoas

> Estacionamento para 80 veículos

Para a realização de eventos nestes locais (ou em outros espaços da universidade), é só procurar o Departamento de Eventos da Unoeste, pelo telefone (18) 3229-3248. Outra forma é mandar um e-mail para eventos@unoeste.br e detalhar quais as necessidades do espaço que você precisa. 

Além disso, a Unoeste também conta com o Teatro César Cava, no campus 1, disponível para locação de eventos externos como palestras, apresentações teatrais, musicais, danças, balés entre outras atividades. Para fazer um agendamento, o telefone é o (18) 3329-1063. Já o e-mail é cultura@unoeste.br

Reforço para a economia

A movimentação provocada pelas colações de grau e formaturas alcança vários setores econômicos da cidade, ligados direta e indiretamente às festas. 

Além dos segmentos especializados (como buffet, empresas de cerimonial, etc), segundo o presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Presidente Prudente e Região (Sinhores), Rubens Afonso, também são impactados os hotéis, que recebem familiares do formando, e os restaurantes, que têm uma demanda maior por conta do fluxo de pessoas novas circulando na cidade. 

Para ele, a alta na movimentação na cidade prevista para o fim do ano também exige preparo dos empresários. 

“Os setores já começam a se preparar, tanto com novidades, equipe e surpresas, com criatividade para surpreender o seu público. Equipe, insumos, estrutura para atendimento e custos do que vai ser entregue são partes importantes que precisa ser pensado”, afirma Rubens, reforçando que há boa expectativa para o setor. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem