Unoeste Jaú abre as portas para o Esquenta da Feira
Estudantes esclarecem dúvidas sobre o futuro profissional e aproveitam para conhecer a estrutura da universidade

A Unoeste abriu as portas do campus de Jaú nesta quarta (21) e quinta-feira (22) para receber os estudantes do ensino médio de escolas públicas em mais uma edição do Esquenta da Feira de Profissões.
Pensado para esclarecer as dúvidas em um momento que precede a época de vestibulares, o evento tem como objetivo oferecer aos jovens um primeiro contato com o ambiente universitário e auxiliá-los na importante etapa da escolha profissional.
Durante o Esquenta, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades de orientação profissional, conversar com professores sobre as diversas áreas e conhecer de perto a infraestrutura da Unoeste.
“É um trabalho que a Unoeste assume com uma missão: de estar a serviço da comunidade. Então, no Esquenta da Feira, a prioridade é a orientação profissional desses jovens e fazer com que eles visualizem um futuro profissional e um projeto de vida que esteja atrelado à carreira dele”, comenta a professora doutora Camélia Murgo, professora e coordenadora do curso de Psicologia.
Ao realizar testes vocacionais e participar de dinâmicas interativas, os jovens têm a chance de descobrir novos interesses que podem orientar suas escolhas futuras. Essa aproximação também fortalece a conexão entre escolas e universidade, promovendo uma transição mais tranquila para os estudantes.
“Eu, como aluno do terceiro ano, ainda tenho dúvidas do que seguir. Então, o evento me deu um direcionamento para ver onde quero atuar, se vale a pena e onde melhor me encaixo. Não foi bom só para mim, mas para os meus amigos também”, comenta João Pedro de Oliveira, aluno da Etec Jaú.
A maioria do público do Esquenta era formada por jovens, mas Suely Zinsly, de 75 anos, provou que para continuar aprendendo, não há limite de idade. “A orientação foi maravilhosa. Mesmo sendo professora aposentada, quem sabe eu não começo a fazer um novo curso? Gosto muito de Psicologia, não tenho certeza ainda, mas para adquirir conhecimento sempre há tempo”.
Suely veio de Barra Bonita, 22 km de Jaú, acompanhada da neta Ana Luiza Zinsly, de 19 anos, e voltou a visitar uma sala de aula depois de anos, além de incentivar os mais novos em busca da realização profissional.
Parceria com a comunidade
A parceria entre a Unoeste e as escolas da região é um exemplo de como a colaboração entre instituições de ensino pode transformar a educação e impactar positivamente o futuro dos jovens.
“Muitos alunos só escutam sobre o mercado de trabalho, são levados pelas discussões de qual a profissão dá mais dinheiro, e então ficam com essa ilusão sobre o mercado, além de que parte deles ainda não sabe o que seguir. Por isso a importância de participar de ações como essa”, comenta o professor de mecatrônica Camilo Mesquita Neto, responsável por conduzir a Etec Jaú no Esquenta.
Ao promover eventos como o Esquenta da Feira e a própria Feira de Profissões, a Unoeste se aproxima da comunidade, criando uma ponte entre o ensino médio e o ensino superior, permitindo que os alunos se aproximem, ainda durante a etapa escolar, de experiências que ampliam seu conhecimento sobre as diferentes áreas e o mercado de trabalho.
“Como a Unoeste está aqui na região, fica mais fácil mostrar para eles que é possível fazer o ensino superior, além disso, apresenta as possibilidades que eles têm de estudar aqui na região. Muitos deles não conseguiriam morar longe. É bom para os dois lados”, finaliza o professor Camilo.
Alunos também participam
O evento é feito para o público externo, mas ajuda universitários também. Sob a supervisão dos professores, alunas do curso de Psicologia conduziram as atividades de orientação profissional na sala de aula e puderam experimentar um pouco do contato humano e do protagonismo ainda no início da graduação.
“É uma realização. Nós vemos como realmente faz efeito ações como essa na vida das pessoas, a maneira como podemos ajudar e a importância de realizar orientações como essa”, comenta a aluna do 1º termo, Lohany de Jesus.
O evento foi conduzido pelas doutoras Camélia Murgo e Jhenifer Fuzinelli. As alunas Ghiovana Ruggeri, Ana Luísa Evangelista, Lohany de Jesus, Ana Beatriz Possani e Ana Beatriz dos Santos, também participaram do Esquenta.
Feira de Profissões 2025
A Feira de Profissões da Unoeste está prevista para o segundo semestre e contará com oficinas, atividades interativas e a participação de todos os cursos da universidade. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato com o setor de Comercial e Relacionamento pelo telefone (18) 99614-9569.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste