Estudo oferta contribuições à educação especial e inclusiva
O foco no ensino superior revela desafios na efetivação plena das políticas públicas, com atendimento ainda insuficiente

A tese “Direito dos Estudantes da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Ensino Superior” oferta importantes contribuições para superação dos desafios e para a efetivação plena das políticas públicas nessa área.
O advogado e professor universitário Wanderson Lago Vaz aplicou no seu estudo a análise documental da legislação vigente; compreensão do processo histórico sobre o tema; aplicação da legislação e análise de implementação de políticas públicas.
A pesquisa foi aplicada em uma universidade pública do interior paranaense e desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unoeste, em Presidente Prudente, com orientação da Dra. Elsa Midori Shimazaki.
O estudo documental e entrevistas semiestruturadas com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) deram embasamento à formulação da tese que verificou lacunas que comprometem a efetividade completa das medidas previstas na legislação.
Aplicação das políticas públicas
Constatou também que a aplicação das políticas é deficitária, em questões de acessibilidade, acesso à informação, capacitação docente para tal finalidade e adaptação em atividades avaliativas.
Ficou o entendimento de que a aplicação efetiva das políticas públicas depende de investimentos, mas que há insuficiência de financiamento por parte do governo, o que compromete a qualidade da educação para os estudantes em geral.
Isso, considerando que a educação especial é para atender às necessidades de alunos com deficiências e que a educação inclusiva vai além, ao promover um ambiente educacional que acolha a diversidade em todas as suas formas.
Mediante o que foi verificado, o autor sugere que os gestores de instituições de ensino superior, em condições semelhantes a que foi pesquisada, busquem estratégias para otimizar os poucos recursos e fortalecer a inclusão.
Escrever a própria história
As contribuições do estudo para um ambiente acadêmico mais inclusivo passam por conscientização e informação; reflexão sobre o modelo atual de inclusão; identificação dos desafios para buscar soluções: e estímulo à pesquisa e ao debate.
São condições necessárias para que as instituições de ensino superior encontrem caminhos para que se tornem espaços socialmente adequados no sentido de que todos que nela ingressar escreva a sua própria história; conforme o autor do estudo.
A tese que oferece atendimento amplo para o tema pesquisado, em recente defesa pública, foi aprovada para que Wanderson Lago Vaz receba o título de doutor em Educação, pela Unoeste.
A banca examinadora teve como avaliadores internos Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi e Dra. Monica Fürkotter; e externos Dra. Sandra Salete Camargo da Silva e Dr. Albino Gabriel Turbay Junior, ambos da Universidade Estadual do Paraná.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste