Cursos de Agrárias se destacam em avaliação do MEC
Resultado atrai alunos que estão de olho nas necessidades do mercado e na formação nos melhores cursos do Estado e do país

Para ter um bom resultado no campo, é necessário muito trabalho diariamente. Não é muito diferente para se ter um dos melhores cursos do país: é preciso trabalhar metodologias, conhecer as necessidades de mercado e contar com profissionais capacitados. Garantido tudo isso aos alunos, os cursos da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste colhem os frutos por meio dos últimos resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que os colocaram entre os melhores do Estado de São Paulo e do Brasil.
Com nota máxima, o curso de Agronomia ficou posicionado como o melhor curso do Estado de SP, entre instituições públicas e particulares, e o 2º melhor do país. Zootecnia também alcançou a nota 5 e, com isso, se tornou o melhor curso particular do Brasil. Medicina Veterinária se destacou na avaliação e ficou ranqueado como o 3º melhor curso do Estado e o melhor da região.
As notas, que representam o desempenho dos alunos e a avaliação do Ministério da Educação, refletem também as missões que a instituição tem com o universo acadêmico e com a sociedade em geral.
“O sucesso dos três Cursos está associado a um alto nível técnico e valorização de um ensino humanizado, fortalecendo valores que tornam os alunos comprometidos um com os outros, como respeito, cuidado, atenção, trabalho, disciplina, entre outros. São valores praticados na Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste, pelos professores, funcionários e alunos. Valorizamos muito a interação da comunidade acadêmica com a sociedade e, também, com o mercado de trabalho através das ações extensivas”, avalia o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan.
Ele também destaca o compromisso da Unoeste e da equipe envolvida nas graduações. “Trabalhamos em sintonia para oferecer ensino de qualidade e formar profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho”, afirma.
Alunos também destacam a qualidade dos cursos
Cada um dos mais de mil estudantes que hoje integram a Faculdade de Ciências Agrárias tem motivos que mais se apegam para ter decidido pelos cursos da Unoeste. A Amanda Bortoluzzi Vatri, do 5º termo de Zootecnia, decidiu fazer a graduação pensando no amplo mercado de trabalho. Atualmente, participa de vários eventos e destaca a estrutura oferecida pela Unoeste.
“O diferencial do curso é que temos um local especial para realizar as práticas e garantir conhecimento. Meu foco sempre foi a área frigorífica. O curso de Zootecnia está ampliando mais a área de experiência nesse campo”, conta.
A paixão pelos animais, que vem desde criança, foi o ponto de partida de André Vruck Menotti, do 3º termo de Medicina Veterinária. Ele foi conquistado pelo que encontrou durante a formação.
“Eu me surpreendi com a parte prática do curso e pelo fato da faculdade ter as peças para anatomia e simuladores. Faz com que a gente se sinta mais próximo da futura profissão, saindo do teórico. Cada matéria que é apresentada me deixa com dúvida do que seguir no futuro, porque tudo parece muito interessante e importante para os animais e para a sociedade em um todo. As matérias são sempre bem explicadas. Eu gosto muito”, diz.
Para o Guilherme Catuchi Minca, do 7º termo de Agronomia, o curso escolhido permite uma conexão com as raízes dele. Natural de Álvares Machado, o pai dele é agricultor. Desde pequeno, o estudante já tinha esse contato com o campo. O tempo só fez com que ele tivesse certeza de que estava onde queria estar, e o curso trouxe novas perspectivas.
“O que me surpreendeu foi o corpo docente capacitado. São professores especializados em várias áreas de atuação. Além disso, tem a enorme estrutura do campus e da Fazenda Experimental, dando oportunidade ao aluno de explorar ainda mais o curso, ter mais contato com a agricultura desenvolvendo pesquisas e podendo ver a teoria da sala de aula aplicada em campo nas aulas práticas”, explica Guilherme.
Quando olha para o futuro, o Guilherme já identifica alguns focos, como manejo de pastagens, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e conservação do solo. “O curso tem me ajudado a tomar essa decisão, por termos uma conexão enorme com os professores capacitados com suas disciplinas técnicas como fertilidade do solo, fisiologia vegetal e outros. Também me ajudou a ter acesso a estágios, dias de campo, palestras e o networking com quem já está no mercado de trabalho”, conclui.
Em campo – de verdade
Como Guilherme comentou, a estrutura oferecida pelos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste é ampla. Só na Fazenda Experimental, localizada às margens da Rodovia Olímpio Ferreira da Silva, na cidade de Presidente Bernardes, são mais de 120 hectares. “Ela tem agricultura, pecuária, Integração Lavoura Pecuária, área irrigada com pivô central, curral, sala de aula, refeitório, máquinas e implementos agrícolas”, detalha Tiritan.
Além disso, o curso oferece:
• Área Agrícola: espaço de 20 hectares para aprendizado prático sobre todas as etapas do cultivo, desde o preparo do solo até a colheita.
• Casas de Vegetação: ambientes controlados para pesquisa em iniciação científica e pós-graduação em Agronomia.
• Horta Agronômica: área de 10 mil metros quadrados para cultivo de legumes e verduras, utilizada para aulas práticas, experimentos e visitas.
• Centro Zootécnico: proporciona contato com diversos sistemas de produção animal (suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, bovinocultura de leite e corte, estrutiocultura, avicultura, piscicultura, apicultura e ranicultura), além de fábrica de ração e ordenha.
• Piscicultura: setor com 22 tanques em 22 mil metros quadrados, produzindo cerca de 60 mil alevinos por ano de diversas espécies. Inclui um ranário para estudos de reprodução e engorda de rãs, e um Laboratório de Abate de pescados.
• Estação Meteorológica: possui estações para estudos climáticos regionais, publicação de boletins agroclimáticos e disponibilização gratuita de dados.
• Viveiro de Mudas: produz mudas de espécies ornamentais, nativas e frutíferas para uso interno e doações, oferecendo aprendizado prático sobre coleta de sementes, germinação, plantio e cuidados com o crescimento.
• Hospital Veterinário (HV): atua em ensino, pesquisa e extensão, atendendo pequenos e grandes animais, além de silvestres. Oferece serviços de clínica médica, cirurgia, exames laboratoriais.
• Simulação Realística na Veterinária (LHabSim Vet): laboratório com simulador canino e outros modelos para prática de procedimentos como acesso venoso, intubação, ressuscitação cardiopulmonar, lavagem gástrica e ausculta cardíaca.
A Unoeste conta ainda com bibliotecas, áreas de convivência e de esportes, além de vasto apoio de forma on-line, pelo Ambiente Digital de Aprendizagem.
Venha estudar na melhor universidade particular do país
Além de ter cursos com as melhores notas em todo o Brasil, o último Índice Geral de Cursos (IGC) apontou que a Unoeste é a melhor universidade particular de São Paulo! Ou seja: estudar aqui te dá tudo o que você precisa para se tornar um profissional completo e permite sair com um currículo de destaque.
As inscrições para o Vestibular 2025 para os cursos com turmas do segundo semestre estão abertas – e você pode concorrer a bolsas de até 80%! Ainda tem condições para quem usa a nota do Enem, quer fazer a transferência do curso ou uma segunda graduação, ou para quem tem mais de 40 anos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste