Be Active ganha destaque na 30ª edição do Ciaed em Curitiba
Plataforma desenvolvida na Unoeste é uma solução gratuita e acessível que unifica metodologias ativas e diagnósticos de aprendizagem em um único ambiente digital

A plataforma educacional Be Active, desenvolvida na Unoeste, foi destaque no 30º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), realizado de 7 a 10 deste mês, em Curitiba (PR). Com o tema “Internacionalização da Educação a Distância”, o Ciaed reuniu profissionais da educação, tecnologia e gestão de diversos países em um ambiente trilíngue e internacional.
Como representante da Unoeste, a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, conduziu minicurso e mesa-redonda, também foi avaliadora científica e coordenadora de sessão de pôsteres.
O que é a Be Active?
A Be Active é uma plataforma educacional gratuita, idealizada pelo Dr. Adilson Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, com o apoio de professores e pesquisadores da instituição.
A proposta é facilitar o trabalho docente e promover o protagonismo estudantil por meio de metodologias ativas e recursos pedagógicos acessíveis. Ela permite que professores apliquem diagnósticos de estilos de aprendizagem e desenvolvam práticas como instrução por pares, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem em equipes, tudo em um só ambiente e com uma interface intuitiva.
“A proposta é valorizar o protagonismo estudantil e facilitar a prática pedagógica de forma acessível e centrada no aprendizado real. Além de ser fácil de usar, a plataforma dispensa o uso de múltiplas ferramentas e está disponível gratuitamente, o que amplia sua aplicação em diferentes contextos educacionais”, explica a Dra. Danielle.
Participação da Unoeste no CIAED
Durante o congresso, a docente teve papel de destaque em diversas atividades.
• No primeiro dia, coordenou a sessão de pôsteres Expo-Pôster 4, promovendo o diálogo entre pesquisadores de diferentes instituições.
• No segundo dia, participou como palestrante da mesa-redonda “Experiências interinstitucionais de internacionalização e processos formativos inovadores”, ao lado de representantes do CPS e do Sesi-SP.
• Já no terceiro dia, ministrou o minicurso “Be Active: as principais metodologias ativas em um só lugar”, apresentando, na prática, os recursos da plataforma desenvolvida com base em evidências científicas e experiências de ensino-aprendizagem. Além dessas atividades, a docente também atuou como avaliadora na Comissão Técnico-Científica do evento, contribuindo com a curadoria dos trabalhos submetidos.
Dra. Danielle conta que a experiência foi uma oportunidade de mostrar os resultados de pesquisas articuladas com a extensão universitária e de estabelecer contato com educadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. “A Be Active nasceu na universidade, mas está pronta para ir além dos nossos muros. É uma forma concreta de integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma aprendizagem mais significativa e colaborativa”, destaca.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste