CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Mutirão de Colposcopia atende 20 usuárias do SUS


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Mutirão de Colposcopia realizado no sábado (12) atendeu 20 mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Ação realizada em parceria da Prefeitura com a Unoeste, voltada para reduzir a fila de atendimento. 

Os exames foram realizados no Centro Municipal de Especialidades, instalado no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. Os atendimentos foram iniciados às 7h, com programação até às 16h.

Conforme o médico Dr. João Marcelo Martins Coluna o mutirão tem grande importância para dar vasão aos atendimentos, já que o acesso a esse exame é limitado pelas cotas autorizadas pelo SUS.

Médicos e Liga de Ginecologia

Quando o preventivo está alterado, o fator relevante está na complementação de atendimento com Colposcopia e biopsia do colo do útero; de acordo com o médico ginecologista-obstetra.

Os agendamentos das pacientes foram feitos junto de unidades da Secretaria Municipal da Saúde e os serviços prestados no ambulatório envolveram alunos vinculados à Liga de Genecologia, Obstetrícia e Mastologia do curso de Medicina.

A presidente da Liga, Kárilly Silva Dourado disse ter sido ser o 4º mutirão que os mesmo alunos, atuais participantes, estiveram envolvidos, sendo o 1º deste ano, junto com o Dr. João Marcelo e a médica residente Dra. Andressa Moura.

Redução no tempo de espera

Maria de Fátima Silva, moradora do Parque Watal Ishibashi, contou que no exame preventivo foi detectado problema que poderia levar mais tempo para ser examinado, se não fosse o mutirão. Foi no final de 2024 e exame seria marcado para maio.

Simone Soares de Pinho Meza, moradora do jardim Iguaçu, fez o preventivo em outubro do ano passado; desde então estava na fila de espera e graças ao mutirão pode fazer a exame no sábado de manhã.

Elas fizeram os preventivos, respectivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Brasil Novo e jardim Regina. O mutirão teve a organização do enfermeiro responsável pelo ambulatório, Bruno Alexandre Soto, juntamente com a equipe do local.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem