Startup Day estimula inovação e empreendedorismo
A Fundação Inova Prudente foi palco da 11ª edição do Startup Day, evento nacional idealizado pelo Sebrae Startups, no último sábado (22). Pela segunda vez realizado em Presidente Prudente, o encontro reuniu especialistas, empreendedores e estudantes para debater tendências, desafios e oportunidades no universo das startups.
Com a colaboração da Prefeitura e do Oeste Valley, o evento se consolidou como um espaço essencial para a troca de conhecimentos e o fortalecimento do ecossistema inovador na região.
A programação contou com palestras ministradas por profissionais renomados, abordando desde soluções inovadoras na área da saúde até aspectos jurídicos para investimentos em startups. Entre os presentes esteve o secretário de Tecnologia da Informação e professor da Unoeste, Helton Molina Sapia
O médico cardiologista e ex-aluno da Unoeste, Dr. José dos Reis Gomes Neto, trouxe insights sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da saúde, compartilhando sua experiência à frente da startup MEDVAR.
Já o advogado Dr. Guilherme Prado Bohac de Haro discutiu os desafios e oportunidades legais para startups que buscam investidores. Fechando a programação, a professora doutora Janaina Mantovan apresentou cases sobre a transformação de resíduos agroindustriais em inovação, reforçando o papel da pesquisa aplicada no empreendedorismo.
Responsável pela apresentação, mediação e integrante da equipe de organização do evento, junto aos parceiros, a professora Fernanda Bagli, gerente da Intepp e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo (Nemp) da Unoeste, destaca que a universidade desempenha um papel estratégico na promoção da cultura empreendedora.
“Temos investido em ações que fomentam o empreendedorismo no ambiente acadêmico, desde a graduação até a pós-graduação, conectando teoria e prática por meio de hackathons, mentorias e programas voltados à transformação de pesquisas em negócios de impacto”, destacou.
O Startup Day também reforçou o compromisso da Unoeste com o desenvolvimento regional, ao promover interações entre academia, mercado e sociedade. “O empreendedorismo transforma realidades – ele gera impacto, movimenta a economia e impulsiona o desenvolvimento social. Participar de um evento como esse nos permite estreitar laços com diferentes setores e fortalecer ainda mais esse ecossistema”, afirmou Fernanda.
A Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) tem sido peça-chave nesse processo, apoiando projetos inovadores e a estruturação de startups acadêmicas. A docente ainda ressaltou que o evento não apenas inspira os participantes, mas também oferece ferramentas práticas para que possam desenvolver suas próprias iniciativas.
“Estar presente em um evento como o Startup Day é fundamental para estimular a cultura empreendedora, conectar soluções a oportunidades reais de mercado e contribuir para o surgimento de novas iniciativas. É assim que construímos um ecossistema cada vez mais forte no oeste paulista”, pontuou Fernanda.