Projeto no Pontal é mostrado em evento da educação superior
Seminário da Capes promove acompanhamento do seu programa sobre o fortalecimento da extensão no âmbito da pós-graduação
![Projeto no Pontal é mostrado em evento da educação superior](http://www.unoeste.br/site/destaques/images/18511g.jpg)
Projeto desenvolvido na Unoeste e que atende demandas sociais da região do Pontal do Paranapanema é apresentado no Seminário de Acompanhamento do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (ProextPG).
A realização é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério a Educação, e acontece no campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em Poços de Caldas, no sudoeste de Minas Gerais.
Iniciado ontem, o evento termina nesta quinta-feira (13). O projeto da Unoeste é o Universidade e Sociedade juntas pelo bem estar social, cidadania e vida em atendimento aos objetivos do desenvolvimento sustentável no Pontal do Paranapanema/SP.
A apresentação foi feita na quarta-feira (12) pela coordenadora do projeto professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. Estão inseridos em diferentes ações no Pontal pesquisadores, professores e alunos de cinco programas de pós-graduação.
Programas de pós
São os programas de Agronomia, Ciência Animal, Ciências da Saúde, Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; com ofertas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com pesquisas e extensão que atendem demandas do Pontal.
As ações contemplam diferentes áreas do conhecimento científico, humanístico, tecnológico e cultural. São realizadas em caráter multi e interdisciplinares, especialmente considerando os últimos cinco anos.
A articulação da extensão, pesquisa e ensino é voltada para atender demandas sociais, com as realizações de ações formativas na educação; promoção da qualidade de vida em ações de saúde; e aplicação de novas tecnologias em pequenas e médias propriedades.
Ações apresentadas
A Dra. Danielle mostrou as ações realizadas, metas propostas e resultados alcançados. Dentre as quais as do Programa Educa Pontal em parceria com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, com workshops e formações para professores.
A Chamada Ecológica/Dia da Árvore, em parceria com a Polícia Ambiental, em 2024 recebeu no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente, alunos de oito escolas públicas de municípios do Pontal.
Para refugiados da Venezuela, Cuba, Haiti e Colômbia – atendidos pelo projeto Semear da 2ª Igreja Nova Jerusalém em Presidente Prudente – é ofertado curso de língua portuguesa básica.
Hortas escolares foram implantadas em escola estadual de Estrela do Norte e em escolas da rede municipal de Prudente. Projeto de agricultura sustentável tem atendido famílias em assentamentos da reforma agrária e outras pequenas propriedades.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste