CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Parceria da Unoeste é reconhecida em 15 anos do Cidadescola


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Parceria da Unoeste é reconhecida em 15 anos do Cidadescola
Pró-reitor Dr. Adilson Guelfi entres os professores Danielle e Josué

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promove o evento “Memórias e caminhos construídos: programa Cidadescola”, em homenagem aos parceiros da educação integral e integrada em Presidente Prudente; dentre os quais a Unoeste.

Realização que ocorreu na noite de sexta-feira (10) no auditório da Fundação Inova Prudente, com as presenças de gestores públicos e escolares, dos homenageados e alunos que fizeram apresentações circenses.

Festividade que faz parte das comemorações dos 15 anos do programa, implantado em 17 de agosto de 2010 com a proposta de ofertar aulas e projetos socioeducativos complementares no contra turno do ensino fundamental. Hoje, atende 2,2 mil alunos.

Projetos dentro e fora do ambiente escolar, para integrar as crianças em diferentes espaços, entre os quais o da universidade e no sentido de que “a cidade é a escola”, conforme a idealizadora do programa, professora mestre Ondina Barbosa Gerbasi.

Projeto de governo 

Na época foi feito um projeto de governo (que envolve todas as secretarias municipais), implantado por meio de decreto para que não corresse o risco de sofrer descontinuidade com as mudanças de prefeitos e gestores da educação.

Dentre as mais de 60 escolas da Rede Municipal de Ensino, pouco mais de 50% estão inseridas no Cidadescola, que são as que oferecem o 1º do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano. As demais escolas são de ensino infantil. 

Quando da implantação do ensino integral nesse modelo integrado, o prefeito era o mesmo que é atualmente: o engenheiro civil ex-aluno da Unoeste, Milton Carlos de Mello ´Tupã`; também homenageado nas comemorações de 15 anos.

A secretária da educação era a professora Ondina e seu braço na gestão do Cidaescola era a professora Isabel Cristina Arcanjo Riqueti, ambas homenageadas nos 15 anos, juntamente com Patrícia Motta que documentou as realizações com textos e fotos.

Foto: Homéro Ferreira Apresentação circense por alunos do Programa Cidadescola
Apresentação circense por alunos do Programa Cidadescola

Setores privado e público 

A maioria das homenagens foi para a iniciativa privada, sendo que no setor público também foi homenageada a Câmara Municipal, representada pelo vereador Edgar Caldeira, 1º secretário da mesa diretora.

A atual secretária é a pedagoga Karina Gomes que fez as entregas dos troféus, juntamente com sua equipe de gestão e de apoio. Em nome da Unoeste, o recebimento foi pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

O pró-reitor esteve acompanhado da professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos que coordenada os cursos de Pedagogia presencial e EAD e atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

Também como acompanhante esteve o professor e artista plástico Josué Pantaleão que conduz várias atividades pelo projeto “Brinquedoteca: espaço de ludicidade, criatividade e aprendizagem” e pelo programa Unoeste + Cultura.

Ações frequentes e pontuais 

O projeto vinculado à Pedagogia é o mais frequente na atualidade, com atividades todas as quintas-feiras à tarde. Mas, existem outras ações pontuais como as do Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore e Mutirão do Lixo Eletrônico.

A histórica contribuição da Unoeste com o Cidadescola tem passado por diferentes áreas do conhecimento, com o envolvimento de coordenadores, professores e alunos dos mais diferentes cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EAD.

O Dr. Adilson classifica a parceria de 15 anos como duradoura e diz que a noite “Memórias e caminhos construídos: programa Cidadescola” mostrou os excelentes resultados alcançados.

Ainda conforme o pró-reitor, a Prefeitura e Seduc engajadas com o ensino superior representa um ganho para a cidade. Na Unoeste, são vários braços abraçando o Cidadescola.

Conforme a coordenadora geral de ações extensivas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, professora Cidinha Martines, um dos braços é o programa Anjos da Unoeste, idealizado pelo médico Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.

Tem também os braços do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU), pelo qual responde o Dr. Tchiago Inague; e do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), pelo qual responde a Dra. Danielle.

Mapa das Experiências 

Em recente edital de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), a Seduc inscreveu o Cidaescola.

Entre 739 programas e projetos de 25 estados e 714 municípios (incluindo 15 capitais), o programa de Prudente obteve classificação em quatro categorias; avaliadas presencialmente por uma equipe do MEC.

Na avaliação, a Unoeste foi escolhida entre os parceiros para participar de reunião na Prefeitura. O Cidadescola deverá integrar o “Mapa de Experiências”: plataforma que reúne boas práticas aplicadas em escolas públicas de ensino integral em todo o Brasil.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem