Saúde visual na rede pública atende 30 mil alunos em 15 anos
São 2.545 que passaram a usar óculos e melhoraram condições de aprendizado e outros que 500 receberam tratamento
O projeto Saúde Visual do Escolar ao fechar o balanço de 2024 revela dados significativos. No acumulado de 15 anos foram aplicados 30.858 testes de acuidade, realizadas 5.588 consultas de 2.545 alunos passaram a usar óculos: 8,2%.
Outros 500, o que equivale a 1,6%, precisaram fazer exame de topografia ocular, para acompanhamento e diagnóstico de doenças da córnea, tais como ceratocone, degenerações, distrofia e erros refrativos, que são astigmatismo e miopia.
Depoimentos de diretores e professores são de que os alunos com uso de óculos melhoraram significativamente a qualidade de aprendizado, pelo fato de enxergarem melhor os conteúdos dos livros e expostos na lousa.
Parcerias
A iniciativa do Lions Clube Centenário tem como parceiros o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa, e a Unoeste por meio da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
O atendimento é prestado aos alunos ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental, em 27 escolas estaduais em Prudente, sendo 23 urbanas e as quatro dos distritos de Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis.
Em 2024, o 15º ano do projeto, 2.371 alunos fizeram testes de acuidade visual, aplicados por estudantes de Medicina, orientados e acompanhados por professores, juntamente com a equipe técnica do banco de olhos e representantes do Lions.
Dinâmica
Os atendimentos ocorrem nas escolas. Alunos que apresentam alguma dificuldade em enxergar são encaminhados para consultas realizadas no banco de olhos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 439 consultas em 2024.
Dentre os consultados, 284 passaram a usar óculos e 252 encaminhados para exames de topografia. Atuaram nas consultas os médicos Dr. Edson Fudo, Dr. Gabriel Couto Senra, Dr. Lenine Botigelli e Dr. Felipe Emanuel Rosa Ozio.
O presidente do banco de olhos Irineu Sesti Filho acompanha de perto, juntamente com outros diretores, equipe técnica liderada pela assistente social Fátima Rota e membros do Lions Clube Centenário.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste