Pedagogia oferece chance de bolsas de iniciação à docência
Alunos dos cursos presencial e a distância podem até fazer o curso completo contando com o benefício do governo federal
O ensino de excelência ofertado pela Unoeste é mais uma vez contemplado com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), pelo qual o Ministério da Educação estimula a formação de professores em nível superior.
Voltado para aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica, o programa destina 54 bolsas para alunos dos cursos de Pedagogia presencial e Pedagogia EAD polo de Presidente Prudente.
O edital sobre a seleção de bolsistas, publicado pela Unoeste, envolve a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) que oferta mestrado e doutorado pelo Programa de Educação.
Também envolve a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) e o Núcleo de Educação a Distância (Nead), pelos quais são ofertados os cursos de Pedagogia.
Bolsa de R$ 700
A coordenadora dos cursos e vice-coordenadora do programa, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos anuncia 54 bolsas de R$ 700 cada e por 24 meses, prorrogável pelo mesmo período, dando oportunidade de fazer o curso completo como bolsista.
A concessão da bolsa não impede o aluno de ter vínculo empregatício, desde que se dedique as atividades do programa conforme cronograma a ser definido para atuações em escolas de Presidente Prudente e do Pontal do Paranapanema.
“A participação para alunos de Pedagogia presencial e EAD é uma oportunidade ímpar de articular a sua formação com a realidade e melhoria da qualidade da educação básica”, afirma a coordenadora.
A atuação dos alunos bolsistas em escolas resulta de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) e com a Diretoria de Ensino – Regional de Mirante do Paranapanema.
Mercado de trabalho
Conforme a Dra. Danielle, o Pibid é uma oportunidade de emprego após a formação como professor, a partir desse vínculo criado durante o curso com as escolas de educação básica.
Isso já ocorreu em outros editais, com vários egressos bolsistas sendo imediatamente contratados, através de processo seletivo, após o vínculo escolar como universitário. Posteriormente, passaram em concurso.
Outro fator relevante apontado pela coordenadora é o de estar imerso no cotidiano da educação básica, atuando nas escolas, vinculando vivências na prática com os conteúdos de sua formação acadêmica.
Serviço
As inscrições podem ser feitas no site da universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste