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Abertura do Enped sinaliza ano letivo com inovação e ousadia

Coordenadores fazem apresentação, diretor e pró-reitores estimulam e palestrante fala de gerações, tecnologias e atuação docente


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Foto: Ector Gervasoni Abertura do Enped sinaliza ano letivo com inovação e ousadia
Sidnei Oliveira utilizou o jogo pega varetas para exemplificar comportamentos para a vida

Em sua 17ª edição, o Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste (Enped 2025) sinaliza na abertura para um ano letivo com inovação e ousadia. A programação começou na noite de segunda-feira (27) e irá até a próxima terça-feira (4).

A cerimônia ocorreu no Teatro Cesar Cava, no campus 1 de Presidente Prudente, com transmissão ao vivo para os campi de Jaú e Guarujá. Os três campi com presenças expressivas. Os polos de educação a distância, EAD Unoeste, também acompanharam.

A principal atração da noite foi a conferência “Quem ensina, aprende – Educação para o século 21”, com o escritor e consultor de carreira Sidnei Oliveira, expert em desenvolvimento pessoal e profissional.

Surpresa e ousadia 

Feita a fala inicial do evento, foi chamado ao teclado e ficou do lado de fora da cortina fechada o professor Everton Tomiazi. Em meio ao público emergiu coordenadores, em sua maioria, junto com alguns professores e funcionários.

As cortinas foram abertas e seguiram ao palco cantando e dançando. O hino dos 50 anos da Unoeste foi contagiante, com o refrão: “Vem para a Unoeste: vem, vem, vem. Educação: tem, tem, tem. Vem transformar: vem, vem, vem. Vente com a gente, vem”.

A ousadia entrou no túnel do tempo e chegou à tecnologia das discotecas de 1978, com a música tema da novela Dancin´Days: “Abra suas Asas”, sucesso de As Frenéticas. O publico levantou, cantou e dançou.

Saudação e apelo

O Hino Nacional também foi ao vivo e todos cantaram. Na sequência, o diretor geral da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, em mensagem por vídeo saudou os professores como agentes de transformação da sociedade, com o apelo para fazerem diferença na vida dos alunos.

Em nome da reitora, Ana Cristina de Oliveira Lima, o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste classificou a abertura do Enped como momento muito especial, elaborado no modelo Unoeste de todos fazerem tudo, juntos.

Para o Dr. Creste a surpresa foi agradável e apropriada ao sair da caixinha, o que é importante na educação. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi destacou as apresentações musicais como energia positiva e motivadora.

Desafios e elogios 

O Dr. Adilson citou o ambiente dinâmico do ensino superior, para dizer que desafios virão, mas que serão superados, juntos. Os pró-reitores elogiaram os organizadores do Enped que apresenta expressiva contribuição para a atuação docente.

A organização envolve o Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep), as Faculdades com seus cursos de graduação, Núcleos de Formação e Desenvolvimento Docente; com apoio do Programa Unoeste + Cultura.

Na conferência de 1 hora e 20 minutos de duração, Sidnei Oliveira abriu perguntando quem tinha até 30 anos de idade, para dizer que estavam presentes e que os com mais de 30 também estavam presentes. Foi no sentido de que as diferentes gerações coexistem.

Foto: Ector Gervasoni Realização da conferência no Teatro César Cava que recebeu professores e coordenadores de Prudente
Realização da conferência no Teatro César Cava que recebeu professores e coordenadores de Prudente

Maneira de aprender 

Com fala permeada pelo bom humor, disse logo no início que ninguém ensina ninguém, que as pessoas aprendem quando têm interesse. Mas, hoje não se aprende da maneira como era antes, se referindo há 30 e há 60 anos.

Conforme pontuou: mudou o aprendizado, mas os seres humanos continuam sendo iguais. Citou os aprendizados mnemônico, com técnicas para memorização; processual, que envolve a prática; e tácito, por referência de ver outros fazendo.

Com inferência de informações do ChatGPT, apresentou percentuais sobre a eficiência dos três principais tipos de inteligência artificial: Inteligência Artificial Limitada (ANI), Inteligência Artificial Geral (AGI) e Superinteligência Artificial (ASI).

Idades e valores 

Nessa ordem, sobre o aprendizado tácito o percentual salta do zero para chegar a 100%. Nos aprendizados mnemônico e processual os índices são altos e crescentes, também para chegar a 100%.

Falou do aumento da expectativa de vida e das alterações por faixas etárias divididas em três fases. A 1ª fase, antes até os 20 anos e agora 25 não tem capacidade de gerar valor (estuda), e a 2ª fase, antes até 40 e gora 50, gera valor (trabalha).

A 3ª fase, antes após os 60 e agora 75, usufruí do valor (aposentadoria). Mudaram as tecnologias e mudaram as escalas de valores por faixas etárias, de tal forma que os processos de ensino e de aprendizagem, necessariamente, precisam ser modificados.

Foco na prática 

O educador deve focar muito na prática, em experimentos e com o conceito de que aprendeu, faça. Ensinar a assumir compromisso: combinou, resolve. E mais: ao invés de focar em sonho, focar em realização.

Exemplificado pelo jogo pega varetas (palitos), o caminho do aprendizado passa por visões sistêmica e analítica; estratégia, paciência, precisão, respeito às regras, competividade, relação interpessoal, renúncia, priorização, frustação e resiliência.

Sobre o experimentar, Sidnei Oliveira chamou a atenção para o valor das experiências de apreender com os erros como degraus para o sucesso; de fazer da falha a capacidade para adquirir força e sabedoria, como fundamentos para a vida. 

Melhores erros 

Ao final da conferência e dos calorosos aplausos, o cerimonialista Iury Greghi anunciou tempo para perguntas e teve prêmio para quem perguntou primeiro: o livro “Como Aprender com os Melhores Erros da Sua Vida”, de autoria do conferencista. 

Livro que pode ser encontrado em diferentes lojas virtuais, assim como outras produções do mesmo autor que há 20 anos atua como consultor com foco em gerações, jovens potenciais e mentoria; fundador do Instituto Mentoria.

A cerimônia de abertura foi finalizada com a apresentação do “Protocolo de Atendimento Humanizado para Pessoas com Crises de Ansiedade, Ideação ou Tentativa de Suicídio”. 

Síntese e setores

São normas e procedimentos elaborados pelo Comitê de Crise, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp). 

A apresentação foi feita pelo engenheiro Paulo Teixeira, coordenador do Sesmt, que fez uma síntese e anunciou que o protocolo será trabalhado em vários setores da Unoeste, especialmente com os professores, coordenadores de cursos e diretores das faculdades. 

Em área externa, ao redor do teatro de arena, foi servido coquetel preparado pelo curso de Gastronomia. Teve coquetel também em Jaú e Guarujá. O Enped segue com ampla programação em Prudente, Jaú e Guarujá; em três períodos: manhã, tarde e noite.

Dê play no vídeo abaixo e assista imagens da noite de abertura do 17º Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste (Enped 2025).

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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