Be Active é objeto de estudo em mestrado na área da educação
Pesquisa contribui com a plataforma de metodologias ativas na produção de relatórios consolidados para tomada de decisões
Projeto de iniciativa da Unoeste como parte do comprometimento em oferecer ensino de qualidade, a plataforma de metodologias ativas Be Active recebe importante contribuição em estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação, com dissertação submetida à defesa pública na manhã desta quinta-feira (8). A pesquisa oferece caminhos à produção de relatórios consolidados para auxiliar o professor na tomada de decisão no que se refere às interações entre os alunos e o tempo de realização de atividades e testes, conforme anuncia o professor orientador Dr. Sidinei de Oliveira Souza.
O estudo foi desenvolvido por Vinícius Fagundes Vargas, professor de carreira no ensino técnico estadual na Escola Técnica (Etec) Professor Adolpho Arruda Mello e que acaba de ingressar no corpo docente da Business School Unoeste (BSU). Formado em Sistemas de Informação, com especializações em administração e docência no ensino superior, agora está aprovado para receber o título de mestre em Educação. A sua pesquisa foi realizada com taxa (auxílio financeiro) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.
A banca de avaliação foi composta pelo Dr. Sidinei, na condição de orientador, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, como membro interno do programa, e como membro externo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, o Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Todos os três são professores na universidade e estão envolvidos na criação e permanente ajuste e ampliação dos recursos da Be Active, desde 2019. A dissertação de Vinícius tem o seguinte título: “Utilização de Business Intelligence (BI) na exploração de dados coletados no módulo Peer-Instruction da plataforma Be Active”.
Elogios ao estudo
O Business Intelligence, que na tradução para português é inteligência de negócios, compreende os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, como suporte à gestão. O Peer-Instruction, a instrução pelos pares, é um método de ensino interativo que favorece o uso de novas tecnologias e que tem o aluno mais participativo no processo de aprendizagem. Durante a avaliação, o estudo foi elogiado e recebeu apontamentos de contribuição à produção de artigo científico. O Dr. Adilson elogiou o orientando e o orientador. A Dra. Danielle disse que a pesquisa teve coerência do começo ao fim.
O Dr. Sidinei enalteceu a seriedade na pesquisa e as qualidades de Vinicius em seu desempenho acadêmico, o que reflete em ser um profissional muito bom. Na troca de elogios, Vinícius disse que o Dr. Sidnei é um espelho para a sua vida. Conforme o Dr. Adilson, a Be Active é um grande projeto com o DNA da qualidade de ensino da Unoeste. Plataforma que facilita a aplicação de metodologias, ajudando o professor a potencializar a qualidade de ensino e que inclui entre as ferramentas a Inteligência Artificial (IA). A Be Active, possivelmente, seja a única plataforma com múltiplas funcionalidades em metodologias ativas, ao juntar várias ferramentas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste