CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conceito máximo do curso de Medicina recebe aplauso oficial

Câmara Municipal formaliza propositura sobre a nota de excelência obtida em reconhecimento pelo Ministério da Educação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Bruna Catto Conceito máximo do curso de Medicina recebe aplauso oficial
Sessão da Câmara: vereador Fernando Barbieri na tribuna para a homenagem

Com exposição de motivos bem escrita e articulada na relação de causa e efeito, por unanimidade a Câmara Municipal de Jaú promove aplauso oficial à Faculdade de Medicina do campus da Unoeste. Iniciativa decorrente pela obtenção da nota 5 em avaliação de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, obteve a nota máxima. O que atesta o conceito de excelência da formação de profissionais médicos e dos serviços prestados à comunidade, conforme é ratificado na Moção de Congratulações e Aplausos de autoria do vereador José Fernando Barbieri, professor universitário nas áreas de gestão empresarial e direito. 

Para o autor da homenagem, a avaliação com rigorosos critérios é um processo fundamental para garantir a qualidade na formação de futuros médicos e a segurança dos pacientes que serão atendidos por esses profissionais. É também um feito importantíssimo que tem o caráter de conquista e que chancela todo um trabalho em equipe que oferece excelência de ensino aos alunos, desde a primeira turma que teve a sua formatura no final do mês passado. Cita que a avaliação considera a organização didático-pedagógica, o corpo docente tutorial e a infraestrutura da universidade.

Cidade de Jaú 

O vereador diz no documento, o que reafirmou em sua fala na tribuna, que a Unoeste tem perfeita aptidão e comprometimento com o conhecimento técnico-científico para ofertar médicos ao Brasil e outras regiões do mundo. O entendimento de Fernando Barbieri é de que o conceito máximo não é só da Unoeste, mas de toda a cidade de Jaú que recebeu muito bem a instituição. “A cidade contribui para essa nota por oferecer cenários de prática aos alunos estão desde o primeiro termo, seja no Hospital Amaral de Carvalho, no Hospital Perlatti ou na Santa Casa”, pontua.

Ao falar sobre avaliação criteriosa do MEC, comenta que todo curso de graduação no Brasil é ligado ao sistema federal de ensino e passa por uma legislação que se denomina Atos Regulatórios. “A Unoeste é uma universidade, então tem autonomia e pode lançar cursos a sua escolha sem solicitar ao Ministério, com exceção de alguns como Direito, Odontologia, Psicologia, Medicina e Enfermagem. Os demais podem ser ofertados por escolha da instituição. No curso de Medicina da Unoeste o processo se deu pelo Programa Mais Médicos”, diz.

Trabalho conjunto

No documento formulado para apreciação e votação dos vereadores, sobre essa condição processual diz ainda que com a autorização para oferta do curso e após mais de 50% da carga horária cumprida, a universidade solicitou ao órgão federal a visita de reconhecimento. “A avaliação analisou toda a estrutura do curso, desde sua instalação em 2018. A nota 5 é uma conquista difícil de ser alcançada, visto que o limite de pontuação é muito pequeno e só se consegue com uma dedicação muito grande e com trabalho conjunto muito forte; de time integrado”, afirma.

A homenagem enaltece a Reitoria, pró-reitores, gestores e comunidade acadêmica formada por professores, profissionais técnico-administrativos e alunos. Na sessão da Câmara que tratou do assunto, na segunda-feira (29), estiveram presentes e agradeceram a homenagem a coordenadora administrativa do campus da Unoeste em Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso; o coordenador do curso de Medicina Dr. José de Oliveira Costa Filho; a responsável pelos Recursos Humanos, Alessandra Albacetti Freitas, e o responsável pela Pós-graduação, Douglas Silva. 

Grande parceira

Em nome da Reitoria, o pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste agradece ao vereador Fernando Barbieri pela iniciativa e a todos os vereadores pela aprovação da Moção de Congratulações e Aplausos, dizendo que Jaú foi e continua sendo muito receptiva à Unoeste, através dos legisladores, gestores públicos, sociedade civil organizada e toda a população. O que acontece também em relação à região de Jaú. Comenta que no processo de expansão fora de sua sede em Presidente Prudente, a Unoeste levou para Jaú e Guarujá o que tem de melhor em formação médica.

Outros cursos já são sendo disponibilizados e gradativamente o leque de oferta vai sendo ampliado. No caso do curso de Medicina, a primeira turma já tem médicos empregados. O Dr. Creste reafirma que a Unoeste se coloca como grande parceira de Jaú e municípios da região, cumprindo o seu papel social e contribuindo para o desenvolvimento. “Chegamos em Jaú respeitando o espaço dos outros e ajudamos a transformar a cidade e região para melhor”, afirma com base em dados e depoimentos de lideranças locais, incluindo gestores públicos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem